Guernica, Nova York, Madrid, Londres...

Guernica, de Pablo Picasso

Então, foi a besta nazi a semear a morte, o pânico e o sofrimento.

Agora, é o fascismo islâmico a prosseguir uma orgia de terror.

A liberdade e a democracia são os alvos predilectos dos fanáticos.

Carlos Esperança

Comentários

Anónimo disse…
Dresden, Berlim, Hiroxima, Nagasaki, cidades mártires dos gémeos desavindos, capitalismo e marxismo.

FP25, ETA, Brigadas Vermelhas, Baader Meinhof, etc, paradigmas da Democracia do Carlos Esperança.
Anónimo disse…
E lembra-se, também, que o primeiro exemplo do bombardeio do terror contra uma população civil não era Guernica. Foi o bombardeio britânico de Iraq nos 1920's.

Os Ingleses tinham prometido a independência aos iraqis após a primeira guerra de mundo (do império do ottoman), mas em 1920 os Ingleses quebraram traiçoeira essa promessa e impuseram uma ditadura no Iraq. Os iraqis começaram uma rebelião e derrotaram os Ingleses na terra, portanto os Ingleses decidiram atacar vilas iraqi do ar. O "terror bombing" dos britanicos foi brutal e matou dez dos milhares de homens, de mulheres e de crianças civis iraqi. Apesar deste, os iraqis (especial os kurds) continuaram a rebelião e derrotaram eventualmente os Ingleses, expelindo os Ingleses de Iraq.

Muitos líderes britânicos famosos como Winston Churchill, governador britânico de Iraq, e Arthur "bombardeiro" Harris (o idiota que bombardeou Dresden no 1945), eram os pessoas que sugeriram principalmente a estratégia britânica do bombardeio em Iraq. Suas políticas resultaram em parte no disastre atual em Iraq.
Anónimo disse…
Se andar para trás e para a frente na história do mundo, vai encontrar muitos casos de terror de origem militar. Não é novo, nem deixa grande rasto no tempo. A diferença de Guernica foi o Picasso. Que não estava lá. Se estivesse, o que se não tinha perdido.
Anónimo disse…
Arthur Harris, Omar Nelson Bradley
Anónimo disse…
Turbias Brigadas Rojas

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides