Sondagens

A guerra das sondagens atravessou a semana noticiosa.
Se durante o fim de semana as sondagens se preocuparam em anunciar a queda de intenções de voto no PS ( o que parece novidade para quem está no poder, e ainda por cima decide - não era já assim no tempo de Cavaco Silva?) os órgãos de comunicação locais também fizeram manchete com sondagens de política local.
Quero, em primeiro lugar, dizer que se as sondagens valessem, então não valia a pena votar. Olhem, até dava menos trabalho. No dia 9 de Outubro telefonavam-me para casa e perguntavam-me se eu desejava exercer o direito de voto, e se sim, em quem queria votar. Era muito mais cómodo.
Mas como sondagens são sondagens (nem La Palisse diria melhor) e a prová-lo as últimas eleições autárquicas em que, por exemplo, Fernando Gomes no Porto foi unanimemente "eleito" (pelas empresas de sondagens) mas afinal quem governou foi Rui Rio, podemos dizer que até dia 9 de Outubro muita água do nosso Mondego passará debaixo da Ponte Europa.
Todavia, quero também dizer que é impossível (melhor, não acredito) nos resultados das sondagens dos nossos jornais locais, as quais são contraditórias em si mesmas. A ver:
Se eu, ilustre desconhecido da maioria dos (estóicos) leitores destas linhas, fosse candidato à Câmara de Coimbra pelo PS, teria desde já assegurados 30% dos votos. E se fosse candidato pelo PSD também!! É assim; são as "regras" da política. Cada partido tem uma base estável e segura de votantes, independentemente do candidato. Ora, é impossível que Víctor Baptista valha menos do que o próprio partido.
Admitindo que tem pessoas que votarão contra ele (mas que desconhecem ainda a composição do resto das listas, onde poderão situar-se outros candidatos a merecer a sua confiança), dizia, admitindo que tem "anti corpos", estes engrossarão, pelo menos por enquanto, a lista dos indecisos e não a dos votantes do PSD (até porque se desconhece ainda o candidato do BE).
Por outro lado, temos que assumir que idêntico fenómeno se passa nos outros partidos (se não em relação a Carlos Encarnação, pelo menos em relação ao seu número 2, Pina Prata, todos sabemos que também tem muitos "amigos")
Logo, não pode o candidato do PS "valer" 15 ou 16% das intenções de voto, até porque, para muitos dos eleitores, ainda é desconhecido que o candidato do PS é Victor Baptista, logo, não podem votar contra ele.
Também não vou dizer que a sondagem divulgada pelo candidato do PS em conferência de imprensa é melhor do que as outras só porque é a do PS. Não. Mas de todas é a que merece maior credibilidade porque, precisamente, aceita que está muito em aberto e até às "vindimas" (ou lavar dos cestos, se preferirem) ainda a fruta tem de amadurecer.
Acresce, é preciso dizê-lo com frontalidade, que todos sabemos que a imprensa local não é isenta. Um dos Diários parece mesmo o "Povo Livre" da região centro, com o ridiculo de assistirmos a edições com 3 e 4 fotografias de Carlos Encarnação (lembram-se, os leitores, da recente edição na praia, com as criancinhas e o filho ao lado...). Com comunicação social assim, é sempre de desconfiar!!
Uma última palavra para uma análise mais detalhada à sondagem do Diário de Coimbra: quando questionados sobre a "acção mais positiva da Câmara nos últimos 3 anos", os inquiridos realçaram "O Parque Verde, infra estruturas rodoviárias, a Ponte Europa, o Estádio, os centros comerciais, o projecto Pólis, ..." por esta ordem, os mais importantes. Ora, com excepção dos centros comerciais, todas as outras acções são de iniciativa de Manuel Machado, e algumas (como o Pólis e até a Ponte Europa) financiadas pela Administração Central. É pra ver como as pessoas votam...!!!
Pois é, meus amigos, sondagens são sondagens, e para aqueles que vão agora comentar este post de "barriga cheia" digo: cuidado! não confiar com o ovo no cú da galinha!
Faltam precisamente 3 meses...

Comentários

Anónimo disse…
Caro colega do Blogue Ponte Europa:

Bem-vindo ao convívio dos leitores e ao encontro dos adversários do PS que aqui vêm em busca do conforto que a gestão de Carlos Encarnação lhes não dá.

Por mim, com o meu voto, facilito o regresso do Dr. Encarnação a Lisboa
Anónimo disse…
lloll ó esperança com esse comentário é que te deixas ficar mal...não digas asneiras...nem tu queres o batista na câmara....
Anónimo disse…
Eu quero o Victor ) ou Vitor)Baptista na câmara...mas de preferência em Câmata ardente...
Não vão os resultados das sondagens estar viciados e para ajudar este rapazola proponho-me realizar um sorteio através do metodo das velhas rifas.
Rifa-se o Vitinho e ficamos todos descansados ,sobretudo os SOCIALISTAS que não gostam de ligações com a pior escumalha do PSD
Anónimo disse…
Quem será este Carlos Esperança ?
O paladino de uma esquerda que até pensa que o Vitor Batista é de esquerda, ou o badameco que em dia de aniversário vai ao Sobral Cid lamber o cu ao Ze Beto?
Anónimo disse…
Quem é que foi ao sobral cid no dia do aniversário?
Anónimo disse…
fianlmente alguém da ponte vem deitar água na fervura...será porque a proceissão voltou ao adro?
Anónimo disse…
Amigo Esperança..( não sei bem esperança em quê ) ... aqui ninguém procuta conforto algum..o amigo é que procura justificações para o apoio ao Batista que a própria razão desconhece.
Ser acrítico é um dos piores defeitos dos partidos dos caciques...sabia???
Anónimo disse…
Aos indefectíveis de Carlos Encarnação:

A dificuldade em apontar méritos ao candidato de que são devotos leva-os a denegrir o adverário e a usar o insulto e a calúnia como armas.

Aqui no Ponte Europa nunca nos refugiámos no anonimato nem insultámos o Dr. Encarnação.

É um presidente fraquinho, mais nada.

Claro que prometeu mais e melhor emprego para Coimbra e é o que se vê.

Criou as Empresas municipais mas, nem por isso, foi agredido no Ponte Europa.

Que se cuide dos correligionários. Nós somos benevolentes.
Anónimo disse…
Méritos do presidente Carlos Encarnação: homem de diálogo (não está de relações cortadas, bem pelo contrário, com a Universidade, por exemplo, COMO ESTAVA MANUEL MACHADO); homem de acção (mesmo acreditando que Manuel Machado andou a projectá-las em 12 anos, Encarnação concretizou-as em 3 anos!!!); homem com peso político nacional (é comentador de jornais e televisões nacionais, desempenha cargos elevados no próprio partido, COISA QUE MACHADO NUNCA FOI NEM BAPTISTA NUNCA SERÁ).
Mas há mais...
(Esperem pela campanha que a malta também tem muito a dizer; para já... deixá-los poisar...)
Anónimo disse…
Ao anónimo da 1:43 AM:

Fica sempre bem ver qualidades desconhecidas nos correligionários.

Escusava de usar o anonimato para dizer bem de um amigo do peito e da missa.
Anónimo disse…
Ao não apoio Encarnação, a quem chamo "arrasta-pés", "Chaves e Castro" e outrs maldades. Votei no PS (legislativas), ou melhor, votei contra o PSD. Agora, lamento, mas vou votar no BE seja qual for o candidato. Isto é, vou votar contra o Encarnação, o Batista (que me parece uma péssima escolha do PS) e até contra o Gouveia CDU (grande companheiro do PSD na Câmara). Isto parece-me lógico. Quando o PS voltar a ter candidatos de jeito (do que duvido, porque em Coimbra foi uma autêntica razia com a elevação de óbvios medíocres ...), então talvez. Mas é triste e não dá Esperança nenhuma !
Anónimo disse…
Wonderful and informative web site. I used information from that site its great. » »

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides