Escândalo autárquico em Lisboa

Enquanto Carmona Rodrigues e a distrital do PSD/Lisboa se encontram em guerra, sem fim à vista, os bastidores das negociatas começam a ser conhecidos.

Ontem, numa pequena aldeia da Beira Alta, comecei a ler o Expresso. Na última página do caderno principal, chamou-me a atenção um pequeno, artigo a três colunas, sob o título «PSD veta Monteiro». Comecei aí a leitura do semanário, tendo ficado a saber:

1 – Houve um acordo entre Carmona Rodrigues (CR) e Manuel Monteiro MM) em que a Nova Democracia (PND) – partido pessoal de Manuel Monteiro –, indicava para a Assembleia Municipal um indefectível apoiante de MM, Jorge Ferreira;

2 – A distrital do PSD/Lisboa, presidida pelo impoluto deputado António Preto, pressionou para que o acordo não fosse avante e – segundo afirma Manuel Monteiro –, «foi feita a sugestão de que fosse substituído por futuras presenças de uma pessoa da Nova Democracia em empresas municipais» (sic).

3 – Já não bastam os acordos políticos (esses, legítimos), avança-se para promessas de emprego em empresas municipais. É uma espécie de carta de condução para o Conselho de Administração de uma empresa que, mesmo deficitária, paga generosamente aos administradores.

4 – A desconfiança com que olho a criação de empresas municipais, já aqui referida a propósito das «Águas de Coimbra», aumentou agora com a despudorada denúncia de que, em Lisboa, o PSD não faz acordos de incidência política, promete empregos bem remunerados como recompensa de apoios partidários.

5 – As empresas municipais podem tornar-se um instrumento de corrupção política e uma forma de pagamento de fidelidades, pouco transparentes e em flagrante contradição com os mais elementares princípios de boa gestão dos bens públicos.

Pobre democracia.

Comentários

Anónimo disse…
Caro amigo,
Coimbra diferente?

- Estadio Sergio Conceição (Obra do Vereador Freitas, ainda nao se percebeu para que serve) Acho que estão a tentar criar lá um microclima para ver se nasce alguma especie nova!
- Um estadio entregue à exploração privada de uma equipa que é um sorvedouro de dinheiro dos cofres do municpio, só nao da dores de cabeça a quem tira o dinheiro de la ao fim do mes e como trampolim para outros negocios...
- 1 parque de campismo (AMORIM) sem sombra e que mais parece feito à medida de Poiares
- Piscinas que fecham porque os cagalhoes teimam em boiar
- Um Pavilhao Multidesportos, que quando lá foi o espectaculo do "Gato-Fedorento" só faltou chamarem de patego ao Pres da CMC por nao ter posto a MERDA DE UM AR CONDICIONADO!!!
- umas rotundas feitas a preço d'ouro (que ja deram cabo de uma jante)
- mais um Forum
- Ponte Europa (nada a ver com o Municipio, PIDDAC)
- Ponte de Ceira (IDEM)
- POLIS e Ponte Pedonal (IDEM)
- Circular Externa (projectada pelo Machado, mas executada pelo Dr. Encarnação... ok! sao mais as moscas a passar la do que os automoveis)
- o Pantufinhas
- os espaços verdes mais ou menos bem tratados (simplesmente nao estavam)
- alguma animação cultural do Pav de Portugal

Obras estruturantes para a Cidade:
- ZERO empresas que criem postos de trabalho
- ZERO empresas transformadoras
- ZERO palacios de congressos
- ZERO electricos rapidos de superficie
- ZERO estaçoes intermodais
- ZERO vias na minha margem esquerda
- ZERO coberturas da baixa
- ZERO reaproximação dos cidadaos com o comercio tradicional
- ZERO aproveitamento do rio
- ZERO etcs...

O que continua:
- Os processos de loteamento e de construção so para alguns
- a burocracia
- o bloco central
- Os combustiveis para construtores civis e funcionarios vindos directamente dos reservatorios da CMC
- as cunhas e favorecimentos
- os negocios das aguas e do saneamento
- as festas de fim de ano
- as festas de fogo de artificio

O que mudou:
- o bigode do dr. Encarnação.

Assim, de repente, em 4 anos a unica coisa que me lembro de ter melhorado é de não ter que ter ido a Lisboa ver os Stones! E de nao me ter chegado à caixa de correio bilhetes para a CIC!

O QUE FAZER:
PELO MENOS INSURGIRMO-NOS CONTRA ESTA POUCA VERGONHA... O POUCO, OU QUASE NADA QUE FOI FEITO, É O MINIMO DOS MINIMOS!!!!! EU VOTO GOUVEIA MONTEIRO... PELO MENOS TENTA FAZER ALGUMA COISA. ESTE DR. ENCARNAçÂO É UM FALA BARATO... UM SÓRISINHOS E NÃO FAZ NENHUM!!!

PS- Quando telefonei para a sede do PSD e do PP a perguntar pelo programa de ha quatro anos disseram que nunca houve! Terá ficado na sede do PPM ou em casa do Pignatélli?? Ou não será a mesma coisa?
E esta hein?!
Anónimo disse…
Sim, Coimbra não é diferente.

O Presidente da Câmara de Coimbra colocou como director de recursos humanos um homem da máquina partidária do PSD para pagar os favores aos
amigos que o ajudaram na campanha. O actual director nem habilitações tem para o cargo que exerce (deveria ser no mínimo licenciado).

O presidente sabe disto e tem inclusivamente um parecer que o obrigava a trocar de imediato este indivíduo. Além de o manter tem-lhe dado cobertura para que este director faça tudo o que pretende, passando por cima do próprio vereador Rebanda que em matéria de RH é quem tem plenos poderes, mas na prática nem é informado do se passa (só vai à CMC assinar a papelada).

Este director aumentou de forma escandalosa o numero de avençados e de estagiários e promete a todos que ficarão na CMC ainda antes das eleições.

Paga horas extraordinárias e sábados a pessoas “próximas” que vão meia dúzia de horas por semana à CMC. Tem garantido para si próprio a orientação de 3 estagiários para poder receber 100 euros mensais por cada um.

Funciona ainda como “agencia de emprego”, pois garante a entrada imediata ao estagiários que lhe pagam antecipadamente algumas centenas de euros (entre 250 a 500)
Anónimo disse…
AS ÁGUAS DE COIMBRA SÃO UM BOM EXEMPLO, PRA ALÉM DOS PSD- CONCELHIOS , TB TEMOS LÁ O NOSSO AVENÇADO RICARDO CASTANHEIRA, QUE HÁ MUITO DEIXOU DE CRITICAR O PINA PITA
COIMBRA NO SEU MELHOR
Anónimo disse…
É uma pena que o anonimato seja a forma escolhida pelos leitores.

Doutro modo publicava os comentários, pela sua pertinência, aparente conhecimento profundo dos factos e saudável contributo para a discussão.

Não me sinto preparado para discutir alguns aspectos da gestão autárquica. Sei do que gosto e do que não gosto como munícipe.

No entanto, tenho pelas Empresas municipais uma desconfiança que me assusta.

Quando vejo Valentim Loureiro a presidir ao Conselho de Administração do Metro do Porto, penso no estado de degradação ética a que se pode chegar.
Mano 69 disse…
«(…)impoluto deputado António Preto,»

Caro Carlos Esperança podia-me informar da decisão do tribunal sobre António Preto? È que me parece que o mesmo ainda não foi a julgamento e assim o apodo com que você o mimoseou terá pecado por excesso. Não será?

«Já não bastam os acordos políticos (esses, legítimos),»

Como por exemplo: o do queijo Limiano!
Anónimo disse…
JÁ AGORA...AQUI VAI MAIS UMA: LICAS ANDA A BATER-SE PARA SER DELEGADO REGIONAL DO FUTURO IPJ/IND
Anónimo disse…
Caro Carlos Esperança,
Acusar alguém com poder equivale a arranjar problemas, daí o anonimato.

As questões levantadas vão com certeza fazer pensar algumas pessoas, os mais cépticos podem sempre ignorá-las, de resto o efeito prático é zero.

Se quiser publicar os comentários como posts, não precisa de nos conhecer, há pessoas bem mais conhecidas que já denunciaram estes e outros casos.

Procure o que escreveu em alguns jornais o Dr. João Silva (assembleia municipal) sobre o caso dos recursos humanos já há algum tempo atrás...e o efeito prático? Zero.

Veja por exemplo o caso da Teresa Violante levantado pelo Rochette (vereador). Só depois de muito falatório é que o presidente a demitiu, no entanto não pediu o dinheiro de volta, ela e o namorado arrecadaram 10 mil contos para fazer um espectáculo que custou pouco mais de 5 mil. Além do mais o presidente sabia quem era o dono da empresa, aliás até se falaram por telefone várias vezes muito antes do escândalo rebentar. Efeito prático? Zero

Como vê, mandar estas bocas no blogs e nos jornais só serve mesmo para nos entretermos. Ninguém vai preso a seguir. Se calhar se não fosse anónimo, quem ia preso era-mos nós.

Quanto às provas, cabe à judiciaria encontra-las. Como tenho visto o CSI ultimamente, posso dar uma sugestão: verifiquem o registo de chamadas do presidente e vejam quantas vezes falou com o dono da bioevent. Vão ao jurídico e peçam o parecer que diz que o director de recursos humanos não pode exercer o cargo. Identifiquem os estagiários e verifiquem as contas bancárias ou as dos pais e lá vão encontrar um levantamentozinho de 300 euros um mês antes de começarem a trabalhar e que eles não se vão lembrar para que é que serviu.
Anónimo disse…
O Licas queria ir na Assembleia Municipal
Anónimo disse…
AVISO A QUEM MANDA NESTA ESPELUNCA: AS PESSOAS QUE SÃO SISTEMATICAMENTE VISADAS AQUI, PRINCIPALMENTE COM COMENTÁRIOS POUCO ABONATÓRIOS QTO AO CLIENTES QUE POSSAM TER NA SUA VIDA PROFISSIONAL PODEM VIR A PROCESSAR O PONTEEUROPA SE ELES NÃO PARAREM.
ALGUÉM JÁ QUIS SABER QUEM É CLIENTE DO REIS MARQUES? E DO VASSALO DE ABREU? E ALGUÉM ALGUMA VEZ QUIS SABER PARA QUEM TRABALHA FAUSTO CORREIA OU BATISTA OU VILAR?
Anónimo disse…
Cool blog, interesting information... Keep it UP » » »
Anónimo disse…
Wonderful and informative web site. I used information from that site its great. Italian tv upskirt the most beautiful milfs Lexmark z600 printer driver

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides