A direita e o ressentimento

A dolorosa e fracassada experiência governativa da direita, durante três anos e dois primeiros-ministros, tornou-a agressiva e ressentida, menos preocupada com os destinos do País do que com a desforra para a qual sabe não ter alternativa.

António Pires de Lima reconheceu em entrevista o que a direita sabe e diz em privado. Referindo-se ao Governo PSD/CDS chefiado por Durão Barroso, afirmou: «nós não estávamos preparados para governar». O que veio depois, pior só o dilúvio.

Esse truísmo banal, tautologicamente demonstrado, não foi interiorizado pela direita que vê a política como um duelo desportivo, com ressentimentos e tiques que são vulgares em doentes do futebol nas manhãs de segunda-feira.

É esse estado de alma, desalentado e pusilânime, que levou os entusiastas da calúnia, especialistas da difamação, a embrenhar-se em ataques cobardes que atingiram a honra de Ferro Rodrigues e quiseram chamuscar a de José Sócrates.

A política faz-se de forma vigorosa, entusiasta e empenhada, mas nunca com mentiras, trafulhice e conspirações. Em democracia a alternância é uma certeza e a pressa pode levar ao poder os piores, nas piores condições, com as piores consequências.

A direita podia e devia reflectir sobre os seus últimos Governos e o estado lastimável a que conduziu o País. Podia e devia fazer uma autocrítica pela deplorável situação em que deixa a cidade de Lisboa.

Em ambos os casos Marques Mendes retirou conclusões, afastando quem num e noutro cargo foi protagonista do descalabro e autor das maiores trapalhadas. Mas ao partido, ansioso por vitórias, não lhe interessa o futuro, só pensa no resultado do próximo jogo.

É com este estado de alma que parte para as eleições autárquicas.

Foi assim que perdeu o último campeonato.

Comentários

Anónimo disse…
Viva a direita. Os unicos tempos em que Portugal cresceu e se desenvolveu a sério foi com o centro-direita (Cavaco Silva). A esquerda sempre deu cabo disto tudo, desde os (des)governos de Mário Soares aos (des)governos e esbanjamentos de Guterres. A saga da destruição contínua com Sócrates. Pelo meio estiveram, por azar, o Dr. Barroso e o Dr. Santana que apanharam com o caos deixado pelo Beiçudo (Guterres).
As vitórias voltarão já no dia 9 de Outubro (Autárquicas)e depois nas Presidenciais de 2006 com Cavaco Silva.
A Esquerda fala, fala, fala....
A Direita, trabalha, trabalha, reforma, reforma, desenvolve, desenvolve.
Anónimo disse…
O período de maior desenvolvimento humano, acompanhado de crescimento económico, corresponde ao primeiro mandato de Guterres.

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides