Manuel Alegre - Candidato


O anúncio da candidatura de Manuel Alegre à Presidência da República é um acto de coragem de quem, não contando com apoios partidários, tem a vontade e determinação de se empenhar em mais um combate cívico.

A força com que resistiu ao fascismo, a coerência de uma vida e o seu apego à liberdade só podem merecer a reverência e admiração dos que, não se revendo na sua candidatura, estimam o político, admiram o intelectual e respeitam o cidadão.

Para Manuel Alegre nem a recolha de assinaturas será fácil. Aliás, nunca foi fácil a vida de quem o exílio foi o preço da sua grandeza moral e da nobreza de carácter.

Não há na candidatura de Manuel Alegre, há pouco anunciada, um combate contra Mário Soares. Há, sim, uma luta comum contra uma direita cujo ressentimento parece aumentar todos os dias e para quem as presidenciais são um pretexto para derrubar o Governo.

Para os socialistas não há nesta dupla candidatura da mesma área qualquer embaraço, embora não seja cómoda para o PS. Na segunda volta estaremos todos unidos para derrotar a direita.

Comentários

Anónimo disse…
Caro Carlos Esperança:

Não se convença disso. Conheço pessoas que, com muita determinação, vão votar em Manuel Alegre mas que nunca votarão em Mário Soares.
O futuro dirá se tenho ou não razão. Falaremos, então.
Pedro Alegrete
Anónimo disse…
Foi a voz de um revolucionario que se ouviu hoje tal como no primeiro congresso do PS ,essa mesma voz deu a vitória a Mario Soares.O tempo parece ter apagado muita da gratidão e etica mas não consegue apagar as vozes que resistem porque são as vozes da liberdade. Hoje ,ao contrário do poema ,foi o dia em que o soldado que diz até amanhã não morrerá porque se criou um amanhã. Hoje foi um dia de esperança,amanhã será um dia de combate...mas tal como sempre será um dia onde começará a liberdade. Obrigado Manel pela tua coragem,obrigado Manel por nos dares um espaço e força para lutar,obrigado Manel por mais uma vez semeares canções no tempo que passa
Anónimo disse…
...estaremos todos unidos para derrotar a direita, a esquerda oligárquica (aquilo que o PS se tornou) e até a esquerda anti-democrática. Como estamos todos fartos dessa doença endémica e parasitária chamada "partidite", muito provavelmente o voto de descontentamento dos cidadãos esclarecidos será em Manuel Alegre.
haverá quem não goste do Homem ( dizem-no arrogante) mas ninguém poderá duvidar da causa pública, da honradez e do republicanismo do Político. Um dos ultimos republicanos, laicos e socialistas que se passeiam por Coimbra desde o desaparecimento do "Velho capitão do povo"
Anónimo disse…
abreijos aeminienses :)
Anónimo disse…
Empolgado com a re-candidatura à Presidência da República por parte do Dr. Mário Soares, Eusébio acaba de anunciar o Regresso à Selecção Nacional.
Anónimo disse…
Ó Esperança, diga lá: vai votar Alegre ou Soares?
(Não se esqueça de que só tem um voto; e só pode votar uma vez)
Anónimo disse…
posted by Jardim da Manga

Manuel Alegre declarou esta noite, em Águeda, que será candidato às próximas eleições presidenciais. Alguns apoiantes de Mário Soares, precipitadamente, e até com alguma dose de hipocrisia, vieram já afirmar que a candidatura de Manuel Alegre favorece o seu candidato, por aumentar as probabilidades de haver uma segunda volta, momento em que (assim confiam) a esquerda se unirá em torno de Soares contra Cavaco.
Não sou dessa opinião. Há muita gente que votará em Alegre, na primeira volta, mas que nunca votará em Soares na segunda, caso esta venha a ter lugar. Além de que a batalha de Alegre será em primeira linha contra Soares e não contra Cavaco, o que agudizará as relações entre os dois ex-amigos. Não se diga que isso já se passou em 1986, com a disputa entre Soares e Zenha. Ao contrário do que aconteceu então, agora é Alegre que entra em posição desfavorável em relação a Soares, pelo que nunca dirá que apoiará Soares na segunda volta. Antes de derrotar Cavaco, Alegre, que quer muito passar à segunda volta, precisa de derrotar Soares. Para o fazer, fará uso do conhecimento pessoal que tem de Soares, que está muito longe de ser uma pessoa coerente e sem mácula. Cavaco só tem a beneficiar com essa situação.
Anónimo disse…
Ora, não me parece, que este conceito de democracia, de Manuel alegre, tenha qualquer tipo de bom senso. Quando voto, quando todos votamos, devemos estar conscientes, que estamos a votar em alguém que nos inspire confiança, alguém de reputação e capacidades pessoais e profissionais inabaláveis. Devemos votar, na pessoa que melhor se nos afigura, como capaz de exercer o cargo para que foi eleito, com coerência, responsabilidade, e dignidade, e sobretudo ser capaz de ser o ponto regulador entre o povo e o governo, afinal, por isso ele é o presidente de “todos os portugueses”.

Apelar ao voto apenas para que o candidato da direita não ganhe, para derrotar a direita, é pois, o motivo mais ridículo, que existe, sobretudo, para quem fala em valores e em democracia. Lançar uma candidatura, não porque se tem algo a dar ao país, porque se tem uma missão que quer partilhar com o povo, mas apenas, porque por questões partidárias pretende fazer com que a direita não ganhe, é um erro crasso. Um erro que felizmente, o povo não deixa passar em claro. in "kultos.com"
Anónimo disse…
Manuel Alegre vai ser de facto o candidato de toda a esquerda em Portugal!

É inegável... e Mário Soares sabe bem que é verdade.
Mano 69 disse…
Carlos Esperança nos seus habituais exercícios de ginástica acrobática a que alias já nos habituou neste berloque.
Uma no cravo e outra na ferradura.
O homem faz-se a si próprio!
Anónimo disse…
reduzir o discurso de Manuel Alegre ao conceito de "de derrotar a direita",ou à pura semântica axiologicamente neutra, é de in"kulto".com.
Ser de direita ou de Esquerda, não é, nem deveria ser o mesmo que que torcer pelo Benfica ou pelo Sporting. Optar por um candidato de Esquerda é optar por um rumo, se quiser, uma perspectiva de vida, uma corrente filosófica e até porque não, uma consciência de classe, que são a antítese da Direita. Em democracia, efectivamente, "derrota-se a Direita" ou a Esquerda, por sufrágio universal.
Para concluir, e em ultima ratio, os cidadãos eleitores podem não saber o que querem, sabendo porém, perfeitamente, aquilo que não querem.
abreijos aeminienses
cãorafeiro disse…
uma pessoa que é capaz de escrever um livro como CÃO COMO NÓS, que glorifica um epagnel breton subversivo que se recusou a acomodar-se ao seu destino de cão de raça, merece o meu apoio de cão rafeiro. não só o meu voto, mas também a minha assinatura...

mas concordo com o perdo alegrete. não tenciono votar em mário soares, decidi recentemente que não é correcto continuar a votar em males menores, dados os efeitos perversos desse tipo de raciocínio.
Anónimo disse…
"Há sempre alguém que resiste / Há sempre alguém que diz não"... ao clã Soares.
Anónimo disse…
"Para concluir, e em ultima ratio, os cidadãos eleitores podem não saber o que querem, sabendo porém, perfeitamente, aquilo que não querem."

Logo, votam sem saber muito bem em em quem, para derrotar quem não querem...parece-lhe lógico? Deverá basear-se uma candidatura neste pressuposto??

Será que vamos ouvir o candidato da direita, presumivelmente o Sr. Cavaco Silva, afirmar:"votem em mim, para derrotar a esquerda"...???

A diferença está no perfil, e nos objectivos do candidato. E não na esquerda ou na direita.
Anónimo disse…
Manuel Alegre fez mal,apesar de admirar o escritor e o político, penso q com esta atitude favoreceu a vitória de Cavaco Silva e dividiu o PS o q me parece um mau serviço ao partido.

Queira-se ou não Mário Soares é e será sempre uma figura quer nacional quer internacionalmente do maior prestigio. O seu passado remoto fala por si!
Anónimo disse…
Mano 69:

A agressividade dos seus últimos comentários denotam uma animosidade que não lhe conhecia mas que certamente passei a merecer-lhe.

É a vida.
Anónimo disse…
Ó Esperança, diga lá: vai votar Alegre ou Soares?
(Não se esqueça de que só tem um voto; e só pode votar uma vez)
Mano 69 disse…
Desagravo (e)pistolar

Ó Carlos Esperança não se amofine que a coisa é só fogo de vista…
A verdade é que você com os seus comentários consegue tirar “as pessoas do sério”, aliás quando eu falo em ginástica acrobática não quero dizer com isso que você não tem coluna vertebral. Ela existe, mas infelizmente está torcida para o seu lado esquerdo.
É só isso (convenhamos é que não é pouco).
Anónimo disse…
O Esperança amofinou-se e o mano69 desagravou-o. Coisas de santinhos de pau carunchoso, dançando o seu eterno bailinho.
Anónimo disse…
Ó Esperança, você ainda não me respondeu: vai votar Alegre ou Soares?
(Não se esqueça de que só tem um voto; e só pode votar uma vez. Para votar triste, e até porque os sais de frutos estão pela hora da morte encavalitados no sr. iva a 21%, mais vale ficar em casa)
Anónimo disse…
Manuel Alegre abriu a janela da nossa democracia e vai deixar entrar ar novo. Não é certo que sejam bons ares, mas diferentes são de certeza.

Força!
Anónimo disse…
Viva a liberdade! Viva a República!
Parabéns Manuel Alegre!
Mano 69 disse…
Para o anónimo das 10:10 AM

Não são santinhos de pau carunchoso porque para isso já existe o CUPRINOL, são é santinhos com os pés de barro! Logo, não podem nem devem dançar “ad eternum”…
Anónimo disse…
Caro mano69:
(À atenção também de Carlos Esperança e de quem se quiser pronunciar)

Confesso que aprecio o seu estilo. Mas deixemos isso para outro dia.
Vamos a ver se concorda comigo, num ponto que gostava de pôr à sua consideração. Não acha que é o Carlos Esperança que faz este blogue arder, com os seus manifestos exageros de linguagem e de estilo? Não será principalmente isso que chama muitos aqui, muitas vezes com más intenções? Com o devido respeito, no que respeita exclusivamente ao estilo, não acha que o Carlos Esperança é para o ponte europa o que o Alberto João Jardim, a Fátima Felgueiras ou o Avelino Ferreira Torres são para os meios de comunicação social de massas? Não acha que são esses exageros, muitos deles inaceitáveis, e não as ideias que ele defende, que lhe trazem tanta notoriedade?
Pedro Alegrete
Anónimo disse…
Caro Pedro Alegrete:

Não tenho que me pronunciar sobre as suas opiniões a meu respeito.

Aprecio a sua presença e estimo os seus comentários.
Mano 69 disse…
Caro Pedro Alegrete

Na substância concordo consigo, já as comparações entre o Carlos Esperança e algumas peças de artilharia (daquelas de carregar pela boca) da nossa praça já pecam por excesso, pois tenho para mim que ele é de esquerda, agnóstico e socialista mas não é troca-tintas!
O extremismo de ideias ou conceitos que Carlos Esperança, a maior parte das vezes, utiliza claro está que lhe trazem dividendos (leia-se notoriedade para o berloque) e “amigos” indesejáveis…
Mas vamos ter fé (abrenúncio) que qualquer dia Carlos Esperança vai ver a luz e mudar radicalmente. O prazo? Penso que será quando as galinhas tiverem dentes.
Por mim cá estarei a tentar ajudá-lo a combater essa síndrome terrível que padece e que dá pelo nome de “Síndrome Fernando Rosas”.

Até à próstata posta
Anónimo disse…
Caro Carlos Esperança:

Quero agradecer-lhe a sua resposta, que me sensibilizou.
Quero dizer-lhe que também o estimo, mesmo não o conhecendo pessoalmente e discordando profundamente de si em muitas coisas. Reconheço em si um interlocutor digno e louvo-o por isso.
No meu texto anterior, não o quis ofender, bem ao contrário. Mas não podia deixar de dizer o que penso. Era a minha obrigação.
Um abraço,
Pedro Alegrete
Anónimo disse…
Caro mano 69:

Quero também agradecer-lhe a sua resposta. Além disso, apreciei o modo certeiro como comentou o que eu disse. Evidentemente, como acabei de dizer ao Carlos Esperança, eu não o quis comparar aos troca-tintas que mencionei. Considero apenas que o Carlos Esperança se expõe demasiado e desnecessariamente ao dizer determinadas coisas, atendendo ao modo como as diz. Sem prejuízo da minha intenção, admito que possa ter sido infeliz, e, por isso, agradeço-lhe a crítica.
Quanto ao essencial, estou plenamente de acordo consigo.

Pedro Alegrete
Anónimo disse…
Não é pelo facto de Mário Soares estar com uma idade avançada, q deixa de ser um homem de grande valor , a escolha de Mário Soares não foi assim tão má. Ele continua com uma óptima craveira intelectual, um óptimo discernimento, ponderado no que diz.
Não é candidato para deixar ninguém ficar mal, muito pelo contrário!
Nesta conformidade não posso concordar com o timming de Manuel Alegre e penso mesmo q assim está aberto o caminho a Cavaco, e isso sim é que é extremamente GRAVE!
Anónimo disse…
-Primeiro faz o desmame do P.S.
-Segundo cria o novo partido, P.R.S.-Partido da renovação socialista; o qual será constituído principalmente por independentes. Por pessoas interessadas em tirar este País da cauda da Europa.
Investimento em energias renováveis.
Abertura de fábricas que construam carros movidos a energia solar, e que os vendam por todo o Mundo, será que não temos cientistas portugueses especialistas nesta àrea?
Exploração da energia eólica.
Abaixo as centrais nucleares, será que não tivemos exemplos de incidentes de sobra? É a mais barata mas o barato sai caro.
Reconhecimento de novas profissões principalmente as relacionadas com as novas tecnologias.
Investimento sério na formação profissional contínua, para jovens, empregados, desempregados, garantia de postos de trabalho após os estágios.
Agora passo a palavra esperando que outros tenham excelentes ideias para um País excelente.
Anónimo disse…
Faça e sinta a sua propaganda como sendo a que o nosso País necessita, seja um embaixador de Portugal em Portugal, pergunte e peça para lhe enviarem ideias, propostas, soluções, etc., e aí, comece a construir o País que precisamos. Não nos enterre mais, como sempre aconteceu, como outros o fizeram. A nossa economia está de rastos, porquê?
Esperemos que as fábricas de qualidade rasca continuem a ganhar muito dinheirinho mas, enviem-no para cá. Pois é, os ratos são os primeiros a abandonar o navio. Portugal pode entrar no caminho certo se investir na qualidade.
A qualidade são os cérebros que existem no nosso país mas, que ou estão lá fora, ou andam abandonados ao sabor do destino...
Anónimo disse…
Where did you find it? Interesting read »

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides