Cavaco à beira da derrota (2)

32 comentários é um bom score. Obrigado leitores!
Deixem-me só reforçar a minha ideia: lembram-se quando se falava que o Cavaco teria uns 60%? Que as eleições estavam decididas?
Bom. O combate é extremamente difícil, mas todos terão de convir que 52% a 10 semanas de eleições não dá uma segurança total de vitória.
Tenho notado muitas resistências à figura de Soares. Compreendo. Eu próprio reflecti durante algumas semanas sobre se deveria apoiar Soares ou Alegre.
Peço só que cada um, em consciência, analise com frieza e com objectividade o perfil, a estatura, os conhecimentos de cada um dos candidatos: Soares, Alegre e Cavaco.
As respostas serão diferentes em função dos nossos critérios. Compreendo. É normal em democracia.
Com Soares eu teria a certeza de que o Governo de Sócrates seria apoiado (e é um bom Governo).
Com Soares eu teria a certeza que se lutaria pelo aprofundamento do Modelo Social Europeu (tão incipiente no nosso país amordaçado por 300 anos de Inquisição e 50 anos de fascismo corporativista).
Com Soares, a "brasileirização" ou "americanização" do sistema económico, social, cultural, de ensino e de saúde não seriam implementados nos próximos anos.
Com Cavaco, cujo mote é a pura "competitividade" tenho muitas dúvidas. Que teria sido o governo de Durão Barroso se Cavaco fosse o Presidente? Não teriam privatizado "a sério" vários hospitais? Favorecido ainda mais a Universidade Católica e aberto mais espaço para as Universidades privadas? Não se lembram do que era o Ensino Superior de 87 até 95?
E ninguém ouve Marques Mendes a dizer em voz alta o que Cavaco cala?: "É preciso repensar as funções do Estado!"
"É preciso repensar as funções do Estado."
"É preciso repensar as funções do Estado."
Pois que as repensem. Eu sei de que lado estou. Estou do lado da Europa Social. Da Europa da verdadeira social-democracia, do paradigma escandinavo, ou mesmo do lado do que de melhor se encontra na Alemanha, na França, na Holanda, na Bélgica, etc.
Leiam o índice de Desenvolvimento Humano das Nações Unidas. Eu quero ter o meu país ao lado dos que estão no pelotão da frente em termos de desenvolvimento humano.
Que fez Cavaco de 85 a 95 para combater o insucesso escolar na Escola? Alimentou a indústria têxtil com trabalho infantil? Para vergonha da nossa Pátria em canais de televisão estrangeiros...
Que fez Cavaco? Permitiu que se abrissem inúmeros cursos sem futuro profissional, inúmeros hospitais reltivamente desaproveitados. Deixou-se apoderar pelo aparelho do "nacional-porreirismo", pelos parolos do PSD, e abriu hospitais, auto-estradas e universidades sem classe pelo país fora.
E fez mais: serviu as grandes famílias do pré-25 Abril. E outras que entretanto se criaram. Nada tenho contra os empresários, grandes e pequenos: desempenham um importantíssimo papel. Mas o balanço que faço daquele Cavaco é claramente negativo.
E o que vi ontem reduz-se numa pequena história. Uma amiga "cavaquista de gema" confessou-me que "adora aquele homem" mas que a entrevista era chata e por isso mudou de canal. É este o homem que quer motivar os portugueses....

Comentários

Anónimo disse…
André Pereira:
Apesar de deixar a parte melhor para o fim esqueceu-se de a escrever...então e Alegre?
M disse…
Essa de o Governo de Sócrates ser bom... Ainda é muito cedo, não acha? Até agora o que se viu...
Parece esquecer que vamos votar para as Presidenciais e não para as Legislativas. E depois, porque se insiste em diabolizar Cavaco Silva?
M disse…
Se calhar não falar de Alegre é propositado... Ou também é o diabo que aí vem?
Anónimo disse…
Colunista José Judice

«Eusébio será para todo o sempre futebolista, embora tivesse deixado de jogar futebol muito tempo antes de o Dr.Cavaco ter começado a não ser político»

Saber o que é um "político profissional" parece ser até agora o aspecto mais animado do debate em curso entre os candidatos à Presidência da República. O professor Cavaco, talvez acreditando que a circunstância de ter sido primeiro-ministro durante dez anos é garantia da sua pureza bacteorológica, apresenta-se aos eleitores como sendo um homem não contaminado pela porca da política.

Esta pretensão irritou, evidentemente, o Dr.Mário Soares, que desde o longínquo tempo em que largou o seio materno não se alimenta de outra coisa senão de política, e reagiu perguntando ao seu principal rival porque é que recebe uma pensão de reforma de político se não é político.

A resposta, evidentemente, seria que Cavaco não se considera político profissional porque já está na reforma, mas isso seria encarar o problema de uma maneira excessivamente legalista e formal. Afinal, nem Cavaco está na reforma, embora receba uma, nem o facto biológico de uma pessoa se reformar ou passar a fazer outra coisa mais interessante lhe retira automaticamente esse estatuto profissional, caso se sinta ligado a ele por laços de afecto muito fortes ou pela necessidade de garantir o cheque da Segurança Social, ou de quem é que paga a reforma aos políticos, todos os meses.

Assim, por exemplo, Eusébio será para todo o sempre futebolista, embora tivesse deixado de jogar futebol muito tempo antes de o Dr.Cavaco ter começado a não ser político. Ou, para dar um exemplo mais contemporâneo, o Marco do "Big Brother" será para todo o sempre "famoso", que goste-se ou não é uma profissão que dá de comer a muita gente, embora em toda a sua vida que se espera seja longa os motivos para a fama não tenham ultrapassado a fugaz duração de um pontapé, não numa bola, como Eusébio, mas no adversário (adversária, no caso em questão).

Saber como se define uma pessoa em termos profissionais ultrapassa em muito o simplismo de um bilhete de identidade ou uma carteira profissional. A maior parte de nós, claro, não terá qualquer hesitação em definir-se como empregado de escritório ou mulher-a-dias, mesmo que passe mais tempo a discutir os méritos do novo treinador do Sporting ou as peripécias da "Primeira Companhia" do que a trabalhar. Infelizmente, treinador de bancada ou calhau não são actividades socialmente reconhecidas profissionalmente para efeitos de contagem de tempo para a reforma. A política é a única actividade lúdica, por assim dizer, que confere a quem a pratica um estatuto oficial, independentemente da profissão que exerce regularmente e de qual é a sua principal fonte de rendimentos. Pode-se ganhar muito mais dinheiro com um negócio de táxis na Suiça, por exemplo, do que como Presidente da Câmara de Oeiras, mas o facto é que o Dr. Isaltino Morais prefere ser conhecido como político do que como taxista. As pessoas preferem ser conhecidas por aquilo que parecem e não por aquilo que fazem. Ser famoso é uma profissão. Mas, ao contrário dos políticos, ser famoso por uns dias não dá direito a reforma nem subsídio de reintegração. Ao contrário de um deputado ou vereador que recebem do estado subsídios de "reintegração" quando os eleitores correm com eles, ser expulso de um "reality show" ainda não dá direito a nada. É injusto, mas é assim.

"Portugal Diário"
José Júdice
03.11.05
Anónimo disse…
Caro AP:
De realçar não é o n.º de comentários, mas sim o teor dos mesmos que, na sua maioria, arrasam a sua "posta", que é absolutamente facciosa e, até, ridícula!
Anónimo disse…
Vem aí o Natal. Para o Cavaco perder dedinitivamente as eleições só é necessário dar-lhe BoloRei e rabanadas. Com o BoloRei já se sabe o que acontece. Com as rabanadas pinga-se todo com o molho das ditas
Anónimo disse…
Caro AP:
De realçar não é o n.º de comentários, mas sim o teor dos mesmos que, na sua maioria, arrasam a sua "posta", que é absolutamente facciosa e, até, ridícula!
E você respondeu aos seus leitores?
Não, nada disso. Comeu, consentiu, à espera de mais, que lhe será servido (pode ter a certeza) com marmelada da Caledónia. É que você é um doce de menino. Coitadinho.
Se tiver coragem (faço como o seu amigo Soares), responda-me.
andrepereira disse…
Está a gerar-se algum nervosismo com o texto "Cavaco à beira da derrota".
Devo afirmar o seguinte.
Este é um blog politicamente orientado.
Todos os seus escritores são da área da esquerda republicana e não têm pretensões a ser independentes ou imparciais na sua análise (pelo menos eu não as tenho nesta concreta circunstância do ponteeuropa). Quando entendo argumentar os meus pontos de vista, faço-o com gosto.
Fico agradado com o facto de os caros leitores reagirem. É o contributo para o debate democrático que todos estamos a dar nos nossos tempos livres. Quando têm afirmações mais fortes tenho entendido que elas se dirigem aos meus escritos, às minhas opiniões e não à minha pessoa. Nem poderia ser de outra maneira, vindo de pessoas que gostam da discussão pública e do confronto de ideias. Não há pois razão para me sentir ofendido, ao contrário do que alguns julgam.
Tenho sido correcto com todas as pessoas, mesmo com Cavaco Silva por quem nutro pouca admiração política.
E a admiração enorme que tenho por Mário Soares, se a publicito é porque ele está a concorrer em condições muito difíceis e julgo que todos deveríamos pensar um pouco sobre as suas qualidades e características, que fazem ele o melhor português para ser Presidente da nossa República nos próximos 5 anos.
Se porém alguns comentários visam atingir a minha pessoa, lamento e apenas terei que encontrar outros fora, com interlocutores mais educados, para "conversar" sobre política.
Cordialmente,
André Pereira
andrepereira disse…
Quanto ao Alegre:
Tenho muita admiração intelectual e política por ele. Já votei nele várias vezes na vida, incluindo em lutas internas no meu Partido. Se calhar terei oportunidade de votar nele na 2.ª volta. Seria um grande prazer. Mas entre Alegre e Soares acho que o último é melhor.
É tudo.
Anónimo disse…
Excelente!
Apoiado. É assim mesmo!
Mostre a essa gente o que é a liberdade de expressão e o diálogo crítico, valores que devemos não apenas mas também a Mário Soares!

AP a Presidente!
Anónimo disse…
Oh Rodrigues Guedes,
Onde é que faz essa
marmelada da Caledónia?
Aí por Sta. Clara?
Costuma dá-la aos seus "doces de meninos"?...
Veja lá se a Diabetes não lhe pega...
Anónimo disse…
eu ... eu .... eu .... finanças ... me ... ... me ... mim ... (cantos da boca a espumar) ... ma ... ma ... maria eu faço-te a vontade !
Anónimo disse…
Como pode um tipo destes ser quase Doutor na FDUC?

Como é possível?
Anónimo disse…
Oh Rodrigues Guedes,

Então essa marmelada?
Não diz nada?
É mestre de culinária ou quê?
Ou está com dores de cotovelo?
Anónimo disse…
O AP está do lado "do paradigma escandinavo". Parece-me boa ideia.
Por exemplo, o governo podia contratar umas suecas e outras escandinavas para vir dar as aulinhas de educação sexual.
Mas então "instrução para todos!"
Os mais velhos, que no tempo só tinham Moral, deviam ir também a essas aulas.
Vai um abaixo-assinado?
el s (pc) disse…
Com Soares os compadrios politicos continuariam... ..Com Cavaco também.
Com Soares os ataques à classe média continuariam... ...Com Cavaco também.
Com Soares os jobs for the boys continuariam... Com Cavaco também.

Ou seja votar Cavaco ou soares é votar apenas no estilo porque o conteúdo é o mesmo.
Anónimo disse…
O que eu gosto mesmo é dos posts do Cidade e do Amaro.

Pelo menos não dizem disparates...
Anónimo disse…
Para a educação sexual temos o Vital!
Certo, AP?
Anónimo disse…
O cromo das 8.10 deve ser o tal da marmelada. Ó Guedes, vá engaytar para outro lado, que isto é um blog de política.
Anónimo disse…
Exmo Sr. anónimo precedente:

Eu engayto onde e como quero, à moda da casa. Obviamente, com marmelada da Caledónia. Eu dou-lhe a receita, com muito prazer.

O seu Rodrigues Guedes, de Sta Clara
Anónimo disse…
Ó Guedes, obrigado pela disponibilidade, mas guarde essas artes de culinária para si. Bom apetite, mas cuidado com os diapetes!

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides