Mário Soares na TVI - Um Homem em grande forma

Espaço para os leitores...

Comentários

Anónimo disse…
Ouvi com atenção a entrevista do Dr. Mário Soares ontem na TVI.
Fiquei totalmente esclarecida do animus político, social, cívico, humano, cultural de um homem que tem orgulho nos seus cabelos barncos, na sua pele enrugada e na sua forma educada e oportuna de se mostrar qualquer que seja a circunstância.
Homens desta estripe não são hipócritas.
Felizmente para os portugueses, velhos, novos, tolerantes, individualistas, ricos, pobres e com todos os estatutos imaginários, ainda existem neste país políticos profissionais que dignifica a democracia, a Repúblcia e os princípios explícitos no Contrato social do séc. XVIII por Montesquier e Rousseau.

Felizmente para todos nós e graças também ao poder do Espírito Santo, a verdade nunca é absoluta. Mas relativamente ao caso português toos nós precisamos que as verdades seja confrontadas.

Bem-haja Dr. Mário Soares.
Apareça, mesmo sozinho, nos canais da televisão, porque os seus 80 anos valem, neste momento quase tanto respeito para nós, como o respeito que devemos aos 9 séculos da nossa História-Pátria.

Eva Neves Dias
Mano 69 disse…
O Roberto Iza Valdes é que a sabe toda e ainda por cima gosta de antiguidades... É de aproveitar!
Anónimo disse…
Deixo aqui, em forma de apelo, o que li e comentei no
Blogue CIDADANIA LX

Cinema Império, IIP para quê?

Anteontem, aproveitando a presença em Lisboa de um amigo luso-americano defensor incansável dos velhos cinemas americanos, pude entrar num dos meus cinemas preferidos de infância, onde vi filmes como "O Padrinho", "Justiceiro Solitário" ou "Doutor Jivago", por exemplo, e onde não entrava há 15 anos, altura em que fechou portas como sala de cinema para se tornar na sede lisboeta da IURD: o Cinema Império.

O Cinema Império, na Alameda D.Afonso Henriques, é Imóvel de Interesse Público desde 1996, e, portanto, está classificado e protegido por lei das tropelias várias que eventuais donos sem escrúpulos queiram fazer, etc., etc. mas no caso do Império isso significa ser o exemplo acabado de como em Portugal há uma maneira muito peculiar de se entender o que significa ser "classificado e protegido".

O que eu vi ontem no Império, por entre gritos de "aleluia!", de pastores e plateia histéricos, e a dízima obrigatória de final de sessão, foi um Império completamente desvirtuado, por fora e por dentro daquela magnífica sala de gaveto, de planta assaz enviesada, fruto do traço modernista de Cassiano Branco, de finais dos anos 50. Senão veja-se:

Cá por fora há muito que desapareceram as esferas armilares em ferro forjado, que eram um elemento riquíssimo e que coroavam as linhas verticais da fachada. Onde páram? Ninguém sabe. Também cá por fora, lá em cima, o Império viu ser-lhe acrescentado um andar, sob a forma de marquise de aluminio, em toda a extensão do seu telhado. Também cá por fora os néons das colunas da fachada há muito que emanam uma luz azul celestial. Ainda cá por fora, o letreiro dizendo "Império" também desapareceu da fachada principal, restando apenas o da lateral. E lá dentro a coisa piora ainda mais:

O revestimento a madeira escura, que forrava parte das paredes da plateia e dos dois balcões (da mesma maneira que no São Jorge), desapareceu para dar lugar a um revestimento a imitar pedra mármore! As traves em madeira das paredes, palco, portas e de todo o interior, foram substituídas por colunas de capitéis coríntios (estará a IURD convencida que o cinema se chama Império por analogia com a Avenida de Roma e o Império Romano?) do mesmo material do revestimento das paredes. O resto das paredes e do palco está pintado de branco e de azul celestial, tal qual a mini-cortina de palco que emoldura o altar. Às portas em madeira, das saídas da plateia e dos balcões, foram acrescentadas cruzes em relevo. Nos tectos (principal, e por debaixo do 1º balcão)foram colocados lustres de saco, de cristal de pechisbeque. As escadarias e aqueles corredores imaginativos que serviam de apoio aos dois balcões foram quase todos adulterados desde o piso ao corrimão.

E a mais não pude ir, e por isso não falo, imaginando, porém, o que me reservaria a sala Estúdio (que parece ser agora o escritório do pastor), ou aquelas magníficas salas de estar (ou de fumo) com vista para a Alameda, onde costumava ir aquando dos intervalos das sessões.

Por isso pergunto ao Império, de que lhe serve ser Imóvel de Interesse Público?
Paulo Ferrero

odete pinto disse...

É arrepiante a sua descrição tão penosamente ilustrativa.

O cinema Império e o seu saudoso Estúdio - retenho na memória a imagem nostálgica de um fim de tarde de outono, quando as cortinas se abriam no fim da sessão e deixavam ver o belo relvado da Alameda.

Já não haverá esperança? o cinema foi vendido ou cedido?
Tem que se abanar consciências, saberes e poderes. Estou a lembrar-me do CNC, por exemplo.
Anónimo disse…
O Bochechas tá em tamanha forma que até disse que o Cavaco vai ser o próximo Presidente da República! E se até ele o diz...
Mano 69 disse…
É verdade. É que ele segue a velha máxima "com a verdade me enganas"...
Anónimo disse…
"os seus 80 anos valem, neste momento quase tanto respeito para nós, como o respeito que devemos aos 9 séculos da nossa História-Pátria"...
Por favor, acabem com a brincadeira.
Estou perdido de rir com esta frase!
Ahahahahahahahahahahah!
Eheheheheheheh!
Ahahahahahahahahah!
Anónimo disse…
Ao anónimo das 11:34 PM

RI-TE, RI-TE ... QUANDO VIRES O BOCHECHAS COM A MÃO NA CONSTITUIÇÃO A DIZER "JURO CUMPRIR COM LEALDADE ..." ATÉ CHORAS.

BPC
Anónimo disse…
Soares = 900 anos de Portugal!!!!!
Esta só mesmo uma socialista poderia escrever!
Na História de Portugal, daqui a 100 anos, Soares terá direito a duas linhas, se tiver...
Anónimo disse…
O Soares parece estar zangado com todo o mundo.
Bate no Cavaco, trata mal os jornalistas, parece que está sempre a fzer um frete!
Soares no seu melhor...
(e ainda não apareceu o filho Joãozinho... será que vai aparecer?.... Se calhar não pode; o patrão não o deixa sair do emprego mais cedo...)
Anónimo disse…
Em melhor forma que o Soares só mesmo o Costa da Justiça, mas também é bastante mais novo...
Anónimo disse…
O Costa das polícias também não tem andado mal...
(Será que estiveram todos em Macau?)
Anónimo disse…
No fundo, pelo teor dos comentários parece que é consensual que o ex ministro Cavaco se preparam para levar outra banhada nas próximas idas às urnas. Lá longe no cavaquiparolostão profundo já suspeitam disso.
Conhecedores que todos somos dos tiques desta direita obtusa e revanchista, o que resta apurar é quem vai ser o bode expiatório após dia 22?

BPC
Mano 69 disse…
Ó BPC... agora não!
Anónimo disse…
De vitória em vitória... Vitória do bochechas=vitória victor batista em coimbra.
Anónimo disse…
Um gajo já não pode ter 80 anos que todos lhe caiem em cima. Se calhar deviam escrever na Constituição que os octagenários não podem
ser Presidentes, assim como se diz que só com
35 anos se pode avançar. Estou a ver uma revisão da Constituição só para o efeito: assim calavam de vez o homem. Até por isso admiro mais o Boxexas.
Apesar dos seus 80 anos, Soares consegue ser ainda a grande bandeira de todos os que não se renderam à lei da selva do mercado, por vistos tão abençoada pelo outro candidato. Mais uma vez Cavaco Silva vai perder a eleição presidencial, tão certo como 2 + 2 = 4. Querem apostar?
Vamos ter, de novo, um Presidente tipo Rainha de Inglaterra!
Anónimo disse…
Olha, olha, um socialista com tiques monárquicos!
Ahahahahahahahah

(Também ainda me estou a rir do texto da Dra. Eva e já passaram três dias... Ahahahahahahah
Aquela do Soares e da História de PORTUGAL é de partir da moca a rir...)

Aliás, eu venho aqui quase todos os dias à "Ponte" porque quem aqui escreve tem inegável sentido de humor.
Bom dia! Sejam felizes!
Ahahahahahahah
Anónimo disse…
muito riso, pouco siso
que tal?
Anónimo disse…
quem me dera chegar ao 80 com a estaleca do Soares.
será que montar tartarugas lhe
deu o gene da longevidade?...
Anónimo disse…
por essa lógica, usar a capa dos alentejanos também devia deixar marcas, ou será que não deixou?
Anónimo disse…
Ahahahahahahahah!
Sou eu, o tal do riso.
Continuo a rir-me de vontade. É verdade.
Obrigado, amigos! Vocês são o máximo!
(Viva o Victor e o Vilar!)
Anónimo disse…
Best wishes.

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides