O Presidente e a Estabilidade Política

Nos últimos 30 anos tivemos 3 Presidentes da República: Ramalho Eanes, Mário Soares e Jorge Sampaio.

Com Eanes a instabilidade política foi a regra. Sampaio, muito por causa de Guterres e de Barroso, também não conseguiu manter a continuidade das políticas, nem contribuir para a criação de governos fortes.

Com Soares, tivemos uma Presidência (86-96) de grande estabilidade. E se a popularidade de Cavaco facilitou esse facto, ninguém pode esquecer que foi Soares quem lhe abriu as portas a uma maioria absoluta ao dissolver – contra a vontade do Partido Socialista, do PRD e do PCP – a Assembleia da República em 1987.

São gestos que demonstram a nobreza com que Soares sabe exercer os poderes presidenciais: não para servir os interesses imediatos do seu Partido, mas sim para servir o país. E a estabilidade governativa é um factor fundamental.

A Espanha em 30 anos teve 5 Presidentes do Governo: Suárez de 1976 a 1981, Calvo Sotelo de Março de 1981 a Outubro de 1982, Felipe González de 1982 a 1996, Aznar de 1996 a 2004 e Zapatero desde 2004. Muitos dizem que este é um dos segredos do sucesso de Espanha...

Oxalá, o próximo Presidente da República procure manter a estabilidade política. Na minha opinião, apenas Mário Soares tem essa virtude de ser um homem moderado e isento que não confunde as funções de Presidente com as de um executivo, e que é capaz de estabelecer pontes com as diversas forças sociais.

Comentários

Mano 69 disse…
«São gestos que demonstram a nobreza com que Soares sabe exercer os poderes presidenciais: não para servir os interesses imediatos do seu Partido, mas sim para servir o país. E a estabilidade governativa é um factor fundamental.»

Então já se esqueceu da maneira carinhosa como Mário Soares tratava o seu Primeiro-Ministro?
Era, caso não se lembre, “o gajo”! E depois a vida airosa que ele lhe deu, o apoio, a solidariedade, as Presidências Abertas, etc., etc.
Anónimo disse…
Mano 69:

E pensa que Cavaco não é vingativo?

Veja o que fez aos sucessores.

Acredita mesmo no sentido de Estado do senhor Professor?
Anónimo disse…
"Ó Xô Guarda Dexaparexa"
Anónimo disse…
No sentido de estado do Soares é que ninguém acredita. Alias, não existe. Existe sim o convencimento bacoco de ter o rei na barriga e de achar que Portugal lhe deve seja o que for.
Anónimo disse…
"ninguém pode esquecer que foi Soares quem lhe abriu as portas a uma maioria absoluta ao dissolver – contra a vontade do Partido Socialista, do PRD e do PCP".

Parece-me patético demais achar que foi Soares que levou as pessoas a escolher o caminho do desenvolvimento e do progresso em vez de continuarem agarrados a um governo partilhado com um ps pouco clarificado politicamente.

Só se foi pelo péssimo exemplo que vinha dando, e a 1ª maioria do PSD foi um aviso ao Presidente....

E não foi soares que abriu as portas. Foi o PRD com a moção de censura. Haja rigor.
Mano 69 disse…
«E pensa que Cavaco não é vingativo?»

Não sei. Só quando for Presidente da Republica é que se vai poder ajuizar sobre tal, antes não!
Anónimo disse…
Mano 69:

A forma como humilhou Santana Lopes dá uma ideia.
Anónimo disse…
"Cão que ladra não morde."
É preocupante o silêncio cavaquista. E mais preocupante ainda é ouvi-lo falar.
É um grande risco dar-lhe a "bomba atómica" para as mãos.

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides