Uma dívida de gratidão

Naqueles longínquos anos 80 o Prof. Aníbal Cavaco Silva era docente na Universidade Nova de Lisboa.

Mas o prestígio académico e político que entretanto granjeara (recorde-se que havia já sido ministro das Finanças do 1º Governo da A.D.) cedo levaram a que fosse igualmente convidado para dar aulas na Universidade Católica.

Ora, embora esta acumulação de funções muito certamente nunca lhe tivesse suscitado dúvidas ou sequer provocado quaisquer enganos, o que é facto é que, pelos vistos, ela se revelou excessivamente onerosa para o Prof. Cavaco Silva.

Como é natural, as faltas às aulas – obviamente às aulas da Universidade Nova – começaram a suceder-se a um ritmo cada vez mais intolerável para os órgãos directivos da Universidade.

A tal ponto que não restou outra alternativa ao Reitor da Universidade Nova, na ocasião o Prof. Alfredo de Sousa, que não instaurar ao Prof. Aníbal Cavaco Silva um processo disciplinar conducente ao seu despedimento por acumulação de faltas injustificadas.

Instruído o processo disciplinar na Universidade Nova, foi o mesmo devidamente encaminhado para o Ministério da Educação a quem, como é bom de ver, competia uma decisão definitiva sobre o assunto.

Na ocasião era ministro da Educação o Prof. João de Deus Pinheiro.

Ora, o que é facto é que o processo disciplinar instaurado ao Prof. Aníbal Cavaco Silva, e que conduziria provavelmente ao seu despedimento do cargo de docente da Universidade Nova, foi andando aos tropeções, de serviço em serviço e de corredor em corredor, pelos confins do Ministério da Educação.

Até que, ninguém sabe bem como nem porquê... desapareceu sem deixar rasto...

E até ao dia de hoje nunca mais apareceu.

Dos intervenientes desta história, com um final comprovadamente tão feliz, sabe-se que entretanto o Prof. Cavaco Silva foi nomeado Primeiro-ministro.

E sabe-se também que o Prof. João de Deus Pinheiro veio mais tarde a ser nomeado ministro dos Negócios Estrangeiros de um dos Governos do Prof. Cavaco Silva, sem que tivesse constituído impedimento a tal nomeação o seu anterior desempenho, tido geralmente como medíocre, à frente do Ministério da Educação.

Do mesmo modo, o seu desempenho como ministro dos Negócios Estrangeiros, pejado de erros e sucessivas “gaffes”, a tal ponto de ser ultrapassado em competência e protagonismo por um dos seus jovens secretários de Estado, de nome José Manuel Durão Barroso, não constituiu impedimento para que o Primeiro-ministro Aníbal Cavaco Silva viesse mais tarde a guindar João de Deus Pinheiro para o cargo de Comissário Europeu.

De qualquer modo, e como é bom de ver, também não foi o desempenho do Prof. João de Deus Pinheiro como Comissário Europeu, sempre pejado de incidentes e críticas, e de quem se dizia que andava por Bruxelas a jogar golfe e pouco mais, que impediu mais tarde o Primeiro-ministro Cavaco Silva de o reconduzir no cargo.A amizade é, de facto, uma coisa muito bonita...

Luis Grave Rodrigues

Nota: O autor deste texto é o mesmo ilustre advogado que denunciou o antigo director da PSP, nomeado por Santana Lopes, depois de reformado por doença psiquiátrica comprovada por atestado médico.

Comentários

Anónimo disse…
O Cavaco faltou às aulas? Estaria a fazer um Tabu?
E o que será a "cooperação estratégica"?
Sabiam que o Presidente da República pode presidir ao Conselho de Minsitros? Sabem em que condições?
Quem pagará a campanha ao Cavaco?
E porque razão ele pouco aparece nos cartazes?
Anónimo disse…
Foi assim, com aquele "chico-espertismo". que Cavaco nos levou ao PUGUÉSSO ... Como vêem, tudo nele é rigor (!!!). Um autêntico falso no discurso e no comportamento ! Quem paga a campanha ? Advinhem ...
Mano 69 disse…
Não perca para a semana mais interrogações neste berloque perto de si!
Mano 69 disse…
Será Carlos Esperança o Indiana Jones da esquerda portuguesa?

Por este andar e à custa do que o homem já desenterrou sobre o passado de Cavaco Silva qualquer dia os arqueólogos e historiadores (riscar o que não interessa) portugueses vão deixar de exercer a profissão por falta de artefactos históricos…
Desde já deixo aqui um apelo para que todos continuemos a apoiar Carlos Esperança neste seu afã de desenterrar mais factos sobre o candidato em causa dado que o trabalho de prospecção e publicação de acontecimentos podem, e devem, fazer luz sobre as épocas mais remotas e pouco conhecidas de Cavaco Silva.
Anónimo disse…
Há que investigar!
Há que investigar!
Vamos até Macau...
Anónimo disse…
Sabiam que o el sniper é caçador? Comprou Há tempos uma nova carabina. Vai caçar javalis e a mulher incentiva-o. Pudera , enquanto ele vai para a caça ela fica livre para dar umas voltinhas..............
Anónimo disse…
Anónimo das 2:20 PM:

O que escreveu é um nojo.

Se for capaz, pense.

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides