Mensagens

A mostrar mensagens de setembro, 2005

A queda da folha

A queda da folha. A campanha eleitoral, apesar de há muito ter começado, dá agora, oficialmente, os primeiros passos. Os candidatos mostram o sorriso, esforçam-se por parecer simpáticos, prometem ser tolerantes, abrangentes e fingem dar ouvidos a quem ousa discordar; a encenação não fica completa se não distribuírem sacos de plástico, aventais, brindes e papel cuché, com a sua cara maquilhada, para convencer os incautos de que a pose é sinónimo de competência. O país está farto destes embustes, actores de subúrbio sem lugar nas piores companhias de teatro. O povo continua sem dinheiro, o desemprego aumenta, mas as promessas evoluem exponencialmente para captar votos. Urge erguer a voz, em nome de uma cidadania responsável, denunciar a falta de seriedade que graça na boca de alguns candidatados autárquicos. O povo pode e deve votar contra aqueles que julgam que ele não pensa e não sabe, como escreveu Sophia de Mello Breyner. Coimbra é uma cidade onde a presença da sua Universidade cond

Sondagem DN/TSF/Marktest

Imagem
«É a vida».

Cavaco Silva e as presidenciais

Imagem
Segundo várias sondagens ganha peso a possibilidade de Cavaco Silva ganhar as eleições presidenciais à primeira volta. «De acordo com o Barómetro DN/TSF/Marktest, o antigo líder do PSD recolheria 48,6 por cento dos votos, contra 14,5 de Mário Soares, 10,9 de Manuel Alegre, seis de Francisco Louçã e quatro de Jerónimo de Sousa» - diz a TSF . Como ainda não anunciou a sua candidatura vê-se o tipo de campanha eficaz que os indefectíveis de sempre e os arrivistas de ocasião estão a fazer. Esperemos que apareça para o combate onde tem fortes probabilidades de acordar rancores antigos e despertar memórias adormecidas, começando a descer nas sondagens. No entanto, se ganhar – eu desejo que não – não é uma catástrofe para o País, é uma óptima oportunidade para assistirmos ao funeral político de Paulo Portas e Santana Lopes.

Autárquicas – picardias do PSD

«Marques Mendes, líder do PSD, pede a José Sócrates que vá a Felgueiras dizer o que pensa sobre o «espectáculo montado em torno do» regresso de Fátima Felgueiras a Portugal e da sua candidatura às autárquicas» - lê-se na TSF . Penso que será lamentável que ganhem as eleições os autarcas cujo comportamento cívico e ético é reprovável e obsceno. Por isso fui e sou contra a lei que permite candidaturas independentes. Agora, perante uma pessoa que foi expulsa do PS, não compreendo o desafio de Marques Mendes, a menos que ele próprio queira fazer o mesmo em Gondomar e vá à Madeira recuperar o défice democrático que ali se instalou sob a égide do sátrapa autóctone.

Autárquicas – Oeiras

Imagem
Citações «Hoje todos os candidatos reclamam uma paixão por Oeiras, mas num momento capital para o concelho um candidato que agora se apresenta trocou-o pelo amor pessoal ao Terreiro do Paço». «...o mérito foi de quem cá ficou, de quem cumpriu, não de quem saiu» (Marques Mendes numa sessão de apoio a Teresa Zambujo) 1 – Era uma crítica a Isaltino; 2 – Não visou a saída de Carmona Rodrigues da Câmara de Lisboa para o Governo; 3 – Não era uma censura à saída de Durão Barroso para Bruxelas.

Autárquicas - Coimbra

Imagem
Judiciária investiga urbanismo municipal «Averiguações sobre a actividade de José Eduardo Simões como director municipal do urbanismo e presidente da Académica envolvem investimentos do grupo Amorim e do promotor da Urbanização Jardins do Mondego» - informa o Diário de Coimbra .

Autárquicas – Porto

Imagem
Ponte D. Luís 1 – É lamentável a falta de civismo e espírito antidemocrático com que as eleições têm decorrido no Porto merecendo especial repúdio a má-criação, os insultos e ameaças de que Rui Rio tem sido alvo. É um caso de polícia que não pode ficar impune. 2 – Rui Rio é o único presidente que conheço que cortou com o futebol e as relações promíscuas que se sabe haver em numerosos municípios. É motivo da particular admiração que me merece. É um exemplo para os outros autarcas. 3 – O aproveitamento político que faz das intoleráveis manifestações de falta de civismo, podem render-lhe votos mas nada acrescentam à consideração que merece. 4 – As acusações ao PS nas provocações de que tem sido alvo, se não forem provadas, coloca-o ao nível de numerosos biltres que não hesitam na calúnia ao serviço de objectivos eleitorais.

As rotundas de Coimbra

Imagem
A substituição das rotundas por granito foi uma decisão esteticamente duvidosa, perigosa para o trânsito rodoviário e financeiramente injustificável. Se alguém lucrou, não foram certamente os munícipes.

PRESIDENTES PENSIONISTAS

Santana Lopes (Lisboa) - 3178,47 euros Narciso Miranda (Matosinhos) - 3273,01 euros Raul dos Santos (Ourique) - 2368,06 euros Carlos Pinto (Covilhã) - 3099,03 euros Armando P. Lopes (Figueira de Castelo R.) - 2537,89 euros Joaquim Céu (Alpiarça) - 2537,89 euros Rui Silva (Arganil) - 2855,12 euros António Solheiro (Melgaço) - 2729,81 euros Francisco Tavares (Valpaços) - 2702,85 euros Francisco Ribeiro (Stª Marta de Penaguião) - 2537,89 euros Hernâni Pinto (Armamar) - 2437,78 euros Luís Mourinha (Estremoz) - 1438,15 euros Luís Azevedo (Alcanena) - 2855,12 euros António Fernandes (Maia) - 2247,65 euros António Godinho (Aljustrel) - 2537,89 euros Júlio Sarmento (Trancoso) - 2412,58 euros Mário Ferreira (Tarouca) - 1845,87 euros António R. Costa (Ribeira Grande) - 2662,91 euros

Filhos e enteados

Imagem
O jornalista Licínio Lima conta-nos a lancinante desilusão de Manuel Pinto, 63 anos, que, após 31 anos de trabalho nas secretarias dos tribunais de Lisboa, resolve reformar-se como represália pelo fim das regalias «conquistadas ao longo dos anos» pelos «Serviços Sociais do Ministério da Justiça» que ele próprio ajudara a criar. Não compreende como o Governo o manda para a ADSE. Em vez de se interrogar sobre a legitimidade dos privilégios de que beneficiava, vocifera por perder o que o Estado abusivamente deu aos que tiveram mais força reivindicativa em detrimento dos outros funcionários. O que está mal é o tratamento desigual que o Estado consentiu. «Se vão agora cortar-me regalias adquiridas, então vou-me embora...» - disse ao jornalista o zeloso funcionário que «tem estado destacado nestes últimos anos» na Associação dos Oficiais de Justiça, pago pelo erário público em funções estritamente sindicais. Os Governos (PS ou PSD ou ambos) merecem, de facto, uma crítica veemente por concede

Marques Mendes

Imagem
Na sequência do comício de apoio à candidata do PSD, em Oeiras, Marques Mendes condenou de forma frontal e inequívoca a greve dos juizes e dos magistrados do Ministério Público. Sem prejuízo da oposição dura que vem fazendo ao Governo, revelou que tem sentido de Estado e não confunde interesses partidários com os nacionais. As afirmações – ouvidas no noticiário das 20H00 da RTP-1 – são de bom augúrio para um líder que parece querer interromper o ciclo de mediocridade protagonizado pelos dois últimos presidentes do PSD.

Autárquicas - Lisboa

Carmona tem 309 medidas na manga «O candidato do PSD impõe compromisso e diz querer prestar contas em seis meses». Carmona Rodrigues, com conversas dúbias e compromissos suspeitos com o Partido da Nova Democracia e uma agremiação marialva e fadista que dá pelo nome de PPM, afirma que tem 309 medidas para Lisboa. Parece mais o anúncio do modelo de uma marca de automóveis do que um conjunto de medidas para a capital do País. Por que motivo se esqueceu do casaco, em cuja manga tinha as medidas, durante os últimos quatro anos?

Bush em maré de azar

Líder republicano da Câmara dos Representantes dos EUA acusado de conspiração O líder da maioria republicana na Câmara dos Representantes norte-americana, Tom DeLay, foi hoje acusado no Texas de conspiração num caso de financiamento de campanha eleitoral e anunciou que se afastará "temporariamente" do cargo, noticiaram as estações televisivas norte-americanas - informa a RTP-1 . No mesmo dia em que o antigo presidente Jimmy Carter déclare qu’Albert Gore a été élu président des États-Unis en 2000 é mais um revés para George W. Bush, que os interesses petrolíferos, o neoconsevadorismo evangélico e o Tribunal da Flórida fizeram presidente, para desgraça dos EUA e do mundo.

**Que futuro para Coimbra?* *

**Conselho da Cidade de Coimbra e Pro Urbe organizam debate público com candidatos autárquicos de Coimbra* * 29 de Setembro, Quinta-feira, 21,00 horas Auditório da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra O Conselho da Cidade de Coimbra e a Pro Urbe – Associação Cívica de Coimbra tem o prazer de anunciar que os principais candidatos autárquicos à Câmara Municipal de Coimbra confirmaram a sua presença no debate do próximo dia 29 de Setembro, quinta-feira, a partir das 21 horas, no Auditório da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Este será o único debate público entre os candidatos à Câmara Municipal de Coimbra, nas eleições autárquicas de 9 de Outubro, podendo ajudar desde já a esclarecer algumas dúvidas no espírito dos cidadãos de Coimbra. Espera-se, deste modo, que se possa repetir os debates de sucesso, realizados aquando das duas últimas eleições autárquicas, onde a participação de largas centenas de pessoas permitiu discutir e clarificar alguns dos assuntos ma

Greve - uma faca de dois gumes

Imagem
A greve é um direito inalienável que distingue as democracias, que o defendem, das ditaduras, que o proíbem. É, naturalmente, uma arma de que os trabalhadores se servem para compensar a desproporção de forças que favorece, em regra, a entidade patronal. Há, no entanto, na agitação social que grassa em Portugal, reflexões a fazer, sem contar com o exotismo de um órgão de soberania fazer greve, o que salpica de lama os juizes, bizarria que desde o saudoso almirante Pinheiro de Azevedo, então primeiro-ministro, nunca mais tinha acontecido. A primeira reflexão prende-se com as classes que se destacam no anúncio do recurso à greve, normalmente as que auferem rendimentos mais altos e gozam de regalias extras que, num período de aperto orçamental, se tornam obscenas e revelam um egoísmo flagrante para com a imensa maioria de trabalhadores com baixos rendimentos. Outro argumento tem a ver com a disparidade de remunerações praticadas pelo Estado, disparidades que se acentuaram à sorrelfa e cri

ELEIÇÕES AUTÁRQUICAS

Imagem
A campanha para as autárquicas começou oficialmente hoje mas há muito que as promessas impossíveis de cumprir e os inventários criativos da obra feita começaram a ser debitados pelos concorrentes, enquanto as máquinas partidárias se dedicaram a fazer ruído de fundo e a desviar a atenção do essencial para o acessório. Não se apreciam os programas, não se avalia a qualidade das equipas nem se compara o que foi prometido há quatro anos com o que, entretanto, se realizou. Interessa mais o assassínio de carácter do adversário do que a divulgação das virtudes do candidato que se apoia. A campanha é especialmente difícil para o Governo cujas medidas, duras e necessárias, vão pesar na balança eleitoral. À esquerda o PCP e o BE testam o peso relativo; o PSD e o CDS jogam, à direita, o futuro dos seus líderes. É num ambiente crispado, incerto quanto ao futuro da economia, que em 308 concelhos e mais de 4 mil freguesias se constrói a contabilidade de que depende o futuro do actual Governo. Mais d

Apelo da Amnistia Internacional

Em 2001, na sequência dos ataques de 11 de Setembro em que milhares de pessoas perderam a vida, iniciou-se a chamada “guerra ao terrorismo”. No entanto esta parece ter-se tornado mais eficaz na erosão da estrutura internacional dos princípios dos Direitos Humanos do que em combater a ameaça do “terrorismo” internacional, e tem sido agravada pelo uso e aceitação da tortura e outros tratamento cruéis, desumanos e degradantes. Em nome desta “guerra”, centenas de pessoas são deslocadas à força, são vítimas de ”desaparecimentos”, são detidas em regime de incomunicabilidade em lugares secretos ou continuam detidas sem acusação ou julgamento. Estas condições facilitam e propagam o uso da tortura e constituem elas próprias violações dos Direitos Humanos. A AI conhece há demasiado tempo os efeitos da tortura para permitir que a situação se mantenha inalterável. Por isso lançou uma campanha no dia 26 de Junho de 2005, dia Internacional de Apoio às Vitimas da Tortura, que decorrerá até final de

Assim não (2)

Ainda bem que as razões do crime de Vila Franca das Naves não se prendem com o momento político das eleições autárquicas. Afinal são as questiúnculas que na minha infância levavam ao crime, quando era difícil a sobrevivência e os instintos primários não eram mitigados pela educação. Infelizmente o rego de água e o marco que delimita as estremas são ainda motivo para o ódio que não cansa e o crime que acontece. Parece que o mundo rural, analfabeto e pobre, persiste no código genético de um país cujo interior ficou à margem do progresso e da civilização.

Assim não

O candidato à Junta de freguesia de Vila Franca das Naves, concelho de Trancoso, foi assassinado a tiro, durante uma acção de campanha eleitoral. Chamava-se Miguel Madeira e deixa um rasto de sangue a manchar o processo eleitoral autárquico. Não há palavras.

Sindicalista da Nestlé assassinado nas Filipinas

Imagem
Sacco e Vanzetti Diosdado Fortuna, líder da greve realizada na multinacional Nestlé, foi assassinado com dois tiros, por desconhecidos, quando regressava a casa, de moto. A vítima, presidente da União dos Empregados Filipinos, desde 1988, substituiu Meliton Roxas, morto em circunstâncias semelhantes. Os trabalhadores do sindicato acusam a multinacional suíça de estar por trás do crime, para pôr fim à greve. Mais uma vítima da longa lista de trabalhadores que pagaram com a vida a luta em prol dos companheiros, depois de Sacco e Vanzetti que entraram na história das lutas operárias com a auréola dos primeiros mártires. Fonte: Agência Pulsar

EUA - Contestação à guerra do Iraque

A mãe de um soldado dos EUA morto no Iraque, Cindy Sheehan, famosa pelo protesto justo ao rancho de George W. Bush foi ontem detida com outros manifestantes junto à Casa Branca, por desobediência civil. Esta mãe - militante símbolo da contestação à guerra do Iraque -, e várias dezenas de manifestantes sentaram-se junto à residência presidencial, na Av. da Pensilvânia, onde estão proibidas as manifestações, após ordens da pollícia para dispersar. Mais de 100 mil manifestantes desfilaram no último sábado frente à Casa Branca, numa manifestação encabeçada pela senhora Sheehan. Enquanto a popularidade de Bush vai descendo, a contestação à guerra do Iraque – a louca aventura para que o presidente arrastou os EUA –, intensifica-se.

IRA desarmou

O desarmamento completo do IRA, reconhecido por peritos internacionais, segundo informa a comunicação social, é uma excelente notícia para a paz, após 35 anos de martírio. A vitória das democracias perante grupos terroristas, por mais persistentes e violentos que se afigurem, é um precioso capital de esperança para o futuro da civilização.

Polónia

Imagem
Os conservadores polacos não se limitaram a vencer as eleições, arrasaram a esquerda. Nesta vitória anunciada a esquerda teve mérito. Envolveu-se em escândalos, governou mal e foi vítima da conjuntura. Agora é tempo de a direita mostrar o que vale. Depois de ter dado a vitória aos ex-comunistas em 2001, o eleitorado revela alguma dificuldade de adaptação à moderação e à autonomia da forte influência eclesiástica. Para já é uma Polónia com forte ressentimento à Rússia, profundamente conservadora e católica, altamente céptica em relação à Europa, que saiu destas eleições. Os regimes autoritários marcam de tal modo os povos que a aprendizagem democrática se faz de forma lenta e traumática com oscilações bruscas e de curta duração.

A direita e o ressentimento

A dolorosa e fracassada experiência governativa da direita, durante três anos e dois primeiros-ministros, tornou-a agressiva e ressentida, menos preocupada com os destinos do País do que com a desforra para a qual sabe não ter alternativa. António Pires de Lima reconheceu em entrevista o que a direita sabe e diz em privado. Referindo-se ao Governo PSD/CDS chefiado por Durão Barroso, afirmou: «nós não estávamos preparados para governar». O que veio depois, pior só o dilúvio. Esse truísmo banal, tautologicamente demonstrado, não foi interiorizado pela direita que vê a política como um duelo desportivo, com ressentimentos e tiques que são vulgares em doentes do futebol nas manhãs de segunda-feira. É esse estado de alma, desalentado e pusilânime, que levou os entusiastas da calúnia, especialistas da difamação, a embrenhar-se em ataques cobardes que atingiram a honra de Ferro Rodrigues e quiseram chamuscar a de José Sócrates. A política faz-se de forma vigorosa, entusiasta e empenhada, mas

Greve dos juizes

Imagem
A greve dos juizes anunciada para 26 e 27 de Outubro é mais uma acha na fogueira em que se imola o poder judicial. Há tempos, dizia sensatamente em entrevista ao «Público» o juiz conselheiro do STJ, Fernando José Pinto Monteiro: «Quanto mais nós [juizes] nos comportarmos como funcionários, mais seremos tratados como tal». A vertigem em que se envolveram os juizes com alma de sindicalistas arrastam para um beco sem saída uma corporação cujos privilégios escandalosos se começam a conhecer e arrasam a dignidade de uma classe cuja isenção e serenidade deviam ser o garante do Estado de direito. O pretexto alegado, «política de hostilização e demagogia do Governo», é uma sentença que os desacredita, uma acusação irreflectida e demagógica, quiçá uma calúnia gratuita que o Governo não pode deixar transitar. Não se dão ao respeito os juizes que ameaçam o Governo e fazem chantagem sobre ele. Tal como os que na ditadura se prestaram a exercer funções nos Tribunais Plenários e perderam o respeit

Julguem os leitores

A ética da Porta Aviões vê-se por este naco de prosa publicado num dos seus «posts»: O exterminador Com a devida vénia, transcrevemos um comentário colocado ontem à noite no blog "Ponte Europa", vulgo Ponte Rainha Santa Isabel: "Anonymous said... Caro Camarada, o que me preocupa são as relações dentro do nosso Partido. O pior estava para vir: o nosso camarada Eng. Guinapo abandonou a direcção de campanha do Victor Baptista. Diz quem sabe que o Victor tratava como um garoto um homem que tem idade para ser pai. Com exemplos destes o Victor tem muito que pensar depois da derrota dia 9. " COMUNICAÇÃO INTERNA DO Contramestre ÀS 10:34 AM 11 comments A técnica consiste em vir ao Ponte Europa e, sob anonimato, colocar um comentário cuja autoria pareça ser de um militante socialista. Aproveita-se para insultar e caluniar pessoas sob a capa de falsos correligionários. Depois é só copiar e colar. Eis a dimensão ética de quem escolhe o anonimato, tem como fim a intriga e como

Manuel Alegre - Candidato

Imagem
O anúncio da candidatura de Manuel Alegre à Presidência da República é um acto de coragem de quem, não contando com apoios partidários, tem a vontade e determinação de se empenhar em mais um combate cívico. A força com que resistiu ao fascismo, a coerência de uma vida e o seu apego à liberdade só podem merecer a reverência e admiração dos que, não se revendo na sua candidatura, estimam o político, admiram o intelectual e respeitam o cidadão. Para Manuel Alegre nem a recolha de assinaturas será fácil. Aliás, nunca foi fácil a vida de quem o exílio foi o preço da sua grandeza moral e da nobreza de carácter. Não há na candidatura de Manuel Alegre, há pouco anunciada, um combate contra Mário Soares. Há, sim, uma luta comum contra uma direita cujo ressentimento parece aumentar todos os dias e para quem as presidenciais são um pretexto para derrubar o Governo. Para os socialistas não há nesta dupla candidatura da mesma área qualquer embaraço, embora não seja cómoda para o PS. Na segunda volt

Autárquicas - Coimbra

Imagem
Há quatro anos, no discurso de posse, Carlos Encarnação pediu «ajuda divina» para concretizar a transformação com que pretendia «refazer o ideal de Coimbra». «Que Deus nos ajude» - foi a frase com que o pio edil terminou o discurso de posse. A opção foi cancelada, como ora se vê, e, na sua imensa piedade, limitou-se a avançar como padrinho do crisma da bela Ponte Europa. Os munícipes não viram «refazer o ideal de Coimbra», o que quer que isso fosse, mas viram subir o preço da água, obrigados a pagar a embalagem «Águas de Coimbra». Viram o desemprego aumentar, não por culpa do edil, mas no mandato de quem dizia querer «mais e melhor emprego, mais e melhores empresas» e se limitou a criar Empresas Municipais de manifesto interesse para administradores, nulo benefício para os trabalhadores e farto ónus para os munícipes. Há quatro anos os munícipes confundiram desejos com promessas, agora é tempo de confundir promessas com realidades.

Santana Lopes reformado

Imagem
«Pedro Santana Lopes vai passar a receber já a partir do mês de Outubro uma pensão da Caixa Geral de Aposentações no valor de 3 178,47 euros por mês como presidente de câmara. Aos 49 anos , o ex-líder do PSD vai assim beneficiar do regime especial de reforma, que permite que alguém que exerça funções no poder local, possa aposentar-se com 30 anos de descontos, independentemente da idade» - informa o « Correio da Manhã » e a generalidade da comunicação social. Não censuro Santana Lopes pelo exercício de um direito, condeno a lei que consente e felicito o Governo que lhe põe cobro.

O Metro de Coimbra

Imagem
A transladação do monumento de homenagem a Luís de Camões para a Av. Sá da Bandeira, numa operação com pompa e propaganda, no dia 14 deste mês, pode ter ficado – segundo o Diário de Coimbra, de hoje –, no itinerário do Metro de superfície de cuja construção Carlos Encarnação fazia depender a sua candidatura. Uma vez que renunciou à promessa de , nas actuais circunstâncias, não se recandidatar, é natural que se tenha esquecido do metropolitano, a ponto de lhe tapar a passagem. Vá lá que não autorizou ainda nenhum prédio de dez andares no referido trajecto cujo traçado é, há muito, conhecido. A confirmar-se a suspeita do Diário de Coimbra, não significa que o presidente da Câmara se esquecu do Metro, apenas lhe escapou a cidade onde se encontra. Enquanto o monumento não muda outra vez de local, todos os que visitarem Coimbra, candidatos presidenciais incluídos, sempre podem lembrar Camões e aprender o número de cantos d’Os Lusíadas.

Nomeações e contradições

Sob o título em epígrafe, escreve hoje na «Visão» José Carlos de Vasconcelos»: «Cada partido faz no Governo o que criticou na Oposição, e critica na Oposição o que fez quando estava no Governo. Assim não vamos lá». No alvo.

Coimbra - Que futuro?

Imagem
Ponte de Santa Clara e Universidade de Coimbra ao fundo A proliferação de parquímetros, o aumento da vigilância policial (não à marginalidade, mas aos automóveis sem talão) e a explosão de Auxiliares de Acção Arrumativa (vulgo arrumadores), com o desenvolvimento, a jusante, da indústria dos reboques, fazem de Coimbra uma cidade com grande ocupação de mão de obra, neste ramo, e o preço mais elevado por metro quadrado de estacionamento para quem trabalha. Juntem-se os Centros Comerciais faraónicos onde são baixas as remunerações, precário o trabalho e incerta a viabilidade económica, para se ter ideia do modelo de crescimento numa cidade cuja Universidade devia ser a alavanca do progresso e desenvolvimento. O edil das três pontes e dois estádios, como lhe chamou um embevecido fã, não deixará para o futuro mais do que as Empresas Municipais de nulo interesse público e prováveis interesses privados, à custa do aumento do custo de vida dos munícipes. É esta gestão que está em apreço. Se

Brasil – Crise política

O presidente da Câmara dos Deputados, Severino Cavalcanti, acossado por denúncias de corrupção, renunciou ao mandato. No discurso de renúncia negou as acusações, comprometeu-se a provar a falsidade na justiça e asseverou que «empobreceu com a política». Além de estar acusado de extorsão ao dono do bar do Congresso, o até agora presidente da Câmara de Deputados também está acusado de ter recebido subornos do PT. Cavalcanti, dirigente conservador, presidiu à Câmara Baixa durante sete meses, tendo sido um aliado do presidente Lula. A sua renúncia abre a presidência ao vice-presidente José Thomás Nonó, do Partido da Frente Liberal, de direita e oposicionista. A situação no Brasil, que teve sob o Governo de Lula da Silva uma impressionante recuperação económica, degrada-se e ameaça tornar-se intolerável, com uma feroz oposição à sua esquerda e uma direita que não perdoa o sucesso do antigo operário metalúrgico. Fonte: Agência «Pulsar»

Afonso Moura Guedes

Faleceu hoje um velho advogado e destacado militante do PSD. Foi um homem inquieto toda a vida. Anarquista na sua juventude, presidente da Associação Académica de Coimbra (pró-fascista), sucessivamente ateu, católico praticante, democrata convicto, social-democrata há mais de quarenta anos . Em 1963 e em anos seguintes distribuía os folhetos «direito à informação» por baixo das portas das casas na vila da Lourinhã. Era um oposicionista convicto à ditadura, um amante da liberdade e um advogado com uma oratória brilhante. Poeta de mérito, melómano e cinéfilo, foi um dos fundadores da SEDES e, mais tarde, do PPD. Governador civil de Lisboa, deputado, líder parlamentar, nunca abandonou o cravo vermelho nas sessões comemorativas do 25 de Abril, data que viveu com particular entusiasmo e felicidade. Quando, há pouco, a televisão deu a notícia recordei as tardes e noites de conspiração, o convívio exaltante de quem sempre acreditou no fim da guerra colonial e no advento da democracia. Foi o p

Fátima regressou a Felgueiras

Imagem
O porta-voz do CDS, José Paulo Carvalho, criticou hoje vigorosamente Fátima Felgueiras, acabada de se entregar à justiça, por falta de respeito pelo Estado de direito. Subscrevo as palavras do responsável do CDS. Só me admira que não explique a ausência de candidatura do CDS nas autárquicas de Amarante e o silêncio sobre essa referência ética e política – Avelino Ferreira Torres.

A estratégia cavaquista

Imagem
Cavaco Silva Convenhamos que há no tabu de Cavaco Silva uma dose de hipocrisia e uma falta de respeito pelo eleitorado que compromete a imagem de seriedade que dele têm vindo a construir os vassalos do costume e os arrivistas de ocasião. Ninguém duvida da candidatura, que se aplaude e deseja (imagine-se que poderíamos ter Santana Lopes como PR ou Valentim Loureiro como primeiro-ministro). Não estão em causa as qualidades e a capacidade para o desempenho do cargo. É bom para Portugal que sejam os melhores a disputar os mais altos cargos do Estado (e não se vê no PSD melhor que Cavaco). Refugiar-se no silêncio, quando há mais de um ano Marcelo lhe prepara a candidatura nos diversos canais televisivos onde debita a homilia semanal, quando a máquina do PSD, com raiva e ressentimento, a exigir desforra das legislativas, anda a promovê-lo, é pouco honroso adiar o combate. Nos últimos dez anos apenas sabemos que foi contra a invasão do Iraque, que não nutre especial afecto por Durão Barroso

Autárquicas - Figueira da Foz

Imagem
Pelourinho FIGUEIRA DA FOZ – Deputado “põe a nu” negócio da Católica O deputado socialista João Portugal revelou ontem documentos sobre a venda de um terreno da Universidade Católica para a construção de um hotel – lê-se no « Diário as Beiras », no caderno « Região Centro ». Sendo o presidente da Câmara da Figueira da Foz, Duarte Silva, uma pessoa honesta (digo-o com respeito e consideração), compreende-se mal a ingenuidade com que foi ludibriado pelas pias intenções da Universidade Católica. O eventual encaixe de mais valias (1,25 milhões de euros, quiçá, isentas do respectivo imposto) pela UC é um acto de enriquecimento ilegítimo que a incúria autárquica permitiu. A Câmara Municipal da Figueira da Foz não zelou pelo interesse público que lhe cabe acautelar. As autarquias estão a saque.

Alemanha: E agora?

Precisamos de uma Alemanha forte. Sem dúvida! Mas o neo-liberalismo radical foi derrotado nas urnas. A direita, mesmo com tudo a seu favor, não chegou aos 45%. Essa é a única leitura que se pode fazer. Os alemães não confiaram em Merkel para a Chancelaria. E este é mais um exemplo da confusão e falta de governabilidade a que os sistemas proporcionais conduzem. Tony Blair com os mesmos 34-35% consegue fazer um governo por 4 anos. Pensem nisso...

Autárquicas - Coimbra

Imagem
Sondagem IPAM/Diário de Coimbra Encarnação deixa Baptista a 14,6% Se as eleições autárquicas se realizassem hoje, a coligação PSD/CDS-PP/PPM, liderada por Carlos Encarnação, obteria 36,4% dos votos, contra 21,8% da candidatura socialista, encabeçada por Victor Baptista – informa o « Diário de Coimbra » na primeira página.

Comissão Europeia

Imagem
José Manuel Barroso O presidente da Comissão Europeia, José Manuel Barroso, afirmou, esta segunda-feira em Bruxelas, que «a Europa precisa de uma Alemanha dinâmica para se reorganizar». Uma declaração destas é um verdadeiro truísmo. Durão Barroso (como é conhecido pelos autóctones) procura pressionar os dirigentes alemães para encontrarem, o mais rapidamente possível, uma situação estável. Espera-se que o presidente da Comissão Europeia, depois do fracasso e abuso da sua participação nos tempos de antena de Santana Lopes, nas últimas eleições legislativas, em Portugal, nunca mais manifeste qualquer preferência pelas opções eleitorais dos Estados membros.

Eleições autárquicas

Imagem
Palácio Seteais Em véspera de eleições autárquicas, o presidente da Câmara de Sintra, Fernando Seara, andou hoje a oferecer manuais escolares a alunos das escolas do ensino básico. Somos definitivamente um país com autarcas do terceiro mundo.

Eleições alemãs

Imagem
Alemanha O resultado das eleições legislativas na Alemanha são um verdadeiro quebra-cabeças para a formação de um governo e um enorme balde água fria para uma direita que pensava arrasar o SPD do chanceler Gerhard Schroeder. O eleitorado está muito zangado (lá como cá) com as medidas de austeridade, mas desconfia demasiado dos partidos de direita CDU/CSU para lhes conceder a maioria.

Recordando...

Imagem
«Quero para Coimbra mais e melhor emprego». Carlos Encarnação, em campanha eleitoral, há quatro anos.

Viva o Chile

Imagem
O golpista Pinochet e o presidente Salvador Allende A nova constituição, promulgada hoje, Sábado, pelo Presidente do Chile Ricardo Lagos, encerra a era Pinochet. O acto solene teve lugar no Palácio La Moneda com o Presidente a afirmar que o Chile merecia e merece uma Constituição democrática, de acordo com as normas internacionais. A nova Constituição suprime as leis em vigor desde a ditadura do general Augusto Pinochet. Terminam os cargos vitalícios e a tutela das Forças Armadas e o mandato presidencial passa de seis para quatro anos, não renovável. As eleições presidenciais, parlamentares e municipais passam a ser simultâneas. Fonte: Bafafa On line

O regresso do recavaquismo

Para grande surpresa dos portugueses, Cavaco Silva vai anunciar a sua recandidatura à presidência da República. O tabu será desfeito em data a anunciar, próximo do evento, para não quebrar o efeito surpresa – depreende-se da notícia de primeira página do «Expresso», de hoje. Até Vasco Graça Moura, que, após a derrota de Cavaco frente a Jorge Sampaio, declarou nunca ter sido cavaquista, já apanhou o combóio do Professor, depois de ter sido barrosista e santanista. Esperam-se muitas desilusões. Cavaco Silva é um homem sério e, se ganhar as eleições, é incapaz de trair a Constituição, que terá de jurar.

Dias Loureiro critica Borges

O empresário de sucesso Dias Loureiro criticou hoje, em declarações ao «Expresso», a «inoportuna» entrevista de António Borges, protegido de Cavaco e Balsemão, medíocre político aqui referido no Ponte Europa , anteontem.

Um ex-ministro que só andava em aviões de luxo

Imagem
António Martins da Cruz - foto oficial do ex- Governo «Acho que a política externa está a ser conduzida pelos Directores Gerais do MNE». António Martins da Cruz, ex-MNE de Durão Barroso, pai da Diana - «O Independente», 16/9/05, citado pelo expresso de hoje, in «FRASES»

A isenção da RDP

Espaço autárquico da RDP/Antena 1 só conhece municípios "laranja". Nos últimos 3 meses, em 14 emissões, 12 foram dedicadas a concelhos onde manda o PSD. Apenas 2 visitaram autarquias liderada pelo PS. As restantes forças políticas, foram simplesmente ignoradas!!! Em vésperas de Autárquicas, a RDP/Antena 1 não hesita perante um grosseiro (e grave) exercício de manipulação político-partidária: nos últimos 3 meses, o espaço semanal que aquela rádio dedica aos municípios foi quase exclusivamente preenchido com autarquias onde o PSD é a força maioritária, com especial incidência nalgumas que os social-democratas poderiam correr o risco de perder. Luís Marques e Gonçalo Reis: os "pulsos" do PSD, o poder de Morais Sarmento . O primeiro ainda recentemente foi "estrela" principal no "Passeio Público" em Pombal, donde é natural. Junho 19 Batalha PSD Junho 26 Ribeira Brava PSD Julho 03 Mação PSD Julho 10 Cascais PSD Julho 17 Alijó PS Julho 24 Canta

Eleições municipais

Se Vítor Baptista fizesse depender a sua candidatura à Câmara de Coimbra do metro de superfície e, depois, se candidatasse, era um aldrabão .

Espaço para os leitores

O prometido é devido.

PSD vs PS

O ano lectivo 2005/2006 começou sem incidentes.

O PAÍS DOS MORTOS

Segue o texto publicado no Público de hoje da autoria de António Vilhena: O 11 de Setembro será sempre um dia que a humanidade recordará pelas piores razões – o fanatismo e a intolerância. Ao recordar as imagens desse dia trágico ainda é possível imaginar o inferno vivido pelos que se encontravam cativos nas Torres Gémeas. Passados quatro anos, à mesma hora, num jardim da cidade de Coimbra, é perpetuada a vida do poeta Manuel Alegre. Há nesta coincidência um misto de tragédia e de beleza. A poucas dezenas de metros, dessa obra do escultor Francisco Simões, está outra estátua, a do poeta da Geração de 70, Antero de Quental, quiçá mentor de muitas ideias do poeta da Praça da Canção. Talvez metam conversa, troquem algumas ideias sobre os dias tristes de Portugal, a cultura de verniz, a civilização, a liberdade, o bom senso e, também, o bom gosto. A conspiração de um número significativo de amigos do Poeta desencadeou uma turbulência na escala da inveja, optando a grande maioria dos que se

Miguel Sousa Tavares

Até parece que Miguel Sousa Tavares lê o Ponte Europa... Partido e Estado Miguel Sousa Tavares O que está mal na nomeação de Guilherme d"Oliveira Martins para presidente do Tribunal de Contas não é, como toda a gente já sublinhou, a figura do próprio. Excelente seria se, emergindo da sociedade civil, onde sempre se destacou pela sua competência, seriedade, cultura e civismo, este ou qualquer outro governo o tivesse ido buscar para o Tribunal de Contas. Porém, onde o Governo o foi buscar foi à bancada parlamentar do seu partido, de que é vice-presidente, depois de ter sido ministro da Educação e das Finanças do anterior governo PS. Esta funcional diferença faz toda a diferença política: um homem do PS foi nomeado presidente de um órgão cuja principal função nos próximos anos vai ser a de vigiar a legalidade das contas públicas do Governo PS. À luz deste simples enunciado dos factos, só podemos ficar tranquilos porque ao Governo não assiste a faculdade de poder nomear os presidentes

Fátima e política

Imagem
O presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão é tão casca grossa que só pode ter saído da escola de civismo onde leccionam Alberto João Jardim, Valentim Loureiro e Avelino Ferreira Torres. Na proximidade das eleições autárquicas, o pelouro de Acção Social da Câmara de Municipal, em articulação com as 49 juntas de freguesia , aliciou 10.200 idosos do concelho para participarem na eucaristia das 11H00, no próximo dia 17 de Setembro, em Fátima. O evento terá lugar no Recinto da Oração e será presidido pelo Reitor do Santuário, Monsenhor Luciano Guerra. A disponibilização de 196 autocarros para uma manifestação de carácter particular é um acto vergonhoso, politicamente pusilânime, que viola a ética republicana e assume contornos de fraude eleitoral. Voltámos aos tempos de Fátima, futebol e fados. Presidente da Câmara: Armindo Costa (PSD/CDS-PP) - Foto no canto superior esquerdo.

O candidato de Cavaco e Balsemão

Imagem
António Borges O primeiro-ministro desejado por Cavaco, já diversas vezes empurrado para a liderança do PSD com o apoio prestimoso do grupo IMPRESA, de Francisco Balsemão, dá hoje uma entrevista à Visão . O homem deve ser um bom economista e um prestigiado professor, a avaliar pelas funções desempenhadas até hoje. Como político é medíocre e perderia a presidência de qualquer concelhia do PSD, excepto em concelhos rurais. A reincidência com que aparece como D. Sebastião não ilude a imensa ambição e uma enorme falta de preparação. A entrevista, cheia de lugares-comuns, não representa um perigo para Marques Mendes. António Borges revela estar à altura de gerir uma grande empresa mas falta-lhe talento para ser um político de primeira grandeza.

Financiamento Autarquico

BE QUER ALTERAE LEI FINANÇAS LOCAIS PARA EVITAR PRESSÕES DO SECTOR. O BE propõe que os impostos municipais sejam atribuídos de acordo com a população residente e a área da autarquia”- In Público Excelente iniciativa é absolutamente necessário reduzir a pressão imobiliária sobre as autarquias e a dependência destas do IMI e do IMT (Imposto Municipal sobre as Transacções Imobiliárias), a esta proposta de projecto –lei ,no meu entender, só falta “deflectir” essa redistribuição com factores de ordem social, como o índice de desenvolvimento humano e social.

Os apertos de Bush

Imagem
Bush a Condoleezza en la ONU: "Creo que necesito ir al baño ¿Es posible?" Fonte: El Periódico - última hora 15:25 h . Hoje.

Perguntas sem resposta

Há algum candidato dos partidos de esquerda às próximas eleições autárquicas que tenha prometido cargos a outras forças políticas, irrelevantes e pouco recomendáveis, em troca de apoio eleitoral? Em Lisboa, o PSD prometeu empregos nas Empresas Públicas Municipais e o lugar de Provedor do Munícipe ao Partido da Nova Democracia e a uma associação folclórica e marialva que dá pelo nome de PPM. Que dizem a isto os habituais críticos do «Ponte Europa»? Post Scriptun – Alguém explica quem beneficiou com a criação da Empresa municipal «Águas de Coimbra»? A minha factura passou a ser maior.

É só fumaça

A central de intoxicação que quer tolher a actividade governativa é demasiado rápida a fazer acusações e excessivamente lenta a desmentir os erros, a pedir desculpa pelas calúnias, a mostrar arrependimento pelas precipitações. A ser verdade a notícia , – dizia ponderadamente Marcos Júlio aqui no «Ponte Europa» sobre António Vitorino –, a escolha da entidade a que Antonio Vitorino se encontra ligado é tudo menos inocente. Curiosamente parece não ser verdade. O Governo já desmentiu. O ministro da Economia, Manuel Pinho, negou esta quarta-feira que o Governo tenha entregue o dossier da Galp Energia ao ex-comissário europeu António Vitorino. O PCP vai desistir de pedir parecer à comissão de ética? Marques Mendes continua a considerar abuso a escolha de Vitorino? E não pede desculpa? Ou isto é uma cortina de fumo para criar as melhores condições para surgir, de Boliqueime, o salvador da Pátria?

Os amigos são para as ocasiões

Depois dos dois posts que aqui coloquei, não posso deixar de acrescentar mais qualquer coisinha sobre a nossa governação. Sócrates tem sido uma agradável surpresa para mim enquanto governante. Reconheço-lhe a coragem de ter tomado decisões necessárias e que bulem com muitos dos interesses instalados; Por isso é que temos tantas manifestações - ninguém quer perder as regalias e as alcavalas que detém. Numa palavra, tem procurado esbater as diferenças que existem na nossa sociedade, aproximando o subsistema público do privado, criando uma verdadeira situação de igualdade. Ninguém, a não ser por egoísmo, pode criticar esta actuação. Mas logo "borra" a pintura toda... Não tem conseguido escapar às logicas clientelares e de amiguismo na distribuição de alguns cargos públicos. E abre, assim, o flanco, permitindo que os seus detractores desvalorizem o que de bem tem feito. Eu compreendo que para certos cargos e para fazer cumprir os seus propósitos governativos necessita de pessoas

À mulher de César não basta ser séria ... 2

A ser verdade a notícia , a escolha da entidade a que Antonio Vitorino se encontra ligado é tudo menos inocente. António Vitorino pode(poderia) ser quase tudo na vida política portuguesa: Presidente, Primeiro Ministro, Ministro do que quisesse, ou (como preferiu) apenas deputado (pelo menos, as oportunidades não lhe faltaram). Tudo recusou. Optou por uma carreira na iniciativa privada, sem deixar a vida pública (política). Com um enorme poder de influência - não esquecer que esteve sentado na mesa das "Novas Fronteiras" do pretérito Sábado-, não pode desconhecer esse seu imenso poder; Nem pode ignorar a exposição mediática que ele próprio não renega. Prestar serviços ao Governo (não colhe esse argumento que estão a pensar - não foi, por acaso, o Governo quem nomeou Fernando Gomes para a GALP?!), ainda que de forma indirecta, poderá dever-se à sua (imensa) competência. Mas não deixa de ser verdade que estas coincidências nos fazem torcer o nariz. Falta só saber se a Gonçalves

À mulher de César não basta ser séria ...

Vem isto a propósito da recente indigitação de Guilherme de Oliveira Martins (GOM) para presidente doTribunal de Contas. Não consigo encontrar decisão mais errada. GOM será mesmo a pessoa menos indicada para ocupar tal cargo, e um erro estratégico do Governo. Começo por dizer que considero GOM dotado de uma cultura e de uma inteligência admirável (os olhinhos saltitando por detrás daquelas grossas lentes, não enganam). Possuidor de um discurso fácil, rico e bem estruturado, assisti por duas vezes a intervenções suas que me deixaram plenamente convencido. Qualidades, aliás, de que já o meu amigo Linhares de Castro me havia informado. Presidente do Centro Nacional de Cultura, foi Ministro da Educação e das Finanças (entre outros), sem, todavia (corrijam-me se estiver enganado), se ter filiado no PS (o que só acentua a sua inteligência:-)). Nada me faz duvidar da sua completa isenção e independência. Mais ainda, estou convicto da sua competência. Mas ao aceitar este cargo desfere um tiro

Gonçalo Capitão

Regressou ao convívio dos leitores do «Diário as Beiras» o desiludido santanista Gonçalo Capitão, que, sem quebra de coerência, veio terçar armas pelo Dr. Encarnação. Reconheço, aliás, no político de Coimbra, exilado em Lisboa nos últimos anos, coragem e independência que falta a muitos dos seus correligionários. Não o conhecendo pessoalmente, tributo-lhe consideração e estima pelas polémicas que tivemos, graças à benevolência do «Diário as Beiras». Ao ler hoje o seu artigo laudatório de Carlos Encarnação (site indisponível), lembrei-me de um texto meu, não publicado, talvez para pôr termo à polémica, pois o Diário as Beiras sempre foi generoso para com as cartas dos seus leitores. Aqui o deixo para os leitores do «Ponte Europa». .............................................. Reporto-me ao artigo de As Beiras que, sob o título de fino recorte literário “As palavras que estou careca de te dizer”, Gonçalo Capitão publicou no dia 8 de Novembro. Que faça a apologia do Dr. Encarnação para p

Vasco Graça Moura

No Diário de Notícias (site indisponível), de hoje, VGM escreve: «Cavaco Silva é de uma seriedade, de uma coerência, de uma isenção e de uma competência que são indiscutíveis e relegam quaisquer atributos invocáveis pelo Dr. Doares para o museu das bizarrias históricas do socialismo». Observações: 1 – Cavaco Silva merecia que o panegírico fosse feito por alguém que tivesse crédito. 2 – O saprófita de serviço não precisava de atacar Soares depois de ter defendido a sua dama. 3 – VGM é o almocreve destacado para o trabalho sujo das eleições presidenciais.

Encarnação - o demolidor

Imagem
Coimbra - Botabaixo 1 Veja mais Coimbra em MANOS METRALHAS

Noruega virou à esquerda

Imagem
«O primeiro-ministro democrata-cristão da Noruega, Kjell Magne Bondevik, anunciou esta terça-feira a demissão do Governo, em Outubro». A decisão deve-se à derrota eleitoral ontem averbada pela direita, pelo que a esquerda será poder.

Estranhas relações

Imagem
Com este título a JS de Coimbra denuncia o aproveitamento da candidatura de Carlos Encarnação do Estádio de Coimbra e do jogo Académica/Vitória de Setúbal., como se pode ver pela imagem que retirámos do respectivo blog. Vale a pena ler o texto da JS .

A Formação

Portugal é o país da OCDE onde os jovens passam menos anos a estudar "Portugal é o país da OCDE onde os jovens passam menos tempo no sistema de ensino, com apenas oito anos de estudos, menos quatro do que a média dos países da organização, segundo revela um estudo internacional-Publico" Este é um dos problemas do nosso país , sem uma aposta clara na formação e qualificação técnica nunca poderemos aspirar a ser um país verdadeiramente desenvolvido e andaremos sempre na “cauda” da europa.

Greve dos juizes?

Salvo o respeito que é devido aos meritíssimos juizes, venerandos desembargadores ou excelsos conselheiros, respeito que a Associação Sindical de Juizes Portugueses (ASJP) se esforça por esbanjar, a ameaça de greve coloca-os ao nível de funcionários. A bizarra ASJP defende interesses corporativos de juizes e coloca os seus filiados na delicada situação de ameaçar outro órgão igualmente legítimo – o Governo. E se o Presidente da República, o Governo ou a Assembleia da República, que não merecem menos respeito nem detêm menor legitimidade, anunciassem uma greve? Depois de o presidente do tribunal da Relação de Lisboa ter usado linguagem de almocreve e ameaçado agredir um jornalista, na TV, e de o juiz do multibanco ser indigitado conselheiro do Supremo Tribunal Constitucional (pelo CDS), já não se estranha a linguagem sindical do presidente da ASJP. Alexandre Baptista Coelho é certamente um magistrado respeitável, mas avilta a função com ameaças ao Governo e lança a confusão entre o juiz

Exercício de prestidigitação

(...) «Não. Foi preciso mobilizar recursos, muito avultados, planear com critério e executar com esforço. Foi preciso escolher.Quem visita Coimbra descobre três pontes construídas, três complexos com seis piscinas prontos, um pavilhão multidesportos, dois estádios, quilómetros de novas vias, um parque de campismo, áreas verdes, parques infantis. E surpreende a azáfama das obras em construção um pouco por todo o lado, desde reabilitação urbana a outras vias essenciais e a intervenções de saneamento.Vê, certamente, muito dinheiro investido e percebe para onde ele foi». (...) Carlos Encarnação , Diário as Beiras, de hoje .

Manuel Alegre

Imagem
Canção tão simples Quem poderá domar os cavalos do vento quem poderá domar este tropel do pensamento à flor da pele? Quem poderá calar a voz do sino triste que diz por dentro do que não se diz a fúria em riste do meu país? Quem poderá proibir estas letras de chuva que gota a gota escrevem nas vidraças pátria viúvaa dor que passa? Quem poderá prender os dedos farpas que dentro da canção fazem das brisas as armas harpas que são precisas? Manuel Alegre Nota - Ontem não estive lá. Não acompanhei a Teresa, que bem merecia. Vou hoje ver-te. Vale mais, só.

Juizes – greve desnecessária

Homicida libertado hoje – anuncia o «Correio da Manhã». O gerente bancário de Coimbra condenado a 18 anos de prisão por homicídio qualificado pode teoricamente retomar hoje o trabalho, como gerente da agência Solum do Banco Totta & Açores, depois de ter assassinado um cliente a quem, por abuso de confiança, se tinha apropriado de 216 mil euros. A apropriação da elevada quantia e a tentativa de ocultação estiveram, aliás, na origem do crime. Os prazos da prisão preventiva chegaram ao fim, pelo que sairá em liberdade até estar finalizado o processo burocrático, que permitirá efectivar o cumprimento da decisão dos juizes (18 anos, reduzidos para 17 no Supremo Tribunal). A vítima, António Mateo, proprietário dos Laboratórios Lux, em Coimbra, era muito conhecido pelo que o crime, as circunstâncias e o autor mereceram grande relevância na comunicação social. Por ter excedido o prazo máximo de 30 meses de prisão preventiva o assassino saiu ontem em liberdade. Com uma justiça assim, o cida

EUA. Quatro anos após o 11 de Setembro.

Imagem
«O nosso primeiro inimigo não é Bin Laden nem Al Zarqawi, mas o Corão, o livro que os intoxicou». ( Oriana Fallaci, jornalista italiana) . Há quatro anos não foi agredida apenas a América, a civilização foi posta à prova. O ódio religioso é a lepra que alastra e corrói a base dos sistemas democráticos e põe em risco a civilização.

Chile. A evocação de um crime

Imagem
Faz hoje 32 anos, um obscuro general derrubou o Presidente eleito do Chile, Salvador Allende, e deu início a uma longa e sinistra ditadura que permanece como paradigma da crueldade, do arbítrio e da barbárie. Em homenagem aos muitos milhares de desaparecidos, torturados, presos e assassinados o «Ponte Europa» publica a foto do frio torcionário Augusto Pinochet. Para que não se esqueçam os algozes.

A Europa e o modelo social

Imagem
A Alemanha e a Polónia podem, a curto prazo, mudar a orientação económica no sentido de um liberalismo exaltado que, sobretudo no primeiro caso, pode levar à pasta das Finanças o juiz Paul Kirchhof que pretende converter numa «taxa única» as taxas progressivas que a justiça social, o tempo e o modelo europeu há muito consagraram. A Polónia, com dificuldades de adaptação ao sistema democrático, hesita entre um modelo social-democrata e a aventura ultra-liberal. Avizinha-se a vitória dos populistas do partido da Lei e Justiça, coligados com a Plataforma Cívica, refúgio de militantes do desacreditado Solidariedade, cujo programa eleitoral preconiza igualmente a famigerada «taxa única». O modelo social europeu, que a direita democrática tolerava, está em risco, com a senhora Angela Merkel, seduzida por Bush e a procurar imitar a senhora Thatcher. Com o exemplo dos EUA e a ofensiva liberal do primeiro-ministro japonês Junichiro Koizumi que conseguiu afastar os elementos moderados do seu pa

TVI e o grupo Prisa

A Direita tem feito um enorme alarido pela venda eventual da TVI ao grupo espanhol Prisa. É surpreendente que quem mais defende a liberdade de negociação entre empresas privadas pretenda que o Governo impeça um negócio que, a realizar-se, não apresenta contornos fraudulentos, não infringe normas comunitárias nem a legislação portuguesa. Finalmente, tem como destinatário um grupo da comunicação social de reconhecida idoneidade, proprietário de um jornal de referência a nível europeu – o El País. Talvez seja a má consciência de Marques Mendes cujo Governo, que integrava, deu à Igreja católica a TVI, em detrimento de uma candidatura protagonizada por Proença de Carvalho, apesar de ser o projecto menos consistente técnica, económica e financeiramente, como se sabia e rapidamente ficou demonstrado. Razão teve o saudoso Mário Castrim – o melhor crítico de televisão, de sempre –, que afirmou: «A TVI nasceu na sacristia e desaguou na sarjeta».

Cada coisa no seu lugar

Sob o título « Alunos interrompem cena de sexo em sala de aula », o «Correio da Manhã» noticia que: «Ao abrir a porta de uma sala onde iria decorrer uma aula, um grupo de alunos de uma escola profissional de Felgueiras nem queria acreditar no que acabara de interromper: uma alegada cena de sexo, entre um director e uma professora do estabelecimento de ensino». Espera-se que os dois docentes se transfiram para outro local mais recomendado e onde o entusiasmo e a performance sejam mais apreciados. Nota : Não sei porquê, esta notícia recorda-me a resposta de um padre aos noivos que lhe perguntaram se podiam fazer amor antes do casamento. «Desde que não atrasem a cerimónia...» - respondeu o compreensivo sacerdote.

Constituição Europeia

No princípio de Setembro, Durão Barroso declarou a um obscuro jornal polaco que, «num futuro próximo, não teremos constituição [europeia]». Pronunciando-se sobre matéria que não é, aliás, da sua competência, o presidente da Comissão Europeia disse o óbvio, que os líderes europeus no seu conjunto – os responsáveis – evitam admitir. A comunicação social, ocupada com a tragédia de Nova Orleães e a fragilidade da América, ignorou a declaração. O silêncio dos líderes europeus é bem eloquente quanto à incapacidade para resolverem a situação. O Tratado de Nice, que parecia esgotado e era dado como obsoleto, permanece como derradeira âncora a que os governantes europeus se agarram para evitar o fracasso da mais fecunda experiência colectiva do pós-guerra. A rejeição francesa visou mais o próprio Governo do que a Constituição Europeia e reflectiu sobretudo o estado de espírito do eleitorado. Na Holanda os resultados foram influenciados pelo assassinato do cineasta Theo van Gogh e pelo terrorism

Espaço dos leitores

Aqui se renova o prometido espaço.

Coimbra – autárquicas

Os novos cartazes do Dr. Carlos Encarnação são, de facto, muito mais sedutores. A tocar violino.

Economia a Crescer

“As contas trimestrais do INE mostram que o PIB português cresceu 0,5 por cento no segundo trimestre de 2005 em relação ao ano anterior. Um valor que surpreendeu os economistas pela positiva”. - In Público Apesar deste crescimento ter sido motivado mais pelo aumento do consumo do que pelo aumento sustentado das exportações, não deixa de ser uma excelente notícia depois do descalabro que foi a governação do governo PSD/CDS, durante a qual o crescimento económico mais não foi que uma “miragem”.

Dicionário Político da fé

Abrilismo – Crença partilhada por todos os que se revêem no regime democrático e não esquecem que a liberdade viajou na coragem e determinação dos capitães de Abril. Barrosismo – Culto sem crentes, apenas alguns clientes. Nasceu no aparelho de Estado, sem chama nem convicção e acabou em Bruxelas sem glória nem futuro. Cavaquismo – Seita onde coexistem a nostalgia autoritária e o desejo de progresso. Os crentes julgam o ícone avatar de Sá Carneiro e não gostam de coligações. Muitos anseiam pelo seu regresso, mais unidos pelo ressentimento do que pela devoção. Centrismo – Projecto de direita civilizada frequentado por beatos do fascismo e cépticos da União Europeia. Comunismo – Utopia profetizada por videntes e outras pessoas de virtude que deu maus resultados e encheu de boas intenções o inferno do socialismo real. Cunhalismo – Uma das mais desveladas e intensas devoções surgidas no Portugal de Abril, por respeito pelo taumaturgo e fascínio pela sua inteligência, cultura e coerênc