Prof. Doutor Manuel Antunes



Recebi hoje, na caixa do correio, um folheto do Mandatário Distrital de Coimbra para a candidatura de Cavaco Silva.

Conheço o mandatário, brilhante cirurgião cardiovascular, razoável cidadão e medíocre intelectual.

Se o rigor com que maneja o bisturi e a sua preparação técnica pudessem manifestar-se na escrita, outro seria o texto em que apela ao voto no candidato de direita.

De quem, em tempos, deu uma entrevista a justificar a discriminação racial na África do Sul – uma ignomínia que a história regista –, não se pode exigir muito no campo das ideias nem em termos de cidadania.

Podia, no entanto, ter pedido a alguém para lhe escrever o texto, alguém que tivesse pelo idioma e pela pontuação o mesmo desvelo com que o autor defende, há muito, posições conservadoras ou abertamente reaccionárias.

Não se pode ser bom em tudo mas, nalgumas coisas, não é preciso ser tão mau.

Apostila – O uso do título académico em questões de cidadania é medíocre, provinciano e obsoleto.

Comentários

Anónimo disse…
Mas quem é VOCÊ para avaliar uma personalidade como o Prof. Doutor Manuel Antunes?
Anónimo disse…
Filósofo do mondego:

Sou alguém que nunca defendeu o regime racista da África do Sul.
Anónimo disse…
Vítor Manuel:
Onde é que eu digo o contrário do senhor (que não é baixo) sobre as qualidades profissionais do Prof. Dr. Manuel Antunes?

Limitei-me a referir a baixa qualidade literária, gramatical e de pontuação do panfleto que ele escreveu. Verá que tenho razão pois está a ser distribuído por todo o distrito.

Quanto à defesa do regime racista da África do Sul, fê-lo numa entrevista que foi muito comentada e condenada.

Quer que eu aceite isso? Deixo o racismo para outros. ;-))

Quanto à minha alegada «baixeza» é melhor ver o que o senhor escreve.
Anónimo disse…
Carissimo, Exmo, Magnânime Prof. Drº Carlos Esperança:
Nunca pensei um dia ter que escrever isto mas, sinceramente acho-o uma pessoa do mais baixo nível que alguma vez encontrei na vida!
Quero-lhe dizer, que devido aos meus problemas de saúde, tive que ser operado pelo PROF. DR. MANUEL ANTUNES, homem que por fatalidade ou não, tenho o prazer de conhecer e ser amigo...
Que baixeza meu senhor...
O senhor neste momento, caiu no fundo do poço!
Quero-lhe dizer que sou socialista militante há muitos anos, sendo amigo pessoal do Vilar, desde os seus, nossos, tempos de bancário.
Nunca pensei ter que um dia sair a terreiro defender o DR. MANUEL ANTUNES, contra uma pessoa do meu próprio partido, (para ser sincero esperava muito isso de alguém do PSD.
Que comentário o seu tão infeliz!
Só porque o SR. DOUTOR não faz parte de sua (e minha também) ideologia... É por pessoas assim, que a verdadeira democracia, jamais avançará...
Mas, no seu texto, existe algo que de facto me deixou de queixo caído.
Afirma o Sr. o seguinte:
"Conheço o mandatário, brilhante cirurgião cardiovascular, razoável cidadão e medíocre intelectual."
O senhor é mentiroso, depois de com uma afirmação destas, é impossível conhecer o PROF. DR. MANUEL ANTUNES. Senão vejamos:
"Brilhante cirurgião" - Isso é tão inquestionável, que ao negá-lo ainda cairia mais no ridiculo.
"Razoável Cidadão" - Claro, só podia, não faz parte dos suas ideologias, não ficaria bem dizê-lo. Um HOMEM que todos os anos junta milhares de pessoas num jantar de agradecimento, não só pela sua competência científica, como pelos seus atributos como cidadão e pessoa humana, faz o senhor cair num rídiculo bastante grande.
e finalmente,
"medíocre intelectual" - Ora aqui é que não posso deixar de lhe chamar uma pessoa baixa e sem carácter (se tiver oportunidade, sexta-feira no decorrer do jantar, digo-lho pessoalmente)
Com que então um excelente médico, com uma qualidade científica notável é um intelectual medíocre! ah... já percebi, na sua definição de intelectual, não entram as pessoas da área das ciências puras, apenas os das letras ou humanidades, como queira.
O homem de ciência, na sua optica, que escreva mal, ou que não tenha tempo para a leitura clássica, não é um intelectual....
Só lhe posso dizer uma coisa...
O senhor pode ser uma excelente pessoa, pode ser o grande intelectual (que não é), pode ser tudo, mas com um comentário destes, fique sabendo que acima de tudo, o senhor é pouco inteligente e uma pessoa bastante "baixa"
PS - Sempre fui um homem de esquerda que admirei o seus comentários, sempre dava uma vista de olhos os seu, que já considerava meu também, blog, mas apartir de homem, com este comentário, deixo de cá vir...
Está explicado, porque por aqui, andam mais pessoas de direita a dizer mal de si, do que pessoas de esquerda...
Anónimo disse…
O estalinismo susceptível


por francisco josé viegas -escritor

Jerónimo de Sousa, que é um homem cordato e simpático, ficou chocado com a simples invocação de Álvaro Cunhal feita por Manuel Alegre. Recordo ao leitor que Manuel Alegre estava diante de um dos símbolos do fascismo e do regime de terror que permitia as prisões políticas, o forte de Peniche. Álvaro Cunhal esteve aí preso. Eu não tenho simpatia pelas ideias do antigo secretário-geral do PCP, mas invocarei o seu nome quantas vezes me apetecer, em campanha eleitoral ou fora da campanha eleitoral, em que circunstâncias eu julgar adequado e não pedirei autorização. Nem Jerónimo de Sousa ou qualquer dirigente do PCP me podem proibir de pronunciar este nome Álvaro Cunhal. Nem este nem, felizmente, qualquer outro, ao contrário do tempo em que não podíamos, nem eu nem o leitor, pronunciar certos nomes. Portanto, e que fique claro, eu, que não tenho simpatia pelas ideias políticas de Álvaro Cunhal, citarei o seu nome diante do Forte de Peniche ou onde me apetecer. Jerónimo de Sousa, e uma corte de homens carregados de moral, ética e património histórico, investiram contra Manuel Alegre por esse facto. Eu saio a defender Manuel Alegre e seja quem for que alguém queira calar. Portugal está cheio de velhos e de novos estalinistas.

Outro coro de gente vergada à moral, à ética e ao património histórico, apareceu a criticar Cavaco porque em Grândola se cantou "Grândola, Vila Morena", durante a visita que o candidato fez à vila alentejana. Escândalo. Não percebo, senão à distância, a virgindade ofendida. Ora, "Grândola, Vila Morena" foi um dos símbolos do 25 de Abril e, portanto, essa memória é comum e colectiva. Também é minha. Não admito que ma roubem; têm de me pedir licença.

Ora há aqui um fenómeno risível e disparatado o dos estalinistas renovados - eles são os proprietários da ética, da moral, do 25 de Abril, da República, do património da Presidência, da virtude, da virgindade, do humanismo, das canções, do Forte de Peniche, do republicanismo, da Constituição, da verdade, do Prémio Nobel da Literatura, do sentido de Estado, do bom comportamento, do bom gosto, do bom senso, do Hino, de Alves Redol, dos Jerónimos, da cultura ou, provavelmente, da verdade. Na verdade, apenas reproduzem o seu medo dos outros e a ideia de respeitinho que gostavam de ver estendida a todos os ramos da política, do jornalismo e do debate. Eles queriam um país desenhado a régua e a esquadro, de onde fossem expulsos ou onde fossem, pelo menos, silenciados, aqueles que não cabem na sua ideia de perfeição.

Esse tique, suave em alguns, escandalizado noutros, e apenas disparatado em certas almas, é uma perversão do debate político entre nós. Apropriando-se do 25 de Abril, do discurso sobre o "estado social", da "cultura" e da noção de "ética", gostariam de um país onde pudessem deter toda a verdade - um país silencioso e respeitador, onde todos fossem obrigados a pedir a bênção antes de tomar a palavra.

A ideia de que Manuel Alegre não pode citar os nomes que entender e em que circunstâncias entender, ou a de que os apoiantes de Cavaco Silva não podem, em Grândola, cantar "Grândola, Vila Morena", é mais do que absurda. Portugal mantém esses tiques ridículos. De vez em quando, aparece um desses pequenos sacerdotes nos jornais o senhor não pode falar sobre esse assunto; fulano não deve pronunciar-se sobre o outro assunto. Esta vontade de censurar, de proibir e de esganiçar a voz em tom escandalizado, é congénita a parte da alma portuguesa. É um estalinismo demasiado susceptível. E é uma pena.

In, Diario de Notícias


Concordo plenamente com este artigo, esta esquerdalha simplesmente mete nojo.
Mas o mais incrível é que estes estalinistas e ditadores têm a mania que são os verdadeiros democratas.
Comunas de merd............
Mano 69 disse…
Carlos Esperança, Carlos Esperança

Eu se fosse a si arranjava um atestado médico para sexta-feira dado que se está a levantar uma vaga de fundo, no partido, contra si...

Por outro lado e como sei que é um homem sofrido na luta pela liberdade fazia questão de comparecer no jantar com uma camisola a dizer http://ponteeuropa.blogspot.com/ assim ninguém o poderia acusar de pulhice humana e/ou desconsideração.
Anónimo disse…
Perdi a (pouca) estima que tinha a Manuel Antunes quando vi a sua fotografia em diversos Outdoors da cidade de Leiria, ao lado de Isabel Damasceno. Julgo que na qualidade de candidato á Assembleia Municipal daquela autarquia. Não é, por isso, um cidadão de Coimbra, pelo que não lhe reconheço o direito de se dirigir aos que o são, na qualidade em que o fez. Como cirurgião e gestor clinico é muito bom, como pessoa parece que não, a avaliar pelos comentários dos profissionais que lhes são próximos no trabalho.
Anónimo disse…
Manuel Antunes é GRANDE!
E que inveja ele deve causar à gentalha de Esquerda!
Só trabalha no sector público (não faz clínica privada), não tem listas de espera, é competente, opera gente de todo o país e até do estrangeiro, construiu o mais respeitado serviço de cirurgia cardíaca do país (o serviço dele opera mais do que todos os outros juntos!!!) e... apoia Cavaco Silva.
São exemplos destes que "matam" a Esquerda que pensa ter o exclusivo da dedicação social!
(Comparem, comparem... Manuel Antunes com Almeida Santos, por exemplo... Ambos vieram de Moçambique, não foi?... Falem com os retornados, por exemplo...)
Anónimo disse…
O Professor Doutor Manuel Antunes é um dos meus ídolos.
O Professor Doutor Aníbal Cavaco Silva é outro.
Portugal já deve muito a estes dois grandes homens!

(Os que não acreditam nestas afirmações, se tiverem de ir a Lisboa, devem fazê-lo pela Estrada Nacional n.º 1 e não pela autoestrada, que foi construída no tempo do tal cavaquismo; se tiverem um problema de coração devem recusar-se a ser operados em Coimbra)
Anónimo disse…
Vitor Manuel: Se no seu intimo ainda existiam duvidas quanto á orientação do seu voto nas proximas presidenciais, tem de agradecer a Carlos Esperança a sua opção por Cavaco Silva. Não será por simpatia com o candidato mas por antipatia com o apoiante de esquerda que resolveu tocar na única questão onde você realmente acha que se sente á vontade - a defesa de quem, de uma forma ou de outra, se manifesta de forma, no mínimo crua, sobre outras raças ou povos. E fico-me por aqui.
Anónimo disse…
Anonymous said...
Carissimo, Exmo, Magnânime Prof. Drº Carlos Esperança:
Nunca pensei um dia ter que escrever isto mas, sinceramente acho-o uma pessoa do mais baixo nível que alguma vez encontrei na vida!

RESPOSTA: Respeito a afectividade e a emoção de quem teve a sorte de encontrar um excelente cirurgião e lhe ficou dedicado. Ponto final.

Se ler com cuidado o que escrevi nada põe em causa o profissionalismo do visado, pelo contrário.

Reitero tudo o que escrevi.

Aliás, ninguém se atreve a dizer que o panfleto de propaganda estava bem escrito ou que o autor é um político ilustre.

Quanto aos insultos dos vários anónimos, aí ficam para vergonha de quem os proferiu.
Anónimo disse…
Ó Esperança, você é mesmo um cromo!
Pensa numa coisa, escreve-a e crê que é verdade.
EXEMPLIFIQUE OS ERROS DO TEXTO, por favor, porque ainda não o fez.
Afirma que o texto está mal escrito. PROVE O QUE ESCREVE.
Eu sou de opinião contrária: o texto é muito bom e está muito bem escrito! (melhor, por exemplo, do que escreve o Saramago, porque não tem erros ortográficos, nem de concordância, nem de sintaxe).
PROVE!
Anónimo disse…
Perante um crítico literário que diz que o Prof. Dr Manuel Antunes escreve melhor do que Saramago, desisto de argumentar.

Não vale a pena.

Uma enormidade semelhante era dizer que Saramago é melhor cirurgião.
Anónimo disse…
Ó Esperança, você não consegue apontar UM ÚNICO ERRO no texto.
Por isso, faz como as criancinhas quando são apanhadas a mentir: faz beicinho...

(Mas não pense que eu faço como os outros; sempre que escrever enormidades deste tipo, cá estarei a fazer ouvir a minha voz. Está prometido!)

Já agora: PROVE O QUE ESCREVEU, HOMEM!
Anónimo disse…
Esperança escreveu:
"Uma enormidade semelhante era dizer que Saramago é melhor cirurgião".
Eu acrescento:
"Ou dizer que Manuel Antunes despediu dezenas de jornalistas no Diário de Notícias".
Anónimo disse…
Já agora: PROVE O QUE ESCREVEU, HOMEM!

RESPOSTA: Que vale discutir com quem acha melhor escritor o PROF. DR. Manuel Antunes do que Saramago. Acha que perceberia?
Ricardo Alves disse…
Eu recordo-me dessas declarações. O homem dizia que nunva ficou provado que o «apartheid» não fosse o melhor regime. Revista do Expresso.
Anónimo disse…
O outro anónimo tem razão: prove!
Se não prova é porque, mais uma vez, a sua imaginação colidiu com a realidade...
(já estamos habituados)

Continue a sonhar, a sonhar. Logo à noite deite-se a contar os votos de Mário Soares.
Vale tudo!
Anónimo disse…
O panfleto está em todas as caixas de correio.

De um lado traz o programa do dia 18.

Do outro, a prosa de segunda, de um político de terceira, escrita por um médico de primeira.

O folheto pode sr pedido na sede da candidatura: Av. Fernão de Magalhães, n.º 399 * 3030 - 117 Coimbra.
Anónimo disse…
Inscrições no mesmo local, para o jantar-convívio com Cavaco Silva, a 10 euros por cabeça.
Ainda há alguns bilhetes...
Mano 69 disse…
Carlos Esperança

Por muito que doure a pílula você foi, no mínimo, inconveniente para com o Mandatário de Cavaco Silva. Essa de utilizar uma escala de valores em relação ao homem só cabe numa cabeça fechada para o mundo e o pior é que isso com a idade só vai piorar…

«Conheço o mandatário,»
1- «brilhante cirurgião cardiovascular,» (momento de puxar o brilho - leia-se graxa - pois nunca se sabe se algum dia vou parar aquelas mãozinhas)
2- «razoável cidadão» (momento de baixo nível ou como se pode bolçar alarvices dando uma no cravo e outra na ferradura)
3 - «e medíocre intelectual.» (momento de um intelectual de esquerda ressabiado com tudo e com todos que dispara primeiro e pergunta depois)
Anónimo disse…
2- «razoável cidadão» (momento de baixo nível ou como se pode bolçar alarvices dando uma no cravo e outra na ferradura)
3 - «e medíocre intelectual.» (momento de um intelectual de esquerda ressabiado com tudo e com todos que dispara primeiro e pergunta depois)

Resposta: Mano 69:

Tinha-o por mais civilizado. Nunca pensei que me acusasse de «bolçar alarvidades». É uma linguagem que não usei para si. Mas paciência!

Pior é bolçar racismo e xenofobia como já fez o Prof. Manuel Antunes.

Mas digo-lhe mais: Para além de justificar o regime racista da África do Sul, sabe como se comportou o Prof. Dr. Manuel Antunes com Joprge Sampaio, antes da intervenção ao coração?

Por que razão a Ordem lhe quis levantar um processo disciplinar?
Anónimo disse…
Conta, conta, Esperança!
Pareces o Soares na TV, só ameaças, só ameaças e não dizes nada...
(a culpa ainda vai ser dos jornalistas, aposto!)
Mano 69 disse…
«(...)medíocre, provinciano e obsoleto.» é utilizar a foice e o martelo quando já existe o "Black and Decker"!
Anónimo disse…
Se o anónimo das 2.15 é amigo do Vilar , então é de certeza um grande socialista...Será que também é sócio da Universidade da margem esquerda?
Unknown disse…
Definição básica:

"Intelectual é a pessoa que usa o seu intelecto para estudar, especular ou refelectir acerca de ideias,de modo que o uso do seu intelecto possua relevância social e colectiva"

Fonte-Wikipedia

Penso que o Dr. Manuel Antunes, segundo esta definição, que poderá aprofundar através da pesquisa de literatura relevante enquadrando o conceito em causa, o bate aos pontos, a si, a mim, a uma imensidão...

Cidadania????
A preocupação em colocar a sua mestria ao serviço do outro,naquilo que melhor sabe fazer, e a atenção que tem para com as pessoas parece-me a melhor prova de humanidade!!!

Racista??? Há experiências/educações que poderão muitas vezes culminar no medo ou em convicções negativas (que devem ser combatidas sistematicamente), mas que não caracterizam de todo a personalidade e generosidade de alguém.
Unknown disse…
Infelizmente, vai surgir o dia em que este Carlos Esperança vai ter um problema do coração e Prof Manuel Antunes vai ser Deus!

IF

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides