sábado, março 25, 2006

Zapatero e a ETA

Zapatero anunciou ontem que pedirá autorização ao Parlamento para iniciar negociações com a ETA, depois de verificar que o cessar-fogo decretado é um passo definitivo para o fim da organização separatista.

Que dirão agora Luís Delgado, comissário político de Santana, José Manuel Fernandes e toda a direita que, há três anos, execraram Mário Soares por ter defendido negociações para o Iraque, esquecidos do processo do IRA.

Com a coragem do ar condicionado vociferavam: «Não se negoceia com terroristas».

Pouco tempo depois, o PSD, o CDS e os seus ventríloquos de serviço meteram a viola no saco quando os americanos tiveram de negociar com um dos mais tenebrosos iraquianos – Moqtada al-Sadr.

4 Comments:

At sábado mar 25, 11:13:00 da manhã, Blogger sabine said...

Não sei se negociar com terroristas é boa ideia... Em qualquer caso aprecio o esforço de Zapatero para chegar à paz - e com uma solução que satizfaça todos!

 
At domingo mar 26, 04:40:00 da manhã, Anonymous e-pá! said...

O importante passo anunciado por Zapatero deve ser apoiado.
Vamos ver como se comporta o PP no Parlamento mas não será, minimamente, surpreendente se aproveitar o ensejo para levantar os espantalhos do costume:
a autoridade do Estado, o uso de justiça implacável, os crimes de sangue, a luta antiterrorista, etc.

Desde 1959, a ETA que nasceu no seio de estudantes e intelectuais dissidentes do Partido Nacionalista Basco (PNV)que acusam a direcçaõ do PNV de colaboracionista (com o poder castelhano). Oito anos depois (na V Assembleia) faz uma grande inflexão estratégica que determinou o início da "guerrilha urbana" contra o ferrete de Madrid. Em 1968, "assina" a sua primeira acção violenta (selectiva)contra um um polícia conhecido como "o torturador de Irún". Os problemas que vinham de longe (guerra civil)tornaram-se mais visíveis nesse dia. Arrastam-se, portanto, há quase 38 anos e atravessaram o regime franquista, a transição democrática,Felipe Gonzales, Aznar,...

Portanto, Zapatero está sob a "mira" popular. Se conseguir implementar a Paz, será uma grande e significativa vitória política.

Essa vitória tem custos - a derrota da Direita. Que fica despojada de um inesgotável (mas ignóbil) instrumento político - o medo.

Logo, atenção às Cortes...

 
At segunda fev 05, 05:16:00 da manhã, Anonymous Anónimo said...

You have an outstanding good and well structured site. I enjoyed browsing through it nieve campbell lesbian Quiksilver headquarter phone directory Daily vitamin with metabolic boost Online poker q keno stockton lesbian kathy Conjurations latin exorcism

 
At quarta fev 21, 10:15:00 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Excellent, love it! Sex and a girl movie tv gm 03 cadillac deville recalls Nebraska football recruit duval county schools video surveillance Cheap audi cars Bronze baby shoes Search engine positioning lubango Teen mini tits Wellbutrin zyban bupropion side effects - buy ambien online -

 

Enviar um comentário

<< Home