Notas soltas - Agosto/2006

Cuba – A bravura de Fidel e as vitórias no campo da saúde, cultura e instrução não se apagam, mas ao último herói de uma utopia frustrada, manchada pelos atropelos à liberdade e perseguições políticas, não o absolverá a História.

Médio Oriente – O Irão continua controlado por um demente fanático, agora revigorado pelo ódio crescente a Israel e aos EUA, visto como vingador das humilhações e do atraso provocados pela fracassada civilização árabe.

PSD – O silêncio perante o comportamento rasteiro e boçal do líder da Madeira delapida o prestígio de Marques Mendes, adquirido nas eleições autárquicas, ao vetar candidatos pouco recomendáveis, e fere também o primeiro-ministro e o próprio PR.

CDS – Os militantes hesitam entre o líder actual que preserva a herança de quem deu uma oportunidade aos salazaristas para se converterem à democracia e um outro que lhes facilite a reconversão ao salazarismo.

Jaime Silva – A Provedoria de Justiça deu-lhe razão ao mandar arquivar a reclamação contra o indeferimento das candidaturas às medidas agro-ambientais de 2005. Com este ministro a CAP ainda acaba a dedicar-se à agricultura.

Scotland Yard – A prisão dos criminosos e a prevenção de mais um cruel ataque terrorista, perpetrado pelo fanatismo religioso, foram mérito da polícia inglesa que evitou uma nova tragédia.

Incêndios – A catástrofe, que todos os anos se repete, não é apenas filha de mão criminosa, é fruto da nossa incúria, a ingenuidade de quem pensa poder apagar os fogos que devia prevenir.

Toronto – Foi revelado na 16.ª Conferência Mundial que, só em 2005, a SIDA matou 2,8 milhões de pessoas e provocou mais 4,1 milhões de novos contágios. O uso do preservativo é o único meio eficaz para evitar o contágio sexual.

Israel – O cessar-fogo entre Israel e o Hezbollah não é o princípio da paz porque a guerra não é entre Israel e o Líbano, é entre o sionismo judaico-cristão que não tolera a Palestina e o fascismo islâmico que pretende erradicar Israel.

EUA – A guerra civil no Iraque, de média densidade e danos brutais, e o reforço do Hezbollah são derrotas da administração Bush e de Israel que prenunciam uma guerra mundial com data incerta e efeitos aterradores.

Açores – O 10.º círculo eleitoral, mais cinco deputados na Assembleia Regional, melhorou a proporcionalidade eleitoral mas o número de 57 deputados é um exagero que a unificação num único círculo eleitoral deveria reduzir para um terço.

Madeira – O mesmo critério dos Açores é válido para a Madeira onde o exagero de pessoal político não tem paralelo no Continente. Não há racionalidade económica ou necessidade administrativa que justifique a dimensão faraónica dos órgãos regionais.

Escutas telefónicas – Uma juíza federal ordenou o fim das escutas ilegais que o presidente dos EUA aprovou. Em Portugal um juiz autorizou escutas ao presidente da República sem que o PGR esclareça como, quando e quem as consentiu.

PGR – O PSD exigiu que o próximo nome fosse acertado entre os dois maiores partidos, tal como aconteceu com o actual, com consequências funestas para o segredo de justiça e danos irreparáveis no prestígio do titular. E insiste.

Festa do Pontal – O tónico do PSD para o início de cada novo ano político converteu-se, após o interregno, num arraial pífio, de sólidos rancores e escaramuças tribais, de que o próprio líder se desviou.

Espanha – Foi removida da Academia Militar de Saragoça a estátua de Franco e o seu cavalo, análogos na majestade e inteligência. Mais um Franco, que fuzilou 50 mil espanhóis após o fim da guerra, vai apanhar pó numa arrecadação.

Rússia – Os interesses militares, económicos, energéticos e geo-estratégicos são o grande obstáculo para uma resposta concertada ao perigo iraniano. É um enigma o seu alinhamento em caso de conflagração que parece adivinhar-se.

Timor – A demissão do Governo chefiado por Alkatiri, incitada pelo episcopado e pela Austrália, não trouxe qualquer solução e parece ter agravado todos os problemas.

Comenda – Se o Sr. Duarte Pio fosse imputável, a atribuição da imaginada Ordem de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa aos jogadores, cozinheiro, fotógrafo e massagistas da selecção nacional de futebol, constituiria insulto à República.

PCP – Trinta anos de organização impecável fizeram da Festa do Avante uma referência cultural, manifestação de alegria e bom gosto, sem rival no espectro político português. Faço votos para que o sucesso se repita nas próximas três décadas.

Comentários

Anónimo disse…
PORTO, 2006.08.31
Ao CARLOS ESPERANÇA
Viva.
Este PONTE EUROPA é claro na direcção que avança e é um espaço esclarecido. Só tenho um ponto contra que é Cuba. E esperava uma referência especial ao Jerónimo de Sousa, o quase desconhecido Secretário - Geral do PC actual, porque o Jerónimo é que é o PC. De resto tudo bem. Assim:

Cuba – Acho que Fidel deu uma má imagem do que é o socialismo ou do que pretende ser. Eu não estive lá ainda mas daquilo que leio e vejo na televisão, as paredes das casas estão velhas, a esperança de melhores dias envelheceu o regime vigente está longe de ser consensual e vejo vitórias no campo da saúde sim, mas vitórias da cultura e instrução vejo muito pouco Porque não é possível ver ... estas últimas.

PCP – Trinta anos de organização impecável fizeram da Festa do Avante uma referência cultural, manifestação de alegria e bom gosto, sem rival no espectro político português. Faço votos para que o sucesso se repita nas próximas três décadas.

Fazendo igualmente votos de suceso apresento as minhas saudações.
JS
Anónimo disse…
Falar da fracassada civilização árabe é um arroubo desnecessário. Haverá um metro-padrão universal para avaliar essa ou outra? A ocidental, por exemplo, perante os recursos planetários, será um exemplo de sucesso?

Já os incêndios são a prova provada da nossa menoridade cívica, dado que 95% têm mão humana, por crime ou desleixo.
Anónimo disse…
EUA - IRAQUE

Frequentemente falamos de questões políticas, militares, estratégicas, etc., quando nos referimos à "guerra do Iraque".

A adminstração Bush tem tido a presunção de "esconder" (varrer para debaixo do tapete) as significativas consequências humanitárias desse conflito.

Acho que vale a pena ir divulgando alguns números, já que são um estimulo ao entendimento da situação e um contributo para a discussão do que se vai vivendo e prolongando no terreno.

O projectado "passeio" a Bagdad das forças norte-americanas, para libertar o Iraque do ditador Saddam, sob esperados aplausos e agradecimentos da população, tem tido custos humanitários (mortos e feridos) pesados que Bush. Foi completamente diferente do que a clique neo-conservadora que rodeia Bush, esperava.

Receoso da opinião pública americana, que sabe muito crítica, não gosta que estes dados sejam divulgados.

MORTOS AMERICANOS:

- desde o início da guerra(19/3/03):
2639

- desde que Bush, com uma encenação no deck de um porta-aviões, declarou a "missão cumprida" - (1/5/03):
2502

- Desde a captura de Saddam (anunciada como um novo "sinal" do fim da guerra) (13/12/03):
2172

- Desde a transferência do poder para um governo de transição(29/6/04):
1773

- Desde as eleições iraquianas(31/1/05): 1203

NUMERO TOTAL ESTIMADO DE AMERICANOS FERIDOS NO IRAQUE:
48100

ÚLTIMA FATALIDADE DOS AMERICANOS:
29.08.2006

***********************************

CIVIS IRAQUIANOS MORTOS PELAS INTERVENÇÕES MILITARES NO IRAQUE:
Min:
41041
Max:
45613

MORTOS IRAQUIANOS DESDE 28 ABRIL 2005:

- Policia /Militares : 3493
- Civis: 11917
Total: 15410

Ao divulgarmos estes números estamos a fazer um favor ao Sr. Bush : ajudá-lo a encarar a realidade.
Anónimo disse…
Um outro comentário (curto)

ISRAEL

Segundo informações recentes as forças portuguesas a enviar para o sul do Libano vão ficar sobre o comando directo de espanhóis.

As voltas que o Mundo dá!
Não é?

Espera-se a todo o momento que o Sr. Duarte Pio - no intervalo das suas fantasiosas conderações - faça um comunicado ao País sobre o assunto.
Anónimo disse…
Vivemos num país com um PM, palerma e mentiroso de nome José Sócrates...
Gostaria de vos falar num assunto:
Este senhor no debate final na TV (tenho isso gravado) antes das eleições com o seu homólogo Santana Lopes, disse e passo a citar: "Vamos criar postos de trabalho... e incentivar projectos científicos, aumentar o número de bolsas de doutoramentos, pois necessitamos de pessoas qualificadas no país"
ALDRABÃO... MENTIROSO...
Fiquem vossas excelências a saber, que no campo docente, todos os professores que eram bolseiros do ministério da Educação, tiveram que voltar à escola, terminando assim a sua bolsa. Todos aqueles que este ano concorreram à bolsa (como foi o meu caso), receberam em casa uma amável carta do Senhor (desculpem, senhor) secretário de estado a informar que estavam canseladas todas as bolsas do ministério da Educação.
MENTIROSO... ALDRABÃO... DIGAM O QUE DELE DISSEREM, MAS A VERDADE É QUE ESTE SENHOR VAI TER UM FINAL TRISTE... ESCREVAM O QUE VOS DIGO
Anónimo disse…
Peço desculpa mas só agora verifiquei onde se lê, "canseladas", deve-se ler "canceladas"
Anónimo disse…
Anonymous Qui Ago 31, 10:56:05 PM

Felicito-o por ter aprendido a escrever a palavra «cancelar» mas peço-lhe que não repita o mesmo comentário nem faça outro a despropósito.

Não é hábito o Ponte Europa apagar comentários mas reconhecerá que a repetição transforma em lixo a mais inteligente das observações.

Nesse caso não tenha dúvidas de que verá removida a prosa contra os seus inimigos de estimação.
Anónimo disse…
JS:

Tal como acontece com outros leitores habituais, há diferenças de pontos de vista (saudáveis, aliás) e posições que apenas me comprometem.

As «Notas Soltas» (cerca de 20, habitualmente)são publicadas num mensário da vila de Almeida (já lá vão sete anos) e partilhadas com o Ponte Europa desde o seu nascimento.

Agradeço os comentários e peço desculpa de não me ser possível responder a todos.
Anónimo disse…
té clarificação da situação, onde ela de facto se justifica que exista, os bolseiros que ganhem o seu sustento , socorrendo-se dos Serviços Sociais, e pressionem pela positiva a clarificação da sua situação.
CONTINUO A VER MAIS ESTUDANTES NOS LOCAIS E OCASIÕES DE FESTA E FARRA, DO QUE NAS OCASIÕES DE ESTUDO,REFLEXÃO E DEBATE ! Isto é incontroverso!
Anónimo disse…
Espanha soma e segue, a arquivar aos poucos o entulho da história. É o que deveria fazer-se por cá, se nós tivéssemos consciência do entulho parasita que há séculos trazemos às costas. Qual quê? Heróis do mar, nobre povo! Para a frente é que é o caminho!
Já o estado actual do PSD e da sua festa do Pontal, a avaliar pelo estado do país, não pode surpreender. Um partido que, nos dez anos cruciais de 86 a 95, (com colaborações avulsas do PS nesse período e depois) conduziu o país ao buraco em que está (economia, educação, saúde, justiça, etc) merecia a nossa piedade, se não fosse uma tragédia. Em qualquer caso, a irrelevância total do PSD como estrutura dirigente do país, é a demonstração da nossa incapacidade colectiva de nos governarmos em liberdade. Nenhum partido representa tão bem o que os portugueses são colectivamente, como o PSD. Até hoje, o melhor que deu ao país foi a geração de gestores oportunistas e irresponsáveis (Loureiros, A. Correias e outros) que dirigiram as empresas estatizadas durante 20 anos. Um absoluto regabofe de corrupção e aproveitamento pessoal. Com conivências avulsas do PS, evidentemente.
Quem, em seu juízo perfeito, confiaria hoje ao PSD um governo? Se o próprio Cavaco, ao sair, farto daquela rapaziada, os submeteu a um tabu dum ano inteiro, que os deixou esfrangalhados?
Anónimo disse…
O sionismo utilizou bombas de fósforo branco ao atacar bairros residenciais de Beirute.
O sionismo utilizou cluster-bombs de fragmentação, já quando o cessar-fogo estava à vista.
O sionismo continua a fazer a sua guerra na faixa de Gaza.
Amanhã voltará a queixar-se dos terroristas que se fazem rebentar em autocarros civis.
Se Cristo voltasse, e continuasse milagreiro, expulsava-os do templo. Se a América não vetasse, claro!
Anónimo disse…
«Espera-se a todo o momento que o Sr. Duarte Pio - no intervalo das suas fantasiosas conderações - faça um comunicado ao País sobre o assunto.»

Tá boa, sim senhor!

Não foi o Sr. Duarte que, por alturas da crise em Timor (anos 90) disse que Portugal deveria declarar guerra à Indonésia?
Braveman disse…
Cuba – A esquerda Portuguesa, obviamente comunista, continua a espelhar a admiração por criminosos, assassinos das liberdades e do desenvolvimento, e que reflectem na plenitude o conceito de "democracia" destes senhores

Médio Oriente – Concordo plenamente, Só um desenvolvimento, considero o arabismo e o islão como sociedade falhada pois eras sem dúvida um Oásis de civilização há não muito tempo

PSD – também concordo

CDS – Ainda continuo à espera de ver um salazarista no CDS. É mais um daqueles mitos criados pela esquerda para desviar atenções. Se a esquerda chama extrema direita ao CDS ainda Gostava de saber o que é o BE.
Agora, realmente neste momento o CDS é um partido desorientado

Jaime Silva – É mais um a Chagar a cabeça do povinho. Com a sua prepotência e arrogância que tiram qualquer brilho a qualquer boa iniciativa que tenha

Scotland Yard – Sim

Incêndios – Concordo, é a palhaçada do costume onde se tentam encontrar bodes expiatórios para tirar a água do capote

Toronto – Assustador

Israel – Concordo em certa medida, pois os actos traduzidos por israel não revelam a incapacidade de coexistir com a palestina

EUA – Não serei tão radical mas que o homem é um palhaço isso nonguém lhe tira

Açores – desconheço

Madeira – o mesmo

Escutas telefónicas – é a máfia da Justiça, ou quem pensam que manda no País

PGR – E Insiste e Bem, pois não podemos deixar que sócrates torne a justiça em mais um instrumento de manipulação como tantos outros que tem feito

Festa do Pontal – Normal, ou não?

Espanha – sLimpar as memórias de Franco nem me aquece nem me arrefece, agora é interessante que a esquerda esqueça o que fizeram, só o fraquito é que assassinou gente, como sempre os comunas são puros e castos, ehehe

Rússia – completamente

Timor – Foi bom, mas ficou-se por ali

Comenda – e continuamos na mesma estupidez sua. O homem pode dar as comendas desde que tenha o cargo para isso, se o homem é grão mestre daquela ordem, é-o quer republicaninho queira quer não

PCP – Ora aqui está o que o PCP devia fazer na Vida, Organizar festas, pois parece ser a única coisa que conseguem fazer bem
Anónimo disse…
Braveman:

Respeito as suas anti-Notas Soltas.
Bomfim disse…
Se querem saber mais do Duarte Pio é só visitar a página www.reifazdeconta.com e espalhar por todos os amigos.

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides