Dia de Acção Global por Guantánamo

Caros amigos

Aproxima-se o 5ªaniversário do campo de detenção de Guantánamo. Durante estes cinco anos centenas de prisoneiros foram sujeito a condições e tratamentos cruéis, desumanos e degradantes. A maior parte dos prisioneiros encontra-se detido sem acusação ou julgamento, e outros foram libertados depois de ser ter concluído que as suspeitas que recaiam sobre eles não passavam de falsas pistas.

O regime de detenção em Guantánamo - severo, indefinido, em isolamento e punitivo - constitui uma violação à lei internacional.

Guantánamo tornou-se um símbolo de injustiça. Como tal, deve ser fechado imediatamente.

A Amnistia Internacional foi uma das primeiras vozes a pedir que o campo fosse fechado, e muitas outras organizações, instituições e particulares têm vindo a exprimir o seu desagrado em relação ao centro de detenção.
Amanhã (hoje), dia 16 de Dezembro, as Secções da AI espalhadas pelo mundo promovem acções públicas para relembrar a situação de Guantánamo. Em Lisboa, faremos uma recolha de assinaturas para uma petição dirigida ao Embaixador dos EUA em Portugal, pedindo o encerramento de Guantánamo. No Parque das Nações, a partir das 15h00.

Participe nesta acção, ou então envie a carta em anexo para o Embaixador, juntado a sua voz à de milhares de pessoas que amanhã assinalarão este dia.

Outras formas de participar: http://www.amnestybahrain.org/Petition.htm - petição on-line da Secção da AI no Bahrain

Luisa Marques
Coordenadora de Campanhas e EstruturasAmnistia Internacional Portugal
Telf: 21 386 16 52
Fax: 21 386 17 82
e-mail: l.marques@amnistia-internacional.pt

Comentários

Anónimo disse…
TODOS os que pugnam pela não arbitrariedade devem condenar Guantanamo, local ilegalmente onde os invasores Americanos e seus apaniguados, mantêm detidos seres humanos ... sem culpa formada, e onde os submetem a todo o tipo de sevícias.
Guantanamo, uma aberração (até à data aceite) no Mundo dito civilizado.
A história faz-se sempre, e o Mundo é algo sempre em movimento.
Anónimo disse…
O que me dói é um (não o único!)dos grandes responsáveis - Rumsfeld - ser, na hora do seu regresso a penates, publicamente elogiado pelo seu "trabalhinho" na voz do presidente de uma nação livre, infelizmente, para a democracia no Mundo, também comprometido nesta insuportável violação dos Direitos Humanos.
Foi, portanto, movido pelo sentido de responsabilidade cívica e de solidariedade com AI, que assinei a petição.

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides