O Inocente

Durão Barroso escreveu ao presidente do Parlamento Europeu a esclarecer que não teve qualquer «conhecimento» ou «intervenção» no caso Somague, uma irregularidade no financiamento do PSD, em 2001, no âmbito das eleições autárquicas, quando era presidente do partido.

Em 2003, as férias com a família João Pereira Coutinho na ilha particular deste e com viagem no seu jacto particular, antes da compra da Quinta da Falagueira e da venda ao Governo do Volkswagen Phaeton para viatura oficial do primeiro ministro, foram motivo de especulação jornalística.

Em 2005, as famosas férias passadas a bordo de um iate de um amigo grego motivaram uma moção de censura de um grupo de eurodeputados do Parlamento Europeu, que o obrigaram a dar explicações e o humilharam.

Foi, todavia, a forma como usou o nome de António Vitorino para preparar a fuga para Bruxelas, como recompensa da cumplicidade na invasão do Iraque, que deu a medida do seu carácter.

O financiamento ao PSD, com ou sem o seu conhecimento, embora para seu benefício eleitoral, é insignificante quando comparado com o crime da invasão do Iraque. A presidência da CE foi o preço da conivência no crime para que os EUA arrastaram os idiotas úteis e os cúmplices entusiastas.

Comentários

Anónimo disse…
Durão Barroso vai ficar na memória de muita gente como um dos menos brilhantes políticos europeus das últimas décadas.
Medíocre politicamente, foi cúmplice, numa subserviência a Bush que seria risível não fosse o dramático corolário, durante a tristemente histórica cimeira das Lages, o que lhe valeu a ida para o estrangeiro, em tempo útil.
Com Portas, o Paulo, ao seu lado, outro político de duvidosas capacidades e honestidade ainda a averiguar, dirigiu os destinos de Portugal naquele que foi um dos piores executivos de que há memória.
Refém do CDS mais reaccionário, bafiento e retrógrado, para assegurar uma maíoria absoluta colada a cuspo, a sua governação ficou manchada pela fraca preparação do executivo, histórias mal contadas, favorecimentos a filhas ávidas de Medicina, passeatas, carros de luxo e promiscuidades mal contadas.
Homem sem brilho, sem discurso e sem a tempra dos grandes, vai ficar para sempre colado à imagem de um homem cinzento, desmotivado e mal preparado.
A falta de rigor que imprimiu à sua governação, a crítica que tem havido à sua volta como responsável pela política europeia e as histórias mal contadas que parecem caír-lhe em cima como mosca no mel, fazem de Barroso um político que não prestigia Portugal no Mundo.
Ficará na História, sem dúvida, mas mais pelas suas voltas, reviravoltas e cambalhotas do que pela sua competência.
jrd disse…
É um político oportunista, abaixo do vulgar, uma figura medíocre, que nada de substancial acrescenta aos lugares por onde passa. Não vai além do estatuto de "lugar-comum" com os tiques, que lhe foram colados, com cuspo, pela sua "Aspilia foliacea".
e-pá! disse…
Tivesse ou não conhecimento foi o responsável máximo pelo PSD na época.
Isto, para muitos portugueses, basta.

Aliás, exceptuando Arnault que - de algum modo - assumiu ter ainda memória do passado recente, ninguém no PSD sabe de nada... Parece um bando de amnésicos.
Como é que um partido, tão "partido" em quintas e quintinhas, tão rodeado de muros internos e pejado de sotãos esconsos, conseguiu andar tantos anos pelo Governo?
No "assalto" ao Poder, então, voltam a lembrar-se uns dos outros, formam uma carapaça, unem-se e depois... fazem contas. Será assim?

Na oposição é o triste espectáculo que temos visto... e vai continuar.

Barroso não tem passado, o presente é cinzentão e o futuro nebuloso (o fim da administração Bush vai fazer-lhe "mossa"). Terá durante muitos anos á sua disposição o "tachito" de... associate professor of Columbia University...um bom trampolim.

Na altura que escrevia ao presidente do PE, sobre o caso Somague, inspirava-se vendo o filme: - "Silence of The Lambs."
ana disse…
Cinzento, mal educado, mau-carácter, incompetente. Mas irá para casa com o bolsinho bem recheado, como compensação pela sua indigência mental.
Anónimo disse…
«Ainda não há qualquer pedido formal, mas a avaliar pelas informações nos jornais belgas, os eurodeputados do Grupo dos Verdes podem vir a solicitar explicações ao presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, sobre o caso de financiamento ilegal da Somague ao PSD, detectado nas contas de 2002 pelo Tribunal Constitucional, no valor de 233 mil euros. Segundo a Rádio Renascença, os eurodeputados belgas do Grupo dos Verdes não devem deixar cair o assunto».

http://www.correiomanha.pt/noticia.asp?id=255619&idselect=90&idCanal=90&p=200

Parabéns Ponte Europa.
Anónimo disse…
Este "inocente", é igual a muitos dos políticos portugueses, diria quase todos. Primeiro eles, depois eles e finalmente, eles. O que lhes interessa é levar muito cacau para casa, os portugueses que se lixem.

Há, noutros partidos, muitos invejosos que gostariam de ocupar o lugar que o trepador Durão ocupa...refiro-me, ao trepador Sócrates, jamais chegará lá.

Razão, falta de competência.
Anónimo disse…
O pseudo "Santo Inocente" de origem Maoísta (convém não esquecer, princípios...), é mais um dos que se acorbertaram, ao sabor dos ventos do tempo.
Anónimo disse…
Sem nada ter que ver com a direita, nada nos impede de ser honestos no modo como focamos os outros, de direita ou de esquerda...
O D. Barroso não é tão péssimo como o estão a apresentar. A sua nódoa máxima foi o jeito de se pôr ao fresco prás Òropas, deixando a criança prós braços de quem se sabe...
Se leram entrevistas de D. Barroso, têm de concluir que é razoavelmente culto e que sabe ter ponderação muitas vezes. Não creio que a imagem que tem no lugar que ocupa envergonhe o país.
Quanto à massinha que a Somague pôs a render no saquito do PSD, tenham paciência, mas é exactamente igual à que outros saquitos, de outras cores, receberam...
Isso desculpa?
Claro que não, mas cria telhas de vidro e tira autoridade a quem as tem...
Anónimo disse…
INOCENTE !?; só acredita quem quiser. Eu não.
Anónimo disse…
Os europeus (principalmente os seus líderes) são muito estúpidos!
Como é possível um gajo do calibre do JM Barroso ser presidente da Comissão Europeia?!?
É a velha mania "tuga" de dizer mal, porque sim!!! Cambada de invejosos ;)
Anónimo disse…
«Como é possível um gajo do calibre do JM Barroso ser presidente da Comissão Europeia?!?»

Resposta: Andou a servir cafézinhos e a engraxar os sapatos do WC Bush.
e-pá! disse…
CE:

Sugeria a realização de um inquérito entre os leitores do blog, tomando como exemplo o que se passa em muitos outros blogs.
Julgo que isso poderá ser efectuado através do: pollcode.com (free polls).

A pergunta que julgo pertinente - neste caso - seria:

BARROSO ESTÁ NA CE POR:
- ser competente?
- ser um títere de Bush?
- não haver outro disponível?
- estava a afundar-se em Portugal?

Fica o alvitre... que poderia, de futuro, servir para outros assuntos.
Mano 69 disse…
Ó e-pá! falta a pergunta:
não sabe/ não responde.
Anónimo disse…
Para a tal sondagem não ser muito eleitista, falta outra alternativa:
O que é um títere?
:)
Anónimo disse…
Anónimo Qui Ago 30, 12:24:00 PM

Certamente por defeito meu não terá sido compreendido o meu comentário anterior e a (tentada, pelo menos...) ironia do mesmo.
Anónimo disse…
elitista em vez de eleitista
jrd disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
jrd disse…
e-pá,
Se só for permitida uma resposta, escolho a terceira hipótese.
Se forem permitidas mais opções, escolho as três últimas.
Anónimo disse…
e-pá:

A sugestão é magnífica mas não sei pô-la em prática. No regresso de férias vou consultar o meu conselheiro técnico.

Obrigado.
Anónimo disse…
cuidado com algum eventual "lapsus teclandi" e ainda aparece a pergunta Barroso está NO CE ;)

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides