Espaço dos leitores

Vénus e Marte (Botticelli)

Comentários

Anónimo disse…
O Dr. Marinho Pinto acaba de ganhar, por larga margem, as eleições para Bastonário da Ordem dos Advogados. Apesar de amigo dele, não o apoiei, e confesso-me apreensivo pelo futuro da Ordem, dadas as propostas por ele apresentadas no seu programa. Mas a sua eleição reflecte a revolta dos advogados contra o estado de enorme e evidente degradação em que caíu o poder judicial neste país. Pode dizer-se que foram certos novos magistrados, com a sua arrogância, a sua pesporrência,a sua prepotência, a sua falta de bom senso e até de educação que lhe deram a vitória. A ver vamos no que isto dá... De qualquer maneira, aqui lhe deixo democraticamente os meus parabéns.
Anónimo disse…
É Só Fachada


Foi desprezível ver o Primeiro-ministro acompanhado dum batalhão de jornalistas a visitar a família do soldado português que morreu num acidente de viação no Afeganistão. O gesto bonito, como o que seria o do chefe do governo apresentar pessoalmente as condolências família enlutada, foi vilipendiado em favor de propaganda dum politiqueiro barato.
Contudo, José Sócrates perdeu a oportunidade de transformar Sérgio Pedrosa – assim se chamava o soldado – num herói morto por uma causa superior. Mas não. O jovem soldado teve a morte mais prosaica que existe em Portugal: o acidente de viação. A sua morte, ocorrida a milhares de quilómetros de distância, poderia ter-se dado numa qualquer estrada nacional, no que seria mais uma das centenas que anualmente marcam a guerra civil portuguesa.
Assim, a sua morte, ocorrida numa missão totalmente destituída de sentido, foi completamente inútil, ainda mais do que se tivesse ocorrido por acção inimiga.
Este é o governo que temos e estas são as forças armadas com que nos pavoneamos.

In "Arte de roubar"
e-pá! disse…
CE:

Causou-me alguma estranheza a maneira tão distante como o ponteeuropa tratou a greve nacional da função pública.

O divórcio de problemas sociais importantíssimos que afectam um dos maiores corpos de funcionários destes País, como a questão salarial, as aposentações, etc. que este governo tem chamado de "reforma", não tem conduzido à pacificação da sociedade. É aqui que se encontra o pilar fundamental da estabilidade política.

Ninguém defende que a FP permaneça na estagnada, sem mudanças, sem acompanhar a evolução social.
Mas será isso o que se está a passar?

Ou esta "reforma" faz-se a pedido dos sectores neo-liberais que andam por todos os lados a repetir uma aparente máxima: menos Estado, melhor Estado?
Não seria mais honesto dizer menos Estado - melhores negócios.

E, com certeza, na boa cartilha liberal, acrescentar:
Melhor Estado - ...
menos impostos, menos solidariedade social, menos justiça, menor repartição da riqueza, etc.

O Governo deve fazer a interpretação política desta greve que concitou, no seio dos trabalhadores, um nível de convergência invulgar.
Ou de invulgar importância política.
Ao fim e ao cabo, é a dita "classe média"(?) a movimentar-se.
Anónimo disse…
e-pá:

Fui sindicalista de 1972 a 2000. Reconheço que o afastamento da actividade profissional me retirou informação e capacidade de análise.

Honestamente, não estou em condições de fazer uma análise com alguma argúcia sobre as lutas sindicais.

Acresce que os desempregados, por quem sinto mais solidariedade, não têm quem os defenda nem vejo qualquer solidariedade sindical por esses muitos milhares que estão em situação dramática.

Esta é também uma razão pela qual me tenho abstido de tomar posição.
Anónimo disse…
Matarbustos, a única coisa que o caudilho venezuelano no seu tosco projecto de sociedade igualitária vai cumprir será o de espalhar a miséria por todas classes e por todos os níveis com exepçao claro está dos respectivos camaradas de partido. Chávez ameaça agora nacionalizar os bancos espanhóis pois ficou com o respectivo ego abalado após o incidente no Chile..., como deverá ser óbvio um indivíduo que subordina tanto a política interna como externa aos seus caprichos merece a credibilidade que tem.
O gorila Índio junta-se também ao taxista de Teerao no Irao (país livre de homosexuais segundo o último) para demonstrar "urbi et orbi" que no saco da sua aliança anti-americana há lugar para todos, desde ateus comunistas/fascistas (um dos autores do seu programa eleitoral foi membro de uma organizaçao de extrema-direita aqui em Espanha) fundamentalistas islâmicos e passando claro, por narcoterroristas colombianos levando a efeito o que alguém definiu de forma brilhante como o socialismo dos tolos.
Chávez conserva o poder porque governa um país com níveis de analfabetismo inaceitáveis para os padroes europeus, graças a uma retórica demagógica sem-vergonha ás mil e uma palhaçadas que efectua nao esquecendo a coacçao aos seus opositores, ele nao ama o povo mas precisa dele para se perpétuar eternamente no poder, inventará inimigos internos e externos para justificar todos os seus insucessos e continuará a ser o mesmo hipócrita que venderá o seu petróleo aos EUA como o faz actualmente e tentará corromper os seus vizinhos enquanto "pingar", entretanto em Caracas já começa a escassear gasolina ...
e-pá! disse…
Sarkozy na sua estonteante campanha eleitoral colocou aos franceses uma singular pergunta:
"Que pensarão os que se levantam às 5 da madrugada para irem em autocarro trabalhar, se os seus impostos pagam as férias e o abono de transporte dos que não trabalham?"

Uma lógica inquietante e falaciosa.
A tentativa de lançar a "multidão de trabalhadores que se levantam de madrugada para trabalhar" contra aqueles em que todos os dias são "domingos" ou "feriados".
Começar por torpedear a solidariedade social.
Fazer com que os trabalhadores (que se levantam de madrugada)deixem de acreditar na nivelação, no igualitarismo, na solidariedade, na previdência...

Enquanto isto se passa, verificamos que, por exemplo, nos últimos anos, o peso dos salários ne redistribuição da riqueza, continua a diminuir diariamente.
O peso económico do trabalho esvazia-se.
A força social - que tem permitido manter algumas das conquistas - irá atrás.

E, sendo os nossos filhos que vêm a seguir... não devemos abster-nos de tomar posição.
Considero que há gerações com responsabilidades históricas acrescidas.
Estamos em risco de perder de "rajada" parte substancial das conquistas sociais conseguidas na segunda metade do séc.XX.

Não será?
Anónimo disse…
A petição que destacamos hoje, primeiro de Dezembro, data da Restauração da Independência de Portugal - e não haverá, nesta altura, maior prioridade do que conseguir a independência do Estado e da sociedade face ao monstruoso crime do abuso de crianças -, já foi assinada por 713 pessoas. Assine e divulgue esta petição nos blogues e por e-mail!

"Do Portugal Profundo"
Camarelli disse…
van aerts

Entendo o que escreveu como uma posição tomada pela fé ideológica.
Os factos não corroboram a sua versão. De resto a minha leitura dos acontecimentos internacionais que refere é francamente oposta à sua.

Frases como esta
«O gorila Índio junta-se também ao taxista de Teerao»
quase me detiveram de responder ao seu comentário, pelo teor racista e preconceito de classe. No entanto entendi que não adoptou um discurso ofensivo para comigo e respondi.
Anónimo disse…
Caro Matarbustos, essas expressoes nao sao o mais importante, poderia apelidá-los de gordos, zarolhos ou trinca-espinhas que para o efeito sao apenas caricaturas. Quanto ao resto vamos esperar pelos próximos acontecimentos.

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides