Co-incineração. Até que enfim...

O Supremo Tribunal Administrativo indeferiu o requerimento apresentado pelas autarquias de Setúbal, Sesimbra e Palmela, que reclamavam a nulidade do acórdão que permitiu a co-incineração de resíduos industriais perigosos na cimenteira da Secil, na Serra da Arrábida. Uma decisão que o advogado Castanheira de Barros considera «inaceitável».

Começa a ser inaceitável que o recurso sistemático às providências cautelares impeça os Governos de executarem o seu programa.

No que diz respeito à Arrábida é lamentável que aí exista uma cimenteira que, lenta e inexoravelmente, vai destruindo um património ambiental de grande valor. Se fosse a existência da cimenteira que estivesse em causa teria em mim um entusiasta da sua transferência mas o que se discute é a legitimidade da co-incineração uma boa forma de eliminação térmica de resíduos perigosos.

Mas há quem prefira os lixos à co-incineração e a exportação perigosa e cara à sua utilização como combustível.

É a vida…

Comentários

Anónimo disse…
Espera-se que Carlos Esperança vá morar para Souselas, zona de bons ares...

É desejo dos conimbricenses que amam a sua terra, que haja sempre obstáculos à co-incineração...o Presidente da Câmara só faz a sua obrigação defendendo Coimbra dos malefícios da dita.

Viva Coimbra...Vivam todos que lutam contra a co-incineração.
Nuno disse…
É a ignorância e o sensacionalismo q grassam nesta terra! A maior parte das pessoas tem pouca informação, emprenha pelos ouvidos e/ou lê as noticias falsas das 1as páginas dos jornais e dps faz propaganda (assim tipo religião) mas não sabe nem quer saber as razões de defender determinada posição!

Eu até compreendo os habitantes de Souselas, q numa óptica NIMB (Not In My Backyard) tentem afastar a coincineradora dos seus "quintais"!
Lamento mas em algum lado tem de ser e se não há riscos ambientais e de saúde pública não há mesmo razão para não incinerar!

Com todas estas ingerências dos tribunais no poder executivo (q é algo q me ultrapassa e muito me preocupa pois eu não voto para eleger juizes) alguém fez as contas dos custos de não incinerar estes residuos e de arranjar solução alternativa? Qual o custo ambiental? E o custo pecuniário? E quem se responsabiliza por este custo? É que sobre isto, q é SÓ o mais importante, não ouço ninguém a falar!
Cpmts
Anónimo disse…
Ao "socialista anterior"

Há socialistas que emprenham pelos ouvidos, gostam da co-incineração quando sabem que há outras formas de resolver o problema. Gostam de dizer amen, ao dono, Sócretino.

Quando se faz lixo no quintal dos outros, tudo bem, problema quando é no nosso...sendo a co-incineração um método tão bom, defendido tão sábiamente por alguns, é preciso propôr a mesma, em Alhandra.

Se a co-incineração fosse coisa boa, a mesma seria seguramente em Alhandra, na zona de Lisboa, onde tudo acontece...como é um processo duvidoso, vai para a "província", como eles dizem.

Um dia a coisa vai virar...
Vítor Ramalho disse…
Mais uma vez os meninos do Partido do Sócrates (vou passa-lo a chamar assim pois e socialista não tem nada), estão felizes pelo facto da co-incineração poder vir a ser uma realidade.
Não mando o CE e os amigos que estão à frente do partido do Sócrates para Souselas porque o problema é de índole nacional e não apenas local.
Os perigos da queima vão fazer-se sentir noutras regiões. Porque os ventos se vão encarregar de espalhar a nuvem tóxica, pelo facto da agricultura e criação de animais vir a ser afectada e também porque o cimento vai transportar produtos tóxicos.
O negócio das cimenteiras, outra coisa não justifica esta obsessão vai ser o princípio do fim do “Eng” e dos amigos, triste vai ficar o CE que apesar dos esforços não vai conseguir o tacho.
Ninguém quer o lixo na rua e só por baixeza e não por distracção se pode, invocar tal. Quem é contra a co-incineração tem sempre apresentado alternativas.
Nuno disse…
Antes de mais sim, sou apoiante de Sócrates (e da co incineração). Votarei novamente PS (a não ser que apareça alguma alternativa credivel q sei não existir)! E não tenho vergonha de o afirmar! Eu teria vergonha era de votar em qq um dos restantes!

Caro/a anónimo tente um bocadinho mais de originalidade na resposta pq não rebate em nada o q eu afirmo. Poderia sugerir uma solução alternativa, mas não! Poderia indicar um um estudo cientifico qu prove os maleficios da CI, mas tb não. Enfim não tem argumentos e limita-se à negação! Eu até o compreendo, mas não aceito!

Sr Vitor Ramalho e estudos cientificos q provem isso q afirma, há, ou é apenas sabedoria popular? Caso se prove q de facto há perigos eu mudo já de opinião! A Comissão Cientifica Independente não achou que houvesse perigo!

Ou seja, se este sistema não serve, se a CCI está errada, provem-no e sugiram uma alternativa.
Anónimo disse…
"Caro/a anónimo tente um bocadinho mais de originalidade na resposta pq não rebate em nada o q eu afirmo."

Não vou aqui, enumerar os processos alternativos à co-incineração, o "caro socialista"
também os conhece...lamento, a arrogância do Sócretino e do seu cão de fila, Ministro do Ambiente.

O Ministro do Ambiente, já se referiu, à minha cidade Coimbra, de forma agressiva e mal intencionada, um dia os conimbricenses, vão-lhe retribuir.

Nós os de Coimbra, já fomos enganados pelos socialistas, várias vezes...mas, acabou.

Os vendidos do Partido Socialista de Coimbra, MM, VB, LV jamais defenderam os interesses da cidade, têm o que merecem, uns co-incinerados e outro a caminho da "grelha".
Vítor Ramalho disse…
Nuno

Só a CI e o governo é que defendem a co-incineração. Sabia que Portugal assinou acordos onde se diz claramente que a co-incineração é um método a abandonar.
Passe por uma reunião sobre o assunto, procure ouvir o outro lado, depois estará mais bem informado para decidir. Eu como sou livre ajo sempre assim.

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides