Paraguai – Fim de 60 anos de poder da direita

O bispo católico Fernando Lugo interrompeu o serviço divino para se dedicar ao serviço público, com manifesto desagrado do Papa e fraca satisfação popular.

Quiseram os eleitores que o bispo, preocupado com o seu país, com a extrema miséria e enorme mortalidade infantil, com instituições corrompidas e o risco de fraude eleitoral, ganhasse as eleições com cerca de 10% de vantagem sobre a sua opositora do Partido Colorado.

É ampla a coligação que o bispo lidera e cheia de contradições internas, mas é maior a esperança dos eleitores que resistiram à chantagem e tiveram a coragem de pôr fim a um Governo que durante seis décadas dominou o País.

No Paraguai 80% das terras estão nas mãos de 2% da população e o Partido Colorado (agora derrotado) domina o aparelho de Estado desde 1947, com o poder consolidado em 1954 pelo general Alfredo Stroessner, através de um golpe de Estado e da violenta ditadura que se lhe seguiu, regime que terminou com uma sublevação comandada por um sector do poder que, assim, o conseguiu conservar.

Que o presidente eleito, D. Fernando Lugo, tenha a sabedoria e a tenacidade para alterar a correlação de forças que permitiu tão longa e infeliz permanência do Partido Colorado à frente do país.

Ámen.

Comentários

Anónimo disse…
Esse bispo tem garra!
Talvez consiga alguma coisa para o seu país.
Anónimo disse…
Por esta é que os ateus não esperavam...um Bispo de esquerda.
Anónimo disse…
Anónimo Seg Abr 21, 09:53:00 PM

O bispo Óscar Romero foi outro bispo cheio de coragem e dignidade cuja memória respeito.

Não avalio as pessoas pelas suas crenças mas pelos seus actos.

E, acredite, um Estado ateu é tão perigoso e perverso quanto um estado confessional.

É isto que os beatos não compreendem.
Anónimo disse…
Nem mais

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides