O Lobo Mau e o Capuchinho



Passos Coelho defende na Madeira aprofundamento das autonomias regionais

O candidato à liderança do PSD apoiado pelo presidente da Associação Nacional dos Municípios, um autarca que sofre de erisipela quando pressente limitações ao regabofe autárquico, foi à Madeira defender o «aprofundamento das autonomias regionais».

Para quem defende o desmantelamento do Estado, trata-se de uma incoerência aumentar os poderes de um Estado de opereta que o sátrapa local edificou com a cumplicidade ou cobardia dos sucessivos Governos presidentes da República.

Para ganhar votos no mercado partidário vale tudo, mas não se pode negociar, em nome de uma carreira política, o futuro do País, o ordenamento jurídico e a Constituição da República. Pedro Passos Coelho ainda não disse como pretenderia gerir o Governo, se o tomasse, com um bando de neoliberais, mas já promete dissipar o poder para o entregar a quem não merece a confiança do País mas, apenas, da clientela autóctone.

Não é o inexperiente político que intimida. Sabemos como se bateu contra as propinas o estudante que exigia tudo ao Estado à custa dos contribuintes e pretende agora desfazer-se do Estado para o entregar à iniciativa privada. O que apavora é ver atrás dele Paulo Teixeira Pinto cuja inteligência e perigosidade não passam despercebidas a quem anda atento à política.

Estranhamente, quem defende o dinamismo das autonomias insulares – Passos Coelho – não parece estar interessado na criação das cinco regiões continentais que facilitariam a descentralização administrativa e diminuiriam as assimetrias nacionais.

Entre os bandos politicamente perigosos que infiltram as candidaturas de Santana Lopes e de Passos Coelho e os melancólicos barões que apoiam Manuela Ferreira Leite há uma diferença não negligenciável.
.
A última candidata, pelo menos, tem sentido de Estado e não faria do Governo um laboratório de experiências neoliberais capaz de conduzir o País ao abismo em que o deixou Santana Lopes.
.
Passos Coelho tem gente com ele capaz de fazer ainda pior.

Comentários

Anónimo disse…
excelente anaálise...
abraço
Sardão disse…
Concordo.O país precisa dum verdadeiro PSD.De entre os actuais candidatos talvez só MFL possa dar essa garantia.Quem sabe se então o PS não regressa à sua matriz.
Um dos erros devidos à excessiva generosidade que se seguiu ao 25 de Abril foi o de dar excessiva autonomia às "regiões autónomas", o que levou a que dentro do Estado português haja uma "república das bnanas" como a Madeira. Ir ainda mais londe nesse sentido é pura demagogia.

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides