Obstrução à justiça


Com a complacência do Governo e a protecção de Durão Barroso.

Comentários

e-pá! disse…
CE:

Começa a ser, para os portugueses, intolerável a displicência dos serviços de segurança e controlo portugueses, sejam forças se segurança normais ou especiais.

Ao que parece - continuamos estamos à espera de melhores dados -foram os aviões da CIA que circularam por aí com prisioneiros para Guantámano, agora foi o ex-vice-presidente da República Democrática do Congo (RDC), Jean-Pierre Bemba, sobre quem o Tribunal Penal Internacional faz acusações de crimes contra a Humanidade, praticados na República Centro- -Africana em 2002 e 2003.
Um criminoso de alto coturno.
O Governo tinha aceite em 2007 o pedido de Bemba para residir em Portugal, dado que tinha um visto Schengen, colocando como condição que não tivesse actividade política. Não se percebe porquê. Mas, oficialmente, o Estado português afirma que não prestava segurança pessoal a Bemba. Era a maneira de atenuar a sua incómoda presença.
Na realidade há indícios que desenvolvia actividade política com inteira liberdade. Tinha avião estacionado no Aeroporto de Faro. Levanta e regressava quando necessitava. Entrava e saía de Portugal como poucos portugueses. Com mordomias. Pela zona VIP, sob protecção policial.
Estavam adstritos à sua segurança na Quinta do Lago "meia dúzia de elementos do Corpo de Intervenção da PSP" que se juntavam à sua guarda pessoal.

Como é que Portugal dá a Bemba - mesmo possuindo um visto Schengen - guarida a partir do momento que o mesmo é acusado pelo Tribunal Penal Internacional?

Porque não o entrega em Haia, na sede do PPI a fim de pretar contas à justiça?

Deixamos de colaborar com a justiça internacional no julgamento dos mais abjectos criminosos acusados de genocídios, crimes de guerra, crimes contra a Humanidade, etc, de acordo com o Estatuto de Roma?

Quando apanhamos um emigrante ilegal o Estado trata, sem demora, da sua repatriação.

O ex- ditador Bemba, detectado e guardado, não é entregue ao TPI, em Haia.

Já sabemos a desculpa: ninguém sabia de nada!

Ou estamos a desleixarmos na denúncia e perseguição dos violadores dos Direitos do Homem e dos Cidadãos?

Ou esses direitos no contexto neo-liberal passaram a valer menos?

Graves, mas significativos, estes criminosos indícios de complacência.

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides