Memórias achadas (Crónica)

Quando Agosto se faz mês regressamos às origens para ver os que restam e abraçar os que estimamos.

Os corpos mudam com o tempo. Nos rostos esculpiram-se sulcos que lavram a pele e alteram os traços que nos caracterizaram. A memória devolve a saudade. Uns minutos bastam para acordar afectos, adormecidos durante décadas, que irrompem com fúria e perturbam a razão e a compostura.

Basta um olhar mais terno, um abraço mais estremecido ou um beijo que se alonga uma fracção de segundo, para agitar os sentidos, humedecer os olhos e acelerar as pulsações. O raio do tempo só hiberna os sentimentos, não sepulta afectos, que resistem décadas e mantêm prazos de validade que a conveniência e o decoro deviam ter enterrado.

A vida é uma arma carregada que nos segue com o cano apontado. Tropeçamos em memórias e logo uma descarga nos atinge para voltarmos ao passado, a sangrar por dentro e com fracturas expostas.

O diabo do sono altera-se enquanto as lágrimas nos marejam os olhos. Que insegurança é essa que nos conduz pelo lado proibido da estrada, em sentido contrário?

É apenas um pesadelo de Verão com que o Outono da vida nos sufocou numa derradeira viagem à Primavera. Não tarda que as folhas caiam e, com elas, desfeitas em pranto, as recordações que nos apoquentam. Há um solstício à espera dos equinócios que restam.

Nota: Publicado também no «SORUMBÁTICO»

Comentários

jrd disse…
Belíssimo!
Como eu gostaria de saber escrever “isto” como tu, se para isso tivesse talento.
Um grande abraço
JRD:

Não te falta talento nem sensibilidade.

Abraço.
eng.rui.silva disse…
ai ai... como eles se amam !!! ehehe

Bem, vamos a coisas de homens:

De facto este Esperança é mesmo uma pessoa honesta e nada faccioso:

Então, nada se passou com os seus amigos russos??? Não fizeram nada de mal, pois não ???? De facto é incrível... depois do que os americanos fizeram no Iraque, este senhor andou aqui a falar disso até cansar... Durão Barroso, Bush, Bush, Durão Barroso.etc etc etc...

Seja Honesto meu "senhor", eu sei que para si isso é MUITO difícil !!!
Senhor Engenheiro Rui Silva:

Os russos fizeram, ao reconhecerem a Ossétia do Sul e a Abkásia, a mesma patifaria que os americanos e alguns europeus fizeram em relação ao Kosovo.

Mas a caixa desta crónica não é o sítio indicado para discutir o assunto. Questão de sensibilidade.
eng.rui.silva disse…
pois... são estas as suas igualdades...
CNS disse…
Cheguei aqui depois de ler este seu texto no Sorumbático. E tinha que lhe deixar este aplauso... Belíssimo!
CNS:

Se um leitor nos lê já vale a pena ter escrito; se nos aprecia seria uma perda que não escrevêssemos; mas, se leva a amabilidade a ponto de o dizer, é um estímulo para continuar.

Obrigado.
cristina disse…
Li este texto que é magnífico. Aliás já percebi que sempre que fala das paisagens da sua infância/ juventude fala de uma forma extraordinária. Partilho a memória das mesmas terras e das mesmas gentes. Por isso lá irei na 1ª semana de Setembro. Sei que vou sentir exactamente o mesmo que tão bem descreve.
É um gosto passar por aqui

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides