BOLÍVIA – CRISE

Governos discutem crise na Unasul, OEA participa

Nove presidentes da América do Sul estarão reunidos hoje (15/9) em Santiago do Chile para uma reunião de emergência da União das Nações Sul-Americanas, a Unasul. O encontro foi convocada pela presidente temporária do bloco, a mandatária chilena Michelle Bachelet. O conflito entre governo e oposição na Bolívia é o primeiro a ser enfrentado pelo organismo, que foi fundado em Maio.

Entre os presidentes que vão marcar presença na reunião estão o venezuelano Hugo Chávez, que já falou em intervir com força militar no conflito boliviano se considerar necessário, e o presidente Lula.
Também estarão lá os presidentes do Paraguai, Equador, Uruguai, Argentina e Colômbia. A presença mais esperada, contudo, é a do próprio Evo Morales.
O encontro, de apenas um dia, poderá apontar um caminho político de solução pacífica para a crise boliviana

A Organização dos Estados Americanos vai participar do encontro da Unasul na figura de seu secretário geral, José Miguel Insulza.

Em entrevista ao chegar a Santiago, Insulza disse que “ou se faz um acordo para o fim imediato das hostilidades e se passa à negociação, ou a situação pode ficar irreversível”.

O secretário da OEA já adiantou vários pontos de sua posição. Ele vai se pronunciar pelo respeito às autoridades constituídas e expressar repúdio à possibilidade de um golpe ou divisão da Bolívia.

(pulsar/abi)

Comentário - O silêncio cúmplice da comunidade internacional deixa o campo aberto a Hugo Chávez.

Comentários

BOLIVIA-CRISIS
UNASUR propondrá acompañar una mesa de diálogo en Bolivia
El canciller de Chile, Alejandro Foxley, adelantó este lunes que durante la reunión de la Unión de Naciones Sudamericanas (UNASUR) se afirmará el "principio de legitimidad de la democracia en Bolivia" y del presidente Evo Morales.

(Pulsar)
BOLIVIA
La Unión de Naciones Sudamericanas otorgó un fuerte respaldo a Evo Morales y se pronunció sobre la integridad territorial de Bolivia.

(Pulsar)
e-pá! disse…
Comentário - O silêncio cúmplice da comunidade internacional deixa o campo aberto a Hugo Chávez.

CE:

Penso que quando se refere a comunidade internacional refere-se à ONU.
Espero que não seja à NATO!
Porque, a título individual, os EUA estão metidos neste conflito há muito tempo... apostando numa guerra civil.

A UNASUR quer autonomizar-se dos organismos internacionais, tipo ONU, porque o privilégio do veto dos EUA, entrava todos os processos adversos aos yankees ou onde jogam os seus interesses.

Por outro lado, a UNASUR julga ter capacidade para defender a integridade territorial boliviana, legitimada eleitoralmente.

Na América do Sul, ouve-se este tipo de anedota:
Perguntaram a Condoleeza Rice:
"Qual é o problema com o Governo da Bolívia?"
Respondeu:
"O Governo da Bolívia!"
E-Pá:

Refiro-me à ONU e à comunicação social.

Quanto à NATO todos sabemos que tem estado atenta e interveniente.

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides