Nova ameaça ao Planeta

Cientistas a trabalhar no Ártico [sic] asseguram que descobriram uma nova ameaça para o aquecimento global. Milhões de toneladas de gás metano, 20 vezes mais potente que o dióxido de carbono, estão a escapar para a atmosfera desde dos [sic] fundos marinhos da plataforma continental siberiana.

Os depósitos de metano sub-aquáticos estão a ser libertados para a superfície sob a forma de bolhas de ar na região do Ártico, [sic] medida que a região aquece e o gelo recua, segundo noticia hoje o jornal “The Independent”.

Fonte: 23.09.2008 - 18h26 PÚBLICO (link indisponível)

Comentário: A ameaça é grave, ao planeta e ao português.

Comentários

jrd disse…
O planeta estará ameaçado, mas o "português" é constantemente agredido e não "há medidas" que se tomem para obviar a situação.
e-pá! disse…
O URSO-DA-BATALHA...

Não sei porquê ao falar do Ártico lembrei-me dos ursos polares...
Deve ter sido por recentemente ter aflorado o livro de Bjorn Lomborg - Cool it!, que ainda não tive oportunidade de ler.
Entretanto, como nas telenovelas, vão sendo lançados à curiosidade pública, pequenos episódios...

Bjorn Lomborg, cientista dinamarquês, contesta muitas "verdades" e faz as suas contas, desenvolve os seus raciocínios, especula...

Por exemplo, daquilo que chama o urso-da-batalha.
Segundo o cientista "o corte de emissões de gases-estufa salvaria 0,06 urso por ano".
Ora, são abatidos, por mera diversão, 49 ursos/ano.
Logo, para ajudar os ursos o melhor será parar de atirar neles...
E mais não adianta sobre o futuro dos ursos que, sem tomar medidas, o degelo vai ser catastrófico para o seu habitat e quiçá extreminá-los, "afogados", se não for à fome...

As alterações climáticas são um assunto que vai gerar muita polémica.
Entretanto, para além do conhecidissimo livro de Al Gore - "Uma Verdade Inconveniente" , começam a surgir argumentos contraditórios.

Acaba de ser lançado no Brasil o livro de Lomborg "Cool It - Muita Calma Nessa Hora!", (Campus/Elsevier, 224 págs., R$ 59,90).

A ler para equilibrar. Para discutir.

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides