Filhos dilectos do Vaticano

Comentários

e-pá! disse…
SOBRE O ESTADO, A IGREJA, OS EMÉRITOS E O LAICISMO.


Bento XVI, não é um chefe religioso amorfo. Mantêm uma liderança da Igreja em vários campos da sociedade civil – pena de morte, moral sexual, política de família e, no caso presente, na bioética - não abdicando de intervir decisivamente na sua condução.
Para a lidar com estas políticas tem, como os toureiros – passe a comparação -. os seus peões de brega.
Os Prof.s Daniel Serrão, Walter Osswald e Jorge Biscaia são figuras eminentes do nosso meio científico e eméritos académicos.
Com um “pequeno” problema. Aquilo que, popularmente, se chama um “senão”. Isto é, a ausência de isenção pessoal, dados os seus conflitos de interesses em relação às determinações religiosas oriundas do Vaticano, como bulas, cartas pastorais, encíclicas, etc. que, moralmente, os vinculam.

A introdução da Bioética em Portugal entrou por um caminho cheio de escolhos, na sua esmagadora maioria, colocados pela Igreja.
Basta não esquecer toda a polémica – sustentada pelo Vaticano e adoptadas pelas personalidades a condecorar – à volta das células estaminais e dos embriões in vitro , entre outras “condenações”.
Tendo entrado por estes caminhos onde encontrou o Sr. PR relevantes contributos para um reconhecimento público?

Neste campo, porque o PR excluiu o Prof. Alexandre Quintanilha que tem trabalhos relevantes nesta área?
Lembro-me de um escrito em que o Prof. Quintanilha, glosando com a lógica da Igreja quanto a descobertas científicas e suas aplicações, se interrogava: porque não proibir a produção de energia eléctrica em alguns países (poucos) onde ainda se utilizam a “cadeira eléctrica para aplicar a pena de morte?(*)

Mas os tempos são de perseguição e de honrarias aos executores.
Na Igreja sempre foi assim. Copérnico (Senhor Presidente estou a falar da mesma pessoa que distorceu o nome…) foi perseguido, tal como Galileu, pelas suas descobertas sobre o sistema solar. A "sua" Ciência chocava com os dogmas da Igreja.

Esta condecoração de Cavaco e Silva dirige-se, subtilmente, a todos os cidadãos que nos últimos tempos têm defendido e agitado questões relativas ao laicismo do Estado.
Visa, em minha opinião, condicionar grandes questões que vão entrar na agenda política e social da próxima legislatura, como p. exº., a eutanásia.

A Igreja nunca deixou de imiscuir-se nos assuntos de Estado e o seu objectivo é o triunfo da Fé sobre a Razão Científica.

Por isso não me espantou - apesar de toda a polémica - que tenha sido vedada a sua entrada e vetada a sua prelecção na Universidade La Sapienza em Roma. Não sendo importante - foi um incidente - a ICAR deveria ter dissecado as razões desta atitude oriunda da mais prestigiada Universidade romana. Algo está a mudar.

Contudo, para os defensores do Estado laico, não é crucial o que aconteceu em 1633, nem em La Sapienza, mas as questões bioéticas que as enormes capacidades científicas que a Biologia Moderna detem no seu seio, está a desenvolver (felizmente!), e nos vai colocar à frente dos olhos, num futuro próximo.

(*) Era a época em que a "cadeira eléctrica" ainda não tinha sido banida, por provocar mortes horrorosas...completamente violadoras da dignidade do condenado.
andrepereira disse…
Se é verdade que os ilustres pensadores defendem posições conservadoras, isso não nos pode impedir de reconhecer a justiça das condecorações com que o Senhor Presidente da República os vai distinguir.
A democracia e a bioética fazem-se na dialéctica de opiniões divergentes.
Quem pensar que tem toda a razão já se enganou no ramo de estudos...
Estes ilustres pensadores fundaram escolas, editaram revistas, dirigiram estudos, publicaram livros. Numa palavra: produziram pensamento sério e honesto e criaram escolas de pensamento em Bioética!
Um outro Presidente, uma outra equipa poderá um dia distinguir outras personalidades.
Mas - repito - são mais do justas e merecidas estas condecorações, neste momento, a estes insignes Mestres.

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides