Mensagens

A mostrar mensagens de julho, 2008

Alto e pára o baile

Imagem
O destempero destas alarvidades não justifica o alarmismo com que, durante todo o dia de hoje, têm vindo a ser anunciadas a interrupção de férias do Presidente da República e a comunicação ao País. O assunto é certamente muito grave e a comunicação excessivamente urgente. Doutro modo, a ansiedade criada desvaloriza a comunicação e banaliza as próximas intervenções do PR.

Pesadelo da guerra colonial (2)

Imagem
Herança salazarista

Pesadelo da guerra colonial (1)

Imagem

Subscrevo

Estatuto Como era de esperar, o Tribunal Constitucional considerou inconstitucionais várias normas do Estatuto Político-Administrativo dos Açores (como aqui se tinha antecipado).O que é preocupante é que em quase todos os casos, os que votaram tais normas, tanto nos Açores como na AR em Lisboa, não podiam deixar de saber que se tratava de normas inconstitucionais. Criou-se uma espécie de consenso transpartidário de que em matéria de autonomia regional vale tudo o que as assembleias regionais propuserem . Louve-se o Presidente da República por não se dispor a entrar nessa "conspiração". [Publicado por Vital Moreira] [30.7.08] [ Permanent Link ]

A montanha vai a Maomé

Imagem

O idoso não desconfiou da fartura

Um idoso de Amarante queixou-se terça-feira de ter sido burlado em dez mil euros depois de dois desconhecidos o convencerem a levantar o dinheiro no banco para «garantir um lugar no céu e outro no lar da Santa Casa da Misericórdia», escreve a Lusa.

Leonardo Boff prevê grande crise interna na ICAR

A Igreja Católica sofrerá uma “grande crise interna”, porque os milhões de católicos do mundo não têm uma representação adequada nos assuntos administrativos do Vaticano, declarou o teólogo Leonardo Boff, promotor da Teologia da Libertação, nesta segunda-feira. ( AFP )

Momento de poesia

Imagem
Dissertação sobre o poema que não escrevi … Hoje não tenho nenhum poema para ti nem qualquer canção os dedos esgotaram-se por cansaço ou talvez por desamor os pássaros não pousaram no meu ombro bicando os fios do Sol, ao fim da tarde o livro ficou por ler aberto naquela página em branco onde gravei o teu nome mas eu já estava longe dali sem palavras e sem voz por isso não escrevi nem cantei… Alexandre de Castro

Censura...

...ou medo do histerismo islâmico? Imagem de Maomé de Dali : http://atheisme.org/fecamp.html Nota : Foi a única imagem que apareceu sem título. Falta proibir a Divina Comédia, de Dante.

Quem está interessado no arquivamento?

Imagem
Governo travou arquivamento do processo sobre derrapagem da Ponte Europa Um despacho do Governo considerou indesejável o arquivamento do processo sobre a derrapagem dos custos da Ponte Europa, noticia o JN este domingo. À TSF, o presidente da autarquia de Coimbra estranhou porque é que só agora o Governo decidiu investigar o caso.

Mau começo para a igualdade

Atentados em Bagdad e em outras cidades do Iraque deixaram nesta segunda-feira pelo menos 56 mortos e mais de 200 feridos, em um dia de violência que interrompeu um período de relativa calma que havia permitido prever uma retirada das tropas norte-americanas. ( AFP ) Comentário : Não é este o caminho para a emancipação da mulher, um passo indispensável para a igualdade de género, uma heresia em terras de Maomé.

Numa festa mais fraca, Jardim também foi brando

À tradicional festa do PSD de Chão da Lagoa ocorreram centenas de pessoas, mas menos do que no ano passado. Neste clima, o líder social-democrata madeirense repetiu-se e atirou poucas farpas ao Governo de José Sócrates. Deixou Jaime Ramos a falar contra o casamento dos homossexuais. Lília Bernardes, in DN

Afinal, eram muitos!!!

Imagem
Os jovens centristas sadinos acusam Paulo Portas de promover o "clientelismo"

Faleceu Álvaro Rana

Faleceu Álvaro Rana, velho colega, amigo e destacado dirigente sindical. A notícia apanha-me de surpresa. Telefonou-me, pela última vez, quando abandonei a vida profissional. Procurei na Internet uma fotografia do amigo de 35 anos. Não encontrei. Resta-me assinalar a morte de um antifascista que, muito antes do 25 de Abril, se empenhou na luta contra a ditadura e na defesa dos interesses dos trabalhadores. Era discreto e corajoso. Morreu um homem bom.

Algumas reflexões sobre o divórcio

Imagem
Faltando-me experiência para dar testemunho sobre o divórcio, corro o risco de parecer um padre a falar do matrimónio. Herdei o espírito monogâmico e o hábito de manter os laços conjugais mas sei da vida o suficiente para ter a convicção de que não é o divórcio que interrompe o casamento, é o fim deste que dá origem ao divórcio. Há almas pias que vêem na consequência a causa e na tentativa de evitar males maiores uma conspiração contra a instituição que os tempos se encarregaram de tornar precária. Claro que hoje já não é hábito assediar uma divorciada, apontá-la à execração pública e atribuir-lhe a culpa que é apanágio da mulher, uma espécie de complemento do pecado original. Mudaram-se os tempos e as leis, e o divórcio deixou de ser o ferrete vexatório que perseguia a mulher, enquanto o homem, como sempre, gozava de compreensão. Lembro-me das primeiras divorciadas que conheci e da forma como eram recriminadas pela inépcia na sedução dos maridos, resquícios de tribalismo machista que

Espaço dos leitores - O apito pariu um rato

Imagem
Ponte Europa/ Pitecos - Zédalmeida Nota: Os desenhos de Zédalmeida são publicados com a amável autorização do autor.

O circo no Chão da Lagoa

Imagem
Um elenco medíocre sem capacidade de regeneração

Bem prega Frei Tomás...

Imagem
Ferreira Leite contrariou parecer da PGR sobre trabalhos a mais A ex-ministra das Finanças Manuela Ferreira Leite, critica do enorme volume de obras projectadas pelo Governo, contrariou orientações da Procuradoria-Geral da República, ao aprovar um decreto-lei que desvinculou a Ponte Europa do limite legal de trabalhos a mais permitido nas empreitadas públicas (50%).

Cultura. Prémio Camões

Imagem
Ubaldo Ribeiro Após a entrega do diploma do prémio referente a 2007 a António Lobo Antunes, já é conhecido o vencedor deste ano - João Ubaldo Ribeiro, outro grande escritor de língua portuguesa.

Falta de civismo. Caso de polícia

Rui Rio atacado por moradores Os protestos de meia centenademoradoresdo Aleixo contra a demolição deste bairro do Porto extremaram-se na madrugada de ontem, no final da Assembleia Municipal que aprovou a decisão do presidente Rui Rio e que é para concretizar até 2013 . Comentário: Apesar do atraso não quero deixar de me solidarizar com Rui Rio.

Notícias da nossa vergonha

Imagem
Portugal condenado por violar direitos humanos

Espaço dos leitores

Imagem
Foto de L.E.P.

Timor – um país frágil

Quando um país, na infância da independência, dá os primeiros passos em liberdade merece que a economia ajude os cidadãos que escolheram com sangue o seu destino. Timor tem condições para ser viável mas não pode desintegrar-se sob a pressão da bomba demográfica que o torna cada dia mais pobre. Não há produto interno bruto que acompanhe uma natalidade descontrolada, uma paz que resista à fome e ao desemprego, um Governo que assegure, nestas condições, futuro condigno para os seus cidadãos. Se há um lugar onde é urgente o planeamento familiar e a pedagogia da maternidade consciente, é em Timor. A Igreja católica, por preconceitos atávicos e insensibilidade do actual Papa, não pensa assim. A miséria é, aliás, um factor que, aliado ao analfabetismo, aumenta o poder do clero, seja qual for a religião. Em Timor, em vez de médicos e professores, em vez de pílula e dos preservativos, em vez do desenvolvimento económico e social, é a fé que se mantém em alta. Crescem as vocações sacerdotais , a

Cultura. Prémio Camões

Imagem
António Lobo Antunes Uma grande distinção para um enorme escritor.

Perdeu-se o medo aos donos da bola

O jurista Freitas do Amaral avalizou as decisões tomadas na polémica reunião do Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol, que manteve os castigos a Pinto da Costa e ao Boavista, e criticou o presidente daquele órgão. ( Continua...)

Proveitos que valem as penas

Ex-administradores do BCP arriscam inibição de actividade até dez anos A investigação do Banco de Portugal ao Banco Comercial Português (BCP) pode levar a uma pena de inibição de actividade até dez anos aos ex-administradores Jardim Gonçalves, Teixeira Pinto e Filipe Pinhal. O Governador do Banco de Portugal já tinha adiantado na Assembleia da República que o processo poderia levar a esta decisão caso se prove que o BCP prestou informações contabilisticas falsas ao Banco central, como nos diz a jornalista da Antena 1, Lurdes Dias.

Norberto Canha - escritor

Imagem
Palavras do vereador da Cultura, Mário Nunes. Ninguém diria melhor num pequeno parágrafo.

Ordem dos Advogados

Imagem
Comentário : A publicidade, disfarçada de notícia (Diários as Beiras, pág. 23, hoje) revela que os critérios da Ordem, altamente restritivos, foram alterados.

PSD. Que oposição?

Imagem
Para Portugal, pior do que ter esta Oposição era ela ser Governo mas nenhum governo ganha, muito menos o País, se as suas decisões erradas não tiverem uma oposição sólida, aguerrida e bem fundamentada. Quando a líder do maior partido da oposição afirma que «Não há o direito, não há legitimidade democrática para tomar decisões cujas consequências caem em cima dos outros», atinge o grau zero da crítica, diz palavras sem sentido e profere opiniões sem conteúdo. Como se fosse possível tomar decisões sem consequências, como se as decisões e a inércia fossem igualmente inócuas. Por sua vez, o titubeante líder parlamentar do PSD, escolhido por Ferreira Leite, é o ventríloquo da líder e aprendiz da arte de dizer uma coisa e afirmar logo o seu contrário. Paulo Rangel, de seu nome, está contra os planos de investimento do Governo socialista mas logo acrescenta que «não está contra obras públicas em geral nem nenhuma em concreto». Afinal, há algum investimento que Paulo Rangel conteste, sem esta

S.N.S. - Quem o quer destruir?

Imagem
Fonte: Visão, pg. 8

O estado das energias e a energia do Estado

Imagem
Pior do que tem sido a subida vertiginosa dos preços do petróleo, contribuindo para o agravamento da crise financeira, económica e política dos países desenvolvidos, pode vir a ser a descida, criadora de ilusões sobre a perpetuação dos recursos e bloqueadora dos esforços urgentes para criar alternativas à substituição. Se há dias já pensávamos que o automóvel actual tinha os dias contados, hoje vive-se a ilusão de que ele se manterá nos nossos hábitos. Pensar no futuro das gerações que não pediram para vir é uma decisão que o egoísmo poupa às meninges. A inconsciência é o apanágio de quem não vê para lá do quotidiano, dos que se desinteressam do futuro. O Estado português tem agora nas suas mãos um argumento soberano para limitar o uso de carros que sucessivos governos, autarquias e suspeitos apêndices, que dão pelo nome de Empresas Públicas Municipais, distribuíram por amigos, caciques e funcionários. A orgia de sinecuras que grassa por obscuros serviços de interesse duvidoso, as hor

Merece ser julgado...

Por Rui Cascao Um reparo: não concordo com a sua afirmação de o Tribunal para os crimes na ex-Jugoslávia ter "uma predilecção pelos Sérvios". A distribuição étnica dos arguidos e dos condenados é bastante equilibrada, abrangendo Sérvios, Croatas, Bósnios Croatas, Bósnios Sérvios, Bósnios Muçulmanos, Sérvios da Croácia, Albaneses, Montenegrinos e Macedónios. As sentenças mais elevadas pronunciadas pelo tribunal até foram aplicadas a Bósnios Muçulmanos.Também não se podem ignorar dois factores: 1) As maiores atrocidades na Bósnia e Herzegovina foram levadas a cabo pelos Sérvios Bósnios com o apoio encoberto da República Federal Jugoslava de Milosevic 2) O clima político na Sérvia favoreceu a protecção dos criminosos mais procurados (Karadic, Mladic), principalmente por causa da cumplicidade de Kostunica. A maior abertura da UE à candidatura da Croácia obrigou esta a colaborar mais estreitamente com o Tribunal. __________________________________________________________ Nota : Ru

Vasco Graça Moura - um cavaquista na encruzilhada

Imagem
Vasco Graça Moura (VGM) se tivesse em sensatez política a cultura que tem, seria um estadista. O fogoso plumitivo embirrou com o acordo ortográfico e zurziu-o com a riqueza dos adjectivos e o destempero da sua idiossincrasia. Não lhe minguando os argumentos de quem é vesgo, faltou-lhe visão política e o equilíbrio emocional. Bateu-se por uma causa perdida que outros defenderam com argumentos tão sólidos quanto os seus. VGM é brilhante na forma, sofrível na substância e medíocre na visão política. O maior tributo que o PSD já lhe prestou, por defender todas as asneiras oriundas do PSD, foi fazê-lo ajudante de ministro num qualquer Governo do consulado cavaquista. Agora, o homem remói desgostos e faz piruetas para responsabilizar o PS pelo acordo que tardou, com prejuízo para a língua comum de 220 milhões de falantes, mas VGM queria ser o guardião do templo da língua que o tempo acabaria por matar. No fundo o homem é um arcaísmo político na defesa da virgindade idiomática. Como se a act

Merece ser julgado...

...mas o TPI parece ter uma especial predilecção pelos sérvios. O suspeito de genocídio Radovan Karadzic pretende defender-se sozinho das acusações pendentes contra ele no Tribunal Penal Internacional para a ex-Iugoslávia (TPII), informou o advogado do ex-líder servo-bósnio.

Provocação perigosa

Irão não vai recuar em programa nuclear, diz presidente O presidente do Irão, Mahmoud Ahmadinejad, afirmou que seu país "não vai recuar nem um pouco" na crise gerada pela continuidade do programa nuclear. ( BBC )

Madeira - o insulto à solta

Madeira: José Sócrates é um "Pinóquio mentiroso" e "já ultrapassou Salazar" O líder do grupo parlamentar do PSD-Madeira, Jaime Ramos, afirmou hoje que José Sócrates é um "Pinóquio mentiroso", devido às suas alegadas políticas "destruidoras, vingativas e coloniais" contra a Região Autónoma da Madeira, criticando ainda as ajudas e os perdões das dívidas aos países africanos. Comentário: O execrável político, medíocre parlamentar e sofrível cidadão Jaime Ramos, com particular jeito para os negócios e o insulto, produziu as afirmações acima referidas. Imagine-se o que aconteceria se o líder parlamentar do PS-M produzisse semelhantes injúrias para com o inefável Alberto João Jardim. A. J. Jardim e Jaime Ramos podiam ser referidos como santas bestas, mas não serei eu a fazê-lo. Em primeiro lugar por educação, depois porque não os conheço suficientemente e, finalmente, eles podem não ser santos.

Adultério e pena de morte

Imagem
A pena de morte é uma barbárie que repugna ao humanismo e um acto de vingança que envergonha os Estados e os cidadãos. É natural que tenha vindo a ser erradicada dos países civilizados, sobretudo daqueles onde são mais fundas as marcas do Iluminismo e melhor defendidos pelas Constituições os direitos, liberdades e garantias. Mas se a rusticidade da violência é já, em si, uma enormidade que afronta a civilização e a decência, há motivos que juntam, à vingança e crueldade, a demência. No Irão acabam de ser condenados à morte por lapidação , uma pena do especial agrado de Maomé, oito mulheres e um homem acusados de adultério, crimes que resultam sobretudo da violência doméstica e onde os condenados carecem de instrução básica para perceberem o crime de que são acusados. As teocracias são o contrário das democracias e não se espera contemplações do Profeta ou de quem promulga as suas divinas leis. De pouco servem as circunstâncias em que o crime foi cometido ou a confusão obscena entre cr

Momento de poesia

Imagem
Amor de andarilho Como sempre acontece quando o destino nos cruza nos mesmos caminhos pode ser numa rua, num café, despedimo-nos sempre com a promessa de um próximo almoço lá mais para a frente quando terminarmos estes trabalhos inadiáveis que temos entre mãos para nos perguntarmos pelos amigos comuns e do destino das nossas antigas namoradas já são todas avós, dizes das tuas, falando com mais entusiasmo daquela que mais te encantou das minhas nada direi ou talvez o venha a dizer no próximo almoço se, entretanto, não perder o bilhetinho onde anotei o número do teu telefone, talvez quebre o segredo deste encanto e diga para teu espanto que continuei a namorar com todas elas de quem nunca me divorciei… Por isso vivo sozinho, e, para matar a solidão, vivo com o meu cão… Alexandre de Castro

Madeira - Ninguém mete o regedor na ordem

O secretário regional dos Assuntos Sociais diz que, ao contrário do continente, a Madeira «continuará a não encerrar serviços de saúde de proximidade e vai manter toda a prestação de cuidados sem pagamento de taxas moderadoras». Comentário - Há quem tenha de se submeter ao Orçamento e às leis e há quem nunca perca eleições.

Momento zen de segunda

Imagem
João César das Neves (JCN) na sua habitual homilia aproxima-se cada vez mais dos padres rurais da minha infância, beatos, fundamentalistas, com horror à modernidade. JCN, perante a bomba demográfica que ameaça o mundo, face ao avanço da ciência que tornou possível o planeamento familiar e uma maternidade consciente, investe ainda contra a pílula e os contraceptivos e vocifera contra a liberdade sexual… da mulher. Na sua homilia de hoje JCN fala da clarividência do Papa Paulo VI. Para o devoto todos são clarividentes, digam o que disserem, mas o que o leva a louvar o pontífice é o facto de, face a um «memorando final, de Junho de 1966, que mostrava a Comissão dividida sobre a permissão do uso da pílula pelos casais católicos, com a maioria a favor, o Papa, após dois anos de reflexão, determinou na encíclica a posição da Igreja», ou seja ao contrário do que a maioria considerou razoável e os casais já faziam. É esta submissão acrítica ao papa de serviço que faz de JCN um cruzado obsol

Poder do petróleo

Imagem

Associação Ateísta Portuguesa

Imagem
Mensagem do presidente da Direcção A Associação Ateísta Portuguesa ao ter aprovado o Programa da Direcção e sufragado os membros que integram os órgãos Sociais, respeitou a lei, os compromissos assumidos e as expectativas criadas. Vai agora cumprir o seu dever: - Mostrar que o ateísmo é ética, filosófica e cientificamente válido e que são injustos os preconceitos na legislação e nos órgãos de comunicação social. Promover e defender a laicidade do Estado não é apenas tarefa dos ateus, é a obrigação cívica dos que desejam aprofundar o exercício da cidadania democrática e defender a igualdade de todos os cidadãos perante a lei, independentemente de qualquer crença ou ausência de crença no sobrenatural. A AAP contestará as manifestações religiosas e pseudo-científicas com uma abordagem científica, racionalista e humanista, defendendo os legítimos interesses dos ateus, agnósticos e pessoas sem religião, bem como as perseguidas pela religião que praticam ou pela que abandonaram; Todos os li

Associação Ateísta Portuguesa

Imagem
Realizou-se ontem, em Lisboa a primeira Assembleia-geral da Associação Ateísta Portuguesa que, entre outras decisões, aprovou o Programa para 2008_ 2009 e elegeu os corpos gerentes para o primeiro mandato. A sua publicação aparecerá brevemente no sítio da Associação .

A solução está na castidade

Imagem
Por Pai de Família É o que manda a Boa Doutrina, e é para cumprir. Casais responsáveis não contraem o vírus da SIDA. Caso aconteça, pois que recorram à abstinência. Nunca, mas nunca, cair no pecado mortal duplo que é o uso do demoníaco preservativo - objecto maléfico que corta o dom da Vida e é pretexto para a prática da luxúria. Perante a evicção da Vida e a irresponsabilidade materialista/egoísta das relações sexuais ~por simples prazer, a Igreja responde com a responsabilidade, a compaixão para com aqueles que vão nascer, bem como com a promoção do verdadeiro Amor.

PSD à deriva

Imagem
O PSD não é um partido, é um rosário. Manuela Ferreira Leite - 1 terço (Mistério Glorioso) Pedro Passos Coelho - 1 terço (Mistério Gozoso) Pedro Santana Lopes - 1 terço (Mistério Doloroso) O PSD é um partido à espera dos Mistérios Luminosos .

Obsessão religiosa pelo preservativo

Imagem
A Igreja Católina nas Filipinas emitiu um comunicado oficial a informar que o Vaticano não permite que duas pessoas casadas com VIH/SIDA usem preservativos.

Nelson Mandela - 90.º aniversário

Imagem
Um terrorista para Bush, uma referência para a Humanidade. Obrigado, Nelson Mandela. Parabéns.

Energia nuclear. Sim ou Não?

Imagem
Se há dois anos, apenas, alguém defendesse para Portugal a energia nuclear, encontrava em mim um fervoroso opositor a esgrimir honestamente argumentos que a condenam. Curiosamente quando o actual Governo, a esse respeito, se manifestou, há dias, desinteressado e afirmou que o nuclear não era uma opção que estivesse na sua agenda, pareceu-me uma posição pouco avisada. Todos sabemos que os interesses financeiros e as agências de imagem fazem mais pelas decisões do que os argumentos técnicos. Basta ver o que se passou, e passa, com a co-incineração. Continua um maná para a promoção pessoal de figuras de segundo plano, como arma de arremesso contra o Governo e pretexto para providências cautelares, um instrumento para defesa dos cidadãos transformado em arma partidária. Quando me falam em energias limpas, lembro-me do atentado visual das hélices que rodam no cimo de montes, outrora belos, e dos milhares de toneladas de alumínio cujas consequências desconheço com um custo/eficácia de difíc

O explosivo concelho de Loures

Compromissos associativos têm-me impedido de desenvolver alguns temas quentes da a sociedade portuguesa. Acontece muitas vezes não ter opinião formada ou informação suficiente. Não é o caso das cenas de Loures cuja gravidade e violência das imagens não podiam ter deixado, quem quer que seja, indiferente. O alarme social de rivalidades étnicas e a intensidade da resposta, à mão armada, não é uma notícia de Verão, é uma doença que abala o débil tecido social e a alegada brandura dos costumes portugueses. Creio que é um truísmo banal dizer que a situação tem duas respostas: uma de carácter policial e outra de cariz social. A verdade é que, por mais grave que a situação seja – e é –, não justifica um Estado policial, como a direita deseja, nem é possível dar a resposta social que o problema merece. Não há casas disponíveis nem recursos para apagar todos os fogos que as épocas de crise se encarregam de atear. Parece-me adequada a resposta que deram a Câmara Municipal de Loures e a Segurança

Coimbra - Líder do CDS condenada há mais de 1 ano

Imagem
Em 28 de Junho de 2007 escrevi, aqui no Ponte Europa , o texto que repito e cujo comentário a Paulo Portas me valeu a acusação de falta de carácter. Mantendo-se ainda em funções, mais de um ano passado, a mesma dirigente do CDS/PP só posso concluir que Paulo Portas, líder do partido, para além da falta de credibilidade política, tem um enorme défice de dignidade e coerência. Sónia Sousa Mendes, dirigente distrital do CDS-PP de Coimbra, foi condenada pelo tribunal da Lousã a dois anos e meio de prisão, com pena suspensa de três anos, pelo crime de peculato O tribunal deu como provado que a dirigente partidária se apropriou em proveito próprio de cerca de 15 mil euros referentes ao transporte de alunos. . Nota : O Tribunal não acreditou em Paulo Portas que veio à Lousã, pessoalmente, testemunhar a honestidade da sua fiel presidente da Comissão Política Distrital de Coimbra.

A fé remove propriedades

Cinema do Gira.Solum comprado pela IURD A Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) vai comprar o cinema Gira.Solum. Depois de, no final da década de 1980, terem utilizado um estúdio do Teatro Avenida, a igreja brasileira regressa a um dos espaços que prefere – o palco concebido para espectáculos, de grandes dimensões, como acontece como o “templo maior”, em Lisboa. Comentário: Não sei se é o gosto pelo cinema ou a vocação histriónica dos seus padres que leva a IURD à obsessão de converter em templos as casas de espectáculo .

Alberto João Jardim – Um fascista grotesco

Imagem
O artigo de Baptista Bastos «Alberto João Jardim não é inimputável, não é um jumento que zurra desabrido, não é um matóide inculpável, um oligofrénico, uma asneira em forma de humanóide, um erro hilariante da natureza. Alberto João Jardim é um infame sem remissão, e o poder absoluto de que dispõe faz com que proceda como um canalha, a merecer adequado correctivo. Em tempos, já assim alguém o fez. Recordemos. Nos finais da década de 70, invectivando contra o Conselho da Revolução, Jardim proclamou: «Os militares já não são o que eram. Os militares efeminaram-se». O comandante do Regimento de Infantaria da Madeira, coronel Lacerda, envergou a farda número um, e pediu audiência ao presidente da Região Autónoma da Madeira. Logo-assim, Lacerda aproximou-se dele e pespegou-lhe um par de estalos na cara. Lamuriou-se, o homenzinho, ao Conselho da Revolução. Vasco Lourenço mandou arrecadar a queixa com um seco: «Arquive-se na casa de banho». A objurgatória contra chineses e indianos corresponde

Tempestades de águas passadas

Nada nos objectivos e missão da Águas de Portugal a capacita para entrar nas ruinosas negociatas internacionais agora denunciadas peloTribunal de Contas. O que permitiu esta situação na AdP e noutras empresas públicas foram as interpretações abusivas do seu estatuto autonómico e o laxismo cúmplice de tutelas incapazes. (...) Um artigo de Mário Crespo

Coimbra (2) - Autocarros de muito consumo

Imagem

Coimbra - Manuel Machado, o presidente que deixou saudades

Imagem

Momento de poesia

Imagem
Dissertação sobre todos os regressos Eu sei que engoles as palavras e engravidas o silêncio nas noites assombradas que devoram o teu sono agarras-te às sombras para continuar a resistires a todos os apelos os alçapões onde te escondes ameaçam enclausurar-te e já não tens dedos para tantas grades nem as preces a que te entregas esconjuram os teus males tropeças sempre quando foges para regressar mais uma vez ao ponto de partida… Alexandre de Castro

Justiça Internacional e Direitos Humanos

14 de Julho de 2008! Mais um belo 14 de Julho. Hoje é o dia em que se pretende trazer a luz dos direitos humanos às terras onde dominam as trevas e a violência. Processar um ditador, facínora, que ataca o seu próprio povo é uma medida das autoridades do Tribunal Penal Internacional que só podemos aplaudir!

PCP - traição ao passado

Imagem
O PCP é o partido cujo passado de luta contra o fascismo deu o melhor que os seus militantes tinham: persistência, abnegação e heroísmo. É triste ver delapidar uma herança que merece respeito.

IVG, sexualidade e preconceito

(...) Outra realidade que foi radicalmente alterada com a entrada em vigor da nova lei da IVG prende-se com a quantidade de infecções e perfurações de órgãos associadas ao aborto clandestino. No primeiro semestre de 2007, registaram-se 23 infecções muito graves e 11 perfurações de órgãos associadas à prática do aborto clandestino, revelou Francisco George. Números que diminuíram para menos de metade no segundo semestre. Desde 15 de Julho, a Direcção- -Geral da Saúde registou apenas dois casos de prática de aborto clandestino, um dos quais está a ser investigado pelo Ministério Público. Diário de Notícias

Factos & documentos

A Igreja Católica na Alemanha indemnizou, com uma quantia simbólica de € 2.556,00 cada um, 594 trabalhadores forçados e estrangeiros que se viram obrigados a trabalhar nas 27 dioceses do país, durante o III Reich, sob a tirania de Adolf Hitler . O Presidente da Conferência Episcopal Alemã, Cardeal Karl Lehmann, e o Presidente da Caritas-Alemanha, Dom Peter Neher, fizeram hoje, em Mainz, um balanço do fundo de indemnizações para os trabalhadores forçados do Nazismo, criado pela Igreja Católica no país. Enquanto a Igreja Evangélica Alemã preferiu contribuir com o fundo criado pelas companhias alemãs, para indemnizar os trabalhadores forçados, a Conferência Episcopal Alemã criou, em agosto de 2000, um fundo próprio, depois que ficou demonstrado que a instituição usou escravos do Nazismo em algumas paróquias alemãs.

Precedente infeliz, injusto e perigoso

Imagem

Devemos respeitar as tradições?

Imagem
Mas a liberdade individual deve ser respeitada. QUE FAZER?

Azar nascer no Afeganistão

Imagem

Factos & documentos

Foi notícia nos média: a diocese de Lisboa perdeu nos últimos sete anos à volta de cem mil fiéis praticantes. O próprio cardeal-patriarca reconheceu que há muita negatividade nas celebrações e na Igreja: inadaptação aos novos tempos; deficiências na formação dos padres; má proclamação da Palavra de Deus; má qualidade e falta de mensagem religiosa dos cânticos; homilias inadequadas e deficientes. ( Artigo completo do DN, por Anselmo Borges )

Quem sabe o que quer o PSD? (2)

Rio diverge de Manuela sobre o TGV Vice-presidente preocupado com efeitos colaterais no Porto do ataque de Manuela Ferreira Leite a projectos como o TGV. Na última reunião da Comissão Permanente, o presidente da Câmara do Porto manifestou a sua posição.

Há salvação?

Na sua primeira visita ao Parlamento Europeu, em Estrasburgo, como presidente do Conselho Europeu, Nicolas Sarkozy anunciou que França e Irlanda vão apresentar uma solução para ressuscitar o Tratado de Lisboa , na Cimeira de Outubro ou de Dezembro. O chefe do Eliseu disse ainda que a Europa precisa de novas instituições se quer continuar o processo de alargamento.

Sensibilidade social com responsabilidade orçamental

Sócrates e o Governo do PS mostram que estão bem preparados para lidar com tempos de crise. Sem demagogia e sem colocar em causa a solidez orçamental e as reformas do Estado que se impõem, Sócrates dá mais um conjunto de passos, a somar a tantos outros que ocorreram ao longo dos últimos três anos, para promover uma política de redistribuição dos rendimentos e acudir aos mais necessitados. Um Governo com sentido de Estado e com consciência socialista!

Quem sabe o que quer o PSD?

Imagem
O ex-líder do PSD contraria Manuela Ferreira Leite e defende que as grandes obras públicas devem avançar já. Luís Filipe Menezes diz que não há qualquer razão para colocar em causa os investimentos públicos nesta altura.

Insensibilidade ou preconceito?

Vaticano critica justiça italiana por autorizar morte assistida de paciente * Mulher que poderá ter alimentação cortada está em coma há mais de 16 anos.'É aplicação de eutanásia', disse um monsenhor da Pontifícia Academia pela Vida. O Vaticano condenou como uma forma de eutanásia a decisão da justiça italiana de permitir que seja interrompida a alimentação de uma mulher em coma há mais de 16 anos .

Sumer School on European Private Law e Portugal

Aproxima-se o fim de mais um Summer Course on European Private Law. Mais de 100 alunos de toda a Europa, Brasil, Indonésia, Canadá e Curaçau; mais de 20 professores de toda a Europa e mais uma meia dúzia de professores da Argentina e do Canadá. Da grande Alemanha à pequena Malta todos foram tratados em plano de igual dignidade. De um respeito intrínseco pela cultura e pelo Direito de cada um desses países. Esta experiência, que vai já na sua nona edição, apenas é possível porque tem um líder de uma força e de uma generosidade extraordinária: o Prof. Dr. (mult. h.c.) J.M. Rainer. Um austríaco educado na Itália; um germânico com coração latino e a determinação e rigor alpinos. E, claro, o seu braço direito (e esquerdo): a Assis.-Prof. Dr. Johanna Filip-Fröschl. Uma colega de uma dedicação, de uma resistência e de uma tolerância e paciência infinitas. A verdadeira artífice desta Escola. Uma Escola que assume já uma posição única no contexto europeu e mundial. Este curso assume, desde a

Antes a morte que tal sorte

Imagem
Enquanto a Espanha prepara legislação sobre a eutanásia, em Portugal o assunto mantém-se tabu.

A opção neo-liberal da SEDES

Imagem
Por Alexandre de Castro A SEDES acentuou com Campos e Cunha a sua opção neo-liberal , doutrina económica completamente esgotada nos seus fundamentos e que não apresenta nenhuma solução viável para a resolução da actual crise mundial, que a sua aplicação global provocou. Aquilo que vem propor, e de uma forma oportunista para abrir o caminho à nova presidente do PSD, é um maior desinvestimento na Saúde e na Educação e uma mais incisiva revisão das leis laborais, em benefício do patronato. Sem o explicitar, a SEDES pretende um país mais desqualificado, com uma economia baseada numa competitividade de baixos salários, e com uma população desprotegida em termos sociais. Os tecnocratas da SEDES ignoraram olimpicamente o desemprego e as injustiças sociais derivadas da desigualdade profunda da distribuição do rendimento nacional, que nos coloca vergonhosamente na cauda da Europa. Também não se dignaram a referir a pouca qualificação dos nossos empresários, incapazes, apesar dos generosos subsí

Irão – A fé à beira da loucura nuclear

Imagem
Bastavam ao mundo a loucura prosélita dos beatos e a incontinência verbal de alguns líderes para o planeta se tornar um lugar de horror. O preço do petróleo e a míngua de alimentos contribuem para adensar as nuvens que ameaçam a sobrevivência colectiva. É neste estado de pessimismo e desânimo que o Irão lançou com êxito, a partir de local ignorado do deserto, nove mísseis com um raio de acção de 2.000 km, capaz de atingir numerosas cidades da região, nomeadamente Tel Aviv. Sabe-se como são piedosos os guardas revolucionários de Teerão e como tem sido loquaz o presidente Ahmadinejad a reiterar o desejo obsessivo de erradicar do mapa o Estado de Israel. Já não é a questão palestina, em que os árabes têm razão, que está em causa, é o destino colectivo da humanidade e a paz internacional que estão ameaçadas pela hecatombe nuclear. Com a Europa bloqueada pelo Não irlandês e pelas suas próprias divergências internas, com o pior presidente dos EUA das últimas décadas em fim de mandato, com o

Não foi por falta de produtividade

Imagem
O português deixa hoje de ser prefeito da Congregação para as Causas dos Santos. Seis anos mais novo do que Bento XVI, D . José Saraiva Martins, vai deixar a Congregação para as Causas dos Santos , por ter atingido o limite de idade de 75 anos.

REFORMAS MILITARES

Imagem
Por J. Barroca Monteiro* Terá o CEMGFA alguma razão quando refere a «reforma da estrutura superior da Defesa Nacional e das Forças Armadas» em curso. O que induz a opinião pública em erro, é que daqui se possa concluir estar este país em vias de ter uma reforma das FA, ou mesmo da Defesa e FA. A um ano do final da legislatura, o MDN tinha de apresentar algumas medidas que aparentem ir ao encontro da índole reformista inicial do governo. Nada de mais enganador. Passado o impulso inicial, com o IESM a substituir três institutos de altos estudos, não é com a criação do Comando Operacional Conjunto e nos moldes em que surge na resolução do Governo, que daí advirá qualquer reforma significativa para as FA. Antes pelo contrário. Sendo o EMGFA um órgão de chefia com competências operacionais limitadas ao tempo de guerra, como justificar a sua existência em permanência se desprovido de forças e responsabilidades salvo em ocasiões excepcionais? Pois bem. Poderia ter sido equacionada a sua exti

Verdades incómodas

«A Casa Branca pediu desculpas à Itália após a divulgação de uma biografia de Silvio Berlusconi criticando o primeiro-ministro e os costumes políticos de seu país, informaram nesta terça-feira fontes oficiais». ( A F P )

Igreja anglicana numa encruzilhada

Imagem
A vitória dos fiéis progressistas que já haviam consagrado o acesso das mulheres ao sacerdócio, bem como de homossexuais, e, agora, ao episcopado , é o prenúncio de um cisma em que a corrente conservadora se vira para Roma e os progressistas seguem o seu caminho como igreja protestante. O anglicanismo é uma criação oficial de Henrique VIII, separada de Roma desde 1534, embora o desejo de emancipação já fosse forte e o contributo da Reforma protestante decisivo. Por isso permaneceu sempre uma corrente, influenciada pela Reforma, mais tolerante e progressista que coexistiu com outra mais tradicionalista e nostálgica do Vaticano. Para esta corrente, que tem menos adeptos e mais praticantes, o acesso das mulheres ao sacerdócio foi sempre uma espinha cravada no coração de quem não perdoa à mulher o pecado original e a considera indigna do exercício do múnus. A luta constante entre liberais e conservadores, que atingiu o auge com a indicação de uma mulher como Primaz da Igreja Episcopal dos

SEDES de poder

A SEDES, uma simpática organização que agrega personalidades de centro-direita e de centro-esquerda, vai mantendo uma interessante presença na comunicação social sempre que o PS está no Governo. Se a sua análise relativa a um certo esbatimento da rigidez orçamental - perfeitamente justificável para acudir aos mais pobres e desfavorecidos - por parte do Governo até tem alguma ligação com a realidade, já os comentários relativos à nova líder do PSD estão em total contradição com o que a opinião pública já percebeu ao fim de um mês: este PSD é mais um projecto adiado, liderado por uma pessoa com ideias antigas, miserabilistas, pequeninas; sem sonho e sem projecto. Por isso estranho que a SEDES esteja tão interessada em valorizar o que já não tem emenda, que é esta liderança do PSD. Sinceramente, entendo que estas aparições públicas tão parciais e tendenciosas apenas descredibilizam essa associação.

Coimbra - Homenagem ao Bispo do Porto

Imagem
HOMENAGEM DE COIMBRA AO BISPO DO PORTO D. ANTÓNIO FERREIRA GOMES NO 50º ANIVERSÁRIO DA CARTA A SALAZAR Em 13 de Julho de 2008, próximo domingo, ocorre o 50º Aniversário da Carta a Salazar, escrita pelo Bispo do Porto D. António Ferreira Gomes. Cidadãos de Coimbra, conscientes da importância política que teve na luta pela Democracia essa Carta, assinada um mês e cinco dias após as eleições presidenciais ganhas pelo General Humberto Delgado, surgida do interior de um dos pilares do Estado Novo, a Igreja Católica, a qual levou ao exílio do País o seu autor, entendem prestar Homenagem a quem teve tão profundo acto de coragem, que o Estado Democrático reconheceu ao atribuir-lhe a Grã Cruz da Ordem da Liberdade. Convidam-se todos os que se queiram associar a esta Homenagem Cívica, a divulgá-la e a nela participar, sendo portadores das respectivas condecorações. Dia – 13 de Julho, próximo domingo Local – Monumento ao 25 de Abril, Rua Antero de Quental, praceta junto ao edifício da ex – PIDE/D