Ponte Europa – 5.º Aniversário

Faz hoje cinco anos que nasceu o Ponte Europa, na sequência do VERITAS, surgido da necessidade de perpetuar o nome da ponte que liga as duas margens do Mondego e que o pio edil de Coimbra quis rebaptizar com o nome da santa que repetiu o milagre que a tia-avó, também rainha e Isabel de nome, tinha feito em Budapeste, na Hungria, muitas décadas antes.

Para o beato Carlos Encarnação foi a forma de homenagear a taumaturga, convicto de que os pecados se perdoam a viajar de joelhos e a rastejar pela fé, de que o Paraíso se ganha com manifestações de subserviência ao clero e com a aspersão do hissope que o bispo, paramentado, sacudiu na mudança da toponímia.

O Ponte Europa é um blogue republicano, laico e socialista (na acepção em que Mário Soares se definiu um dia) e, assim se manteve com a chegada de novos colaboradores que publicam os seus posts a partir de Coimbra, Macau e Lisboa.

O Ponte Europa tem procurado ser honrado na gramática e nas ideias, repudiando com a mesma veemência a censura e os extremismos. O livro de estilo deste blogue é, se assim se pode dizer, a «Declaração Universal dos Direitos do Homem», repudiando o racismo, a xenofobia, o espírito misógino e a homofobia.

Os leitores têm-nos honrado com a sua presença, certos de que podemos enganar-nos mas jamais tentaremos enganar. Cada colaborador escreve o que entende, quando quer, sem quaisquer constrangimentos, liberdade de que gozam igualmente os leitores nos seus comentários.

Ao iniciar o sexto ano da sua publicação, o Ponte Europa agradece o incentivo dos seus leitores e espera que os artigos publicados reflictam o pluralismo e a independência com que os seus colaboradores vivem os valores éticos, políticos e sociais.

Comentários

jrd disse…
Em época de aniversários, deixo-te um abraço de parabéns e faço votos para que a Ponte cumpra o 6º dentro de um ano.
Manel disse…
Envio ao Ponte Europa um abraço aos colaboradores e leitores.
Que a ponte se continue a construir.
Anónimo disse…
gosto de aqui vir
parabens e abraço
Anónimo disse…
e obrigado por tudo que leio aqui....
abraço
Julio disse…
Um blog importante com autores bem informados e textos gramaticalmente impecáveis.
Adoro ler!
Acima de tudo, agrada-me o menoscabo prestado à religião.
cjt disse…
Eu é que agradeço as publicações, que continuem o bom trabalho de crítica e construção (e desconstrução) de ideias.
Abraço,
CJT
FH disse…
parabens ao Ponte Europa, um dos melhores blogue que tenho prazer em ler diariamente.
Paulo Coimbra disse…
parabéns! gosto de vir aqui.
avoema disse…
É sempre com muito gosto que eu venho a este blog beber um pouco das vossas opiniões, de alguns desabafos e de algumas "dádivas" poéticas. Parabéns e o meu obrigada
andrepereira disse…
é bom conviver sem dogmas, e com respeito pelos direitos humanos.

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides