Factos & feitos, submersíveis…

Um dos cônsules honorários de Portugal na Alemanha (cuja identidade permanece no anonimato) terá recebido um suborno de 1,6 milhões de euros da Man Ferrostaal (que integra a German Submarine Consortium) para ajudar a concretizar a compra de dois submarinos pelo Estado português em 2004, segundo noticia a edição online da revista Der Spiegel.

Klaus Lesker, administrador da empresa alemã Man Ferrostaal - que esteve, no mês passado, em Portugal, a renegociar com o Governo português o contrato das contrapartidas pela aquisição dos submarinos - foi detido, na semana passada, pelas autoridades germânicas, que investigam alegações de que a empresa pagou milhões em subornos para obter grandes contratos internacionais, revelou a mesma revista.

A compra dos dois submarinos foi contratualizada [*] em 2004 entre Portugal e o agrupamento alemão - German Submarine Consortium.

Durão Barroso, actual Presidente da Comissão Europeia, era na altura primeiro-ministro português e Paulo Portas, actual líder do CDS, ministro da Defesa.

[*] - “Há três anos, que a Justiça portuguesa anda à procura de um contrato da compra dos submarinos, já vai em mais de mil milhões de euros, já disparou o seu preço e não encontram o raio do contrato”, denunciou Francisco Louçã, em S. Pedro do Sul, no dia 30.Nov.2009…

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides