Morreu Marcelino Camacho

Marcelino Camacho, por muitos considerado o “pai” das Comisiones Obreras [CCOO] - Confederação Sindical espanhola de influência comunista , foi um homem extraordinário que teve uma vida cheia.
Morreu com a provecta idade de 92 anos.
Foi militante comunista desde o tempo da II República [1931 – 33], combateu ao lado dos republicanos na Guerra Civil e foi perseguido durante todo o consulado franquista, tendo sido privado da liberdade durante mais de uma dezena de anos.
Líder dos trabalhadores metalúrgicos de Madrid, participa nas primeiras comissões obreiras – um movimento sociopolítico de base - que na década de 60 travou em Madrid, Astúrias, País Basco e Catalunha duras e importantes lutas contra o franquismo.

As CCOO congregaram um largo e plural grupo de movimentos antifranquistas que se infiltrou nos “sindicatos franquistas” até que, em 1975, já no estertor do regime, conseguiram vencer as eleições sindicais na maioria das empresas…
Em 1976, na histórica “Assembleia de Barcelona” Marcelino Camacho é o grande impulsionador da transformação das CCOO numa Confederação Sindical que tem influenciado e impulsionado de maneira determinante o movimento sindical espanhol.

Marcelino Camacho desempenhou um papel relevante, historicamente não totalmente avaliado, no período de transição da ditadura franquista para a democracia.
Foi, nesse período, deputado às Cortes nas listas do Partido Comunista.

Será difícil resumir uma vida política, sindical e cívica tão vasta, tão completa e tão participativa. Mas, não andaremos longe da verdade se afirmarmos que Marcelino Camacho, para além de um exemplar sindicalista, foi um notável [e histórico] Homem político interveniente na luta antifranquista e um empenhado e lúcido moderador nos difíceis equilíbrios de poder durante o período de transição que decorreu na década de 70, em Espanha... após o desaparecimento físico do caudilho.

Resumindo: os Países e Comunidades Autónomas que, hoje, integram uma Espanha Democrática, devem-lhe muito.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides