O "complexo alemão" ou a complexidade da luta contra o narcotráfico...

[madrugada de 28.11.2010 - preparativos para o iníco do assalto ao "Complexo Alemão"]

Começou esta manhã - 09h00 TMG - a ocupação do "Complexo do Alemão" [um conjunto de 15 favelas!] provavelmente a mais conhecida praça forte do narcotráfico no Rio de Janeiro, onde se acoita temido gang "Comando Vermelho".

Uma impressionante acção policial e militar - apoiada pela maioria da população residente - visando repôr a tranquilidade na vida dos cariocas e restituir a autoridade legítima a redutos instalados em focos de uma probreza extrema, onde se implantaram sistemas sociais e de "trabalho", dirigidos por traficantes, sob a bandeira da violência e da coacção.

Todavia, se é verdade que os operacionais da comercialização estão instalados no "Complexo Alemão", ou na famosa "Favela da Rocinha", os cérebros [ocultos] do narcotráfico - aqueles que vestem Versace ou Gucci e calçam Prada - assistem tranquilamente a esta "guerrilha urbana", pela TV, nos seus luxuosos condomínios fechados em Ipanema, no Leblon, ... comentando o uso desproporcionado de forças repressivas, que lhes poderá estragar, nos tempos mais próximos, os "negócios"!

A polícia trava uma difícil batalha. Falta, contudo, ganhar a guerra. Que - como sabemos - não compete às forças policiais e militares...

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides