PRESIDENTE IRANIANO QUER "CARNE PARA CANHÃO"

Ontem o "Correio da Manhã" noticiava o seguinte:

" O presidente do Irão, Mahmoud Ahmadinejad,exortou as adolescentes iranianas a casarem-se aos 16 anos e os rapazes a formarem família a partir dos 20, divulgou ontem o jornal local 'Jam-e-Jam'. Os argumentos do presidente, cuja política familiar ultraconservadora tem suscitado alguma polémica no país, são claros: a população, cerca de 75 milhões de pessoas, deve duplicar, como "arma" contra as pressões ocidentais."

Não há dúvida que os dirigentes iranianos são pacíficos e desejosos de paz...
E ainda há quem diga que a NATO já não tem razão de existir! É ingenuidade a mais!

Comentários

Se as mulheres entram no mercado matrimonial quatro anos mais cedo do que os homens; e se a cultura vigente desincentiva fortemente a opção de ficar solteiro, então, matematicamente, a poligamia é inevitável.

Se, além disto, as crianças do sexo masculino que nascerem estiverem destinadas a morrer jovens na guerra, mais inevitável se torna.

Não é que isto preocupe minimamente os responsáveis iranianos; é apenas é mais um exemplo de que as coisas têm a sua lógica própria.
e-pá! disse…
A situação no Irão poderá estar a mostrar sinais de alguma intranquilidade política.
Ahmadinejad poderá vir a estar sob o fogo de uma acção de impugnação parlamentar que, claro, só terá lugar com a benção do guia supremo desta teocracia, o ayatollah Ali Khamenei...

Ahmadinejad é acusado de 14 [!] violações da lei, entre elas, importação ilegal de gasolina e de petróleo e o levantamento 590 milhões de dólares do fundo de reserva do país no estrangeiro...

É, portanto, natural que se inicie um período de exortações:
ao crescimento demográfico [não fazem a coisa por menos da duplicação da população!], à necessidade de enfrentar "ameaças exteriores", etc.

Cada vez mais visível [nomeadamente para a juventude] é o anacronismo do actual sistema político-religioso que começa a mostrar fissuras por todo o lado...
Não haverá, penso, grande acolhimento a esta exortação. Ninguém está disposto a ser "carne para canhão"... sabendo-se que a situação social é "explosiva", com o previsto fim aos subsídios aos produtos alimentares, etc.
Os iranianos sabem que as orações [mesmo feitas 5 x ao dia) não matam a fome.

Uma situação a seguir com atenção.

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides