OPORTUNISMOS BACOCOS

Lê-se nos jornais de hoje que o PS incluiu na sua lista de candidatos a deputados por Leiria um tal Telmo, que conquistou uma triste celebridade no concurso televisivo "Big Brother" por causa da enormidade dos dislates que proferia.

É certo que foi colocado em lugar não elegível. Mas de qualquer modo a sua inclusão é um ato inadmissível num partido sério, que assim perde autoridade moral para criticar outros por cometerem bacoquices do mesmo género.

E o resultado está à vista: o PS tornou-se alvo da chacota de quase toda a imprensa de hoje.

Comentários

e-pá! disse…
Caro AHP:

Neste momento de grande exigência política as listas de candidatos a deputados - até agora conhecidas - revelam um timido "refrescamento" [cosmético ou aberrante] e, por outro lado, existe a sensação de que os "pesos pesados" partidários esquivam-se..., ou "resguardam-se", mantendo-se na reserva à espera de futuras [e melhores] oportunidades.

Outra sensação que transmitem é a de estarmos a atravessar um período transitório quando, na realidade, teremos pela frente a tarefa de lutar, de modo decisivo, pelo futuro.
Há um nítido desfasamento entre a gravidade da situação que vivemos e o nível de empenhamento e disponibilidade dos altos quadros político-partidários...

O que é mau para o País, deletério para a Democracia e poderá ser fatal para os partidos [que continuam a desfrutar do monopólio de poder apresentar candidaturas...].
Anónimo disse…
Caro AHP,

Face ao seu post e porque o modo simplório como esta assunto está a ser tratado resolvi comentar! Antes de mais sou militante do PS e isso deve ser levando em conta na leitura do meu comentário.

O Telmo do BB (rotulo injusto) participou no tal programa em 2000! Já passaram 11 anos. Estou certo que teve tempo para crescer!
Segundo o que li no Jornal I e por informações de camaradas meus da Federação do PS de Leira o Telmo vai em 14º lugar (claramente não elegível) e está a equacional candidatar-se à concelhia do PS da batalha. A informação que recebi é de que "o Telmo é militante socialista do concelho mais "Laranja" do distrito de Leiria e foi convidado para fazer parte das listas do PS em penúltimo suplente por ser um jovem empresário que trabalha, cria riqueza e dá postos de trabalho e ainda gosta de participar nos debates e nas iniciativas da vida pública o que, infelizmente, é uma coisa rara no país. Agora vêem-me falar de um concurso televisivo em que participou há 12 anos atrás?".
Não sendo o PS um partido elitista, não vejo o problema de incluir o Telmo nas listas!
Eu não aceito que o PS seja sectário na escolha deste ou daquele por erros que possamos achar que cometeu no passado! Se assim fosse não teríamos listas nem sequer 1/5 dos militantes que temos! As escolhas têm se que feitas, entres outros aspectos, pelos mérito do presente e da capacidade que achamos que a pessoa tem para o futuro! E depois das informações que recebi de Leiria, digo-lhe, EXCELENTE ESCOLHA! Pena que não vá em lugar elegível! E sabe porquê, porque mesmo tendo participado num programa de qualidade muito discutível, o Telmo soube descer à "terra", tornar-se um cidadão activo que fez serviço militar, assumiu a gestão de empresa do pai e que desenvolve a economia da sua região, e que além disso ainda tem capacidade para realizar trabalho político!
Que pena não termos mais destes no PS! Que pena tenho eu de não ter a mesma capacidade!

Estou certo que o AHP quando foi jovem também não era o que é hoje! Não foi o seu percurso de vida que construiu a sua personalidade de hoje? Olhe que eu fiz muita asneiras quando era jovem e isso não me retira as qualidades que tenho hoje! O passado das pessoas não lhe pode limitar o futuro!
E para dar um exemplo de onde quero chegar tenho um familiar que durante 25 anos só fez asneiras e desgraçou a vida com o álcool! Hoje, reabilitado é das pessoas mais honestas, trabalhadoras e integras que conheço!

(Cont.)
Anónimo disse…
(Cont.)

sociedade portuguesa seja organizada na base dos valores da liberdade, da igualdade e da solidariedade, e esteja aberta à diversidade, à iniciativa, à inovação e ao progresso."
Por isso perguntei onde está a a liberdade, a igualdade e a solidariedade ao criticarmos um camarada por um erro que cometeu à 11 anos (facto discutível) e onde está a abertura à diversidade, à iniciativa (empresário local com iniciativa política!) e ao progresso?
Se é criticável termos o Telmo nas listas porque não é criticável termos camaradas que no seu passado pertenceram a movimentos extremistas? Não será mais grave? Acho que não, são casos diferentes e onde quero chegar é que o passado não pode condicionar eternamente o direito à cidadania que as pessoas têm!

O darmos uma oportunidade a um jovem empresário que milita no PS de poder participar na nossa democracia e de dar o seu contributo para uma sociedade melhor é de louvar e não de criticar! Os erros do passado já foram cometidos, e eventualmente julgados! Cabe-nos julgar o futuro e se o Telmo se vier a revelar igual a outros tantos que vão nas listas e que em nada contribuem para o futuro de Portugal, então ai sim, deve ser criticado!
E o facto do Telmo ir em 14º lugar e estar equacionar candidatar-se a presidente da concelhia da Batalha são factos que a meu ver reforça a ideia que tenho de ser um militante activo no PS. E se vier a ganhar a concelhia, estou certo que tem mérito para estar a trilhar o seu caminho político!

Por isso custamos ver comentários superficiais que se deixam levar pelo modo tabloide como a nossa comunicação social trata os assuntos de políticas!

Abraço.
FH disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
FH disse…
de chorar por mais...

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides