Os crimes de sempre que só agora se revelam


A Conferência Episcopal da Holanda manifestou hoje “dor e vergonha” diante dos resultados de uma investigação que fala em milhares de crianças vítimas de abusos sexuais em instituições católicas, no país, entre 1945 e 2010.


Num comunicado citado pela Rádio Vaticano, os bispos holandeses e os representantes das congregações religiosas reconhecem a culpa dos autores destes atos, mas também das autoridades eclesiais que não agiram no “interesse prioritário” das vítimas, às quais apresentam um pedido de desculpas, que estendem às famílias.

Comentários

e-pá! disse…
Bem proclama a hierarquia da ICAR caritativos sentimentos de "vergonha" e extemporâneos "pedidos de desculpa".
Interessava, no entanto, explicitar porque razão(ões) foi possível "acontecer" tais aberrantes e relapsos comportamentos que a comissão Deetman revelou ao Mundo link.
Dez a vinte mil crianças abusadas entre 1945 e não serão obra do acaso, nem ocorrências de "arbítrio divino" (predestinação)... Trata-se de um infindável e ignominioso rol de delitos continuados.

Pretendendo subtrair estes crimes a estas circunstâncias ficamos representação da tragédia da dúvida (shakespeariana) e será legitimo inquirirmos: "Mas que se pode fazer com quem não sabe arrepender-se..." (Hamlet)…
Não sabe ou não consegue!

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides