Depois dos “impedimentos”... de novo os roteiros!

A rentrée de Cavaco Silva em tarefas políticas no terreno que decorre da retoma dos roteiros pelo País (uma versão das “presidências abertas” de Mário Soares) é fundamental para aquilatar da sua capacidade como interprete, moderador e avaliador das difíceis soluções que estão em curso perante uma trágica crise política, financeira, económica, e social. link

Nada será como dantes. A questão tecida à volta da anulação da visita à Escola António Arroio, como é habitual por parte de Belém, nunca foi – e pensamos que nunca será – bem explicada.


Mesmo que sejam cirurgicamente escolhidos os casos de “sucesso”, como parece ser o presente “roteiro da juventude”, que incide sobre áreas empresariais dinamizadas por jovens empreendedores, a realidade é que este retomar de contactos com as pessoas nunca deixará de ser um passo ao lado, um contornar dos problemas.
Estes empreendedores, que felizmente desenvolveram empresas de sucesso, nasceram de uma plêiade de jovens que concluíram a sua formação em diferentes escolas onde, hoje, campeia a desilusão pela falta de saída profissional. O comboio da modernização, da inovação e do desenvolvimento, para todos, mas especialmente para os jovens, não consegue arrancar do atoleiro das restrições ao financiamento e, mesmo ultrapassando este primeiro obstáculo, não consegue ganhar velocidade condicionado como está pelo espectro da recessão (profunda em Portugal e ameaçadora no âmbito europeu).

As oportunidades são poucas. Os exemplos muitas vezes óbvias excepções. É nestes períodos que se repensa, estimula e reorienta a educação e a formação. São as insubstituíveis políticas sociais adequadas e sustentadas que condicionam o futuro das diferentes gerações. O Presidente da República resolveu dar o “salto em frente” e deixar para trás incómodos traumas. O drama não está na queda das exportações embora se reconheça (agora!) que a solução (também) passa por aí. Está um pouco antes, aliás, onde sempre esteve: nas Escolas, nos centros de formação profissional, nos veículos públicos e privados de integração em actividades profissionais e produtivas, etc. Mas para motivar a dinâmica escolar e a acção formativa surgem inexplicáveis “impedimentos”…

A juventude à solta é rebelde e tem grande mobilidade. Poderá aparecer inopinadamente à porta de um empreendimento de sucesso…

Comentários

é pá atão o cavaca tamém bai dezêr
ó guarda sai daí...deixa de fazer o teu trabalho que esta gente tá aqui pra me ver...

A retoma dos roteiros pelo País
não era uma versã...ó mõe quem é aquele home a acenar ...aquele é o cabeça d'abóbra mê filho veio ver agente
essa é que é uma versão do corta-fitismo nazional que foi redominado como das “presidências abertas” de Mário Soares...

gente acenava entusiasticamente...olhá o boxexas e... que uns meses antes engolia sapos e queimava os autocolantes de Soares é fixe..(diga-se de passagem que andar a distribuir 15.000 contos em autocolantes que eram queimados foi um desperdício de propaganda...já as da maria de Lurdes PinTassilgo era muito melhores
como dizia o pessoal da serra da Ossa...que papel tão fininho vê...isto é qué uma boa candidata

já agora diga lá isto sã candidatos pra quê?

Acho que davam 25$ por quilómetro
e mais 500 mél réis por dia..
era fixe...
Já os da maria de Lurdes iam de graça com o maluco do condutor

esta vai ser a 1ªmulher presidente...pois nem a Ferreira Leyte quiseram pra 1ªministra
somos cá uns islâmicos
mulher aqui só de burka...
Claro que 500$ por dia em Marvão era muito diferente de arriscar levar porrada em Beja...
Já em Campo Maior...era nice...bamos botar sim senhor o dôtor Nabêro diz quele vai ser bom...(mas olhe cacomo menistre foi uma merda..

Antes das presidenciais é que era um bom tempo para fazer abertas...mas o gajo escolheu a Marinha Grande prós apoiantes alevarem porrada

ó chefe partiram-me os cornos...

isto são os sacrifícios que fazemos pela democracia...vê-de vós que eu apanhei uma chapada...
quase me mataram
mas enchi-me de força e dei a outra face

já agora comé cu gaijo conta no livro o episódio da Marinha Grande
(é que apanhar por 500 mél réis por dia é boxe...apanhar cacetadas de partir a carola pra proteger aquele couro gordo

a isse chama-se fé....
olha o Messias chega a Santa apolónia às...deve ser o 1ºmessias enviado por comboio...
desde que chova...até se pode atirar aos putos todos

queu nem ligo...

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides