Gauck: o candidato que aparece com 2 anos de atraso…

Joachim Gauck, candidato a novo presidente da Alemanha… link

A Srª. Merkel tem uma manifesta dificuldade em ajustar as suas decisões políticas com o futuro. Na eleição presidencial de 2010 preferiu a estreiteza de politica caseira e impos um candidato do seu círculo partidário contra Joachim Gauck que, já nessa altura, colhia um amplo apoio na sociedade civil alemã. O resultado está à vista. Em menos de 2 anos, foi obrigada a fazer “inversão de marcha”.

Este exemplo de "ziguezaguear" político conduz-nos inevitavelmente a comparações com actual crise da Zona Euro. Contra muitos e fundamentados pareceres a Chanceler ficou pelas “regras de ouro” orçamentais ignorando soluções como os eurobonds e um papel mais interventivo do BCE. Esperemos que um dia mais tarde (ou se calhar tarde demais) não venha a reconhecer que a sua rigidez e dogmatismo no campo político-monetário não está concertada com o futuro da Europa, mas antes com os imediatos interesses do mundo financeiro germânico. Falta só aparecer o “escândalo” que abale as suas inflexíveis convicções austeritárias e orçamentais como "únicos" motores do desenvolvimento económico…

Joachim Gauck, tem um passado que o credencia para as funções para que foi indigitado. Duas dessas credenciais evidenciam-se: é conhecido pela sua integridade e independência de pensamento.
Embora o presidente da República Federal Alemã exerça um cargo estritamente representativo (desde o fim da República de Weimar) será - se Joachim Gauck for eleito - um rosto credível e humano que a Alemanha passará a exibir à Europa e ao Mundo.

O que nos dias que correm não é acessório, nem despiciendo.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides