Festa no Aquashow: hoje surgiu mais uma ‘motivação’

A tradicional ‘festa’ promovida pelo PSD para assinalar a ‘rentrée’ política que habitualmente se realiza no Algarve, este ano decorrerá em ambiente fechado (para evitar sobressaltos) e terá – como é habitual – uma larga divulgação mediática.

Durante a festa que terá lugar no parque Aquashow, em Quarteira, Passos Coelho deverá anunciar os ‘sucessos’ do seu Governo, nomeadamente, o ‘crescimento’ das exportações e a ‘descida’ das taxas de juros nos mercados da dívida.

Se as taxas de juros têm paulatinamente descido em relação ao pico da crise muito se deve à brutal e abrupta austeridade imposta aos portugueses com a meta de controlar o deficit orçamental público, conforme os ditames da ‘troika’. Muito embora o controlo orçamental seja um dos vectores necessários e relevantes para a consolidação das contas públicas o que está em causa são os métodos e os timings usados para conseguir esse objectivo. Esta será uma das razões fulcrais pela qual a ‘festa’ teve de recolher-se para espaços confinados. Começa a ser difícil e incómodo continuar a bradar em público de que ‘não precisamos nem de mais tempo nem de mais dinheiro’. Nomeadamente, quando - e apesar de tudo - estamos à beira de não conseguir cumprir o deficit previsto para 2012. E de não regressar aos mercados em Setembro de 2013 (mas isto dirá respeito à festa do próximo ano...).

O segundo motivo que ‘justificará’ o regozijo do Governo de Passos Coelho – a resistência da actividade exportadora à crise - como todos sabemos não tem qualquer relação com o actual desempenho governamental. Para além de ser uma ‘herança’ do XVIII Governo Constitucional, mostra fundamentalmente a resiliência e a competitividade de um (ainda reduzido) sector económico que, ao longo da última década, tem procurado diversificar e internacionalizar a sua produção. Mas a Economia não ficou indemne ao furação neoliberal do Governo. Para além de uma 'histórica' taxa de desemprego galopante (em evidente descontrolo) que reflecte a dimensão da destruição operada por deliberadas políticas recessivas no tecido empresarial nacional acresce que, hoje, tomamos conhecimento que a praga dos salários em atraso voltou a fustigar o País. link

Dificilmente teremos ‘notícia’ deste novo descalabro na festa da Quarteira. Água abundante existe no envolvente ‘Park do Aquashow’ cenário e palco da reservada festa. Que mais do que uma festa vai - certamente - ser um desbragado ‘show’. Mas o 'revivalismo' ainda pesa e estrebucha...

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides