O REGABOFE

A direita neoliberal e germanófila não se cansa de repetir ad nauseam a estafada ideia de que os portugueses “viviam acima das suas possibilidades”.

É certo que muita gente se deixou embalar pelo canto da sereia dos bancos e dos grandes empórios comerciais que procuravam a todo o custo impingir os seus produtos e embarcou na via do crédito fácil sem fazer contas. Com isso se endividou, depois de engrossar generosamente os lucros desses mesmos bancos e empórios, cujos interesses a referida direita – agora tão “ajuizada”- representa e defende.

Mas a maior parte das pessoas a que a mesma direita se refere vivia acima das suas possibilidades por uma única e simples razão: é que as suas possibilidades estavam muito abaixo das suas elementares necessidades. Seria pois missão de qualquer político decente – sobretudo dos que se arrogam o título de “social-democratas” – procurar aumentar essas “possibilidades”, de modo a adequá-las às necessidades.

Porém o que a direita faz para “corrigir” a situação é exatamente o contrário: reduz ainda mais as possibilidades de os portugueses proverem às suas necessidades, cortando-lhes os salários, os subsídios, as pensões e asfixiando-os com mais e mais taxas e impostos.

Por outro lado, há outro e mais grave problema que a direita escamoteia: é que há em Portugal uma grande quantidade de nababos que essa mesma direita nos obriga a sustentar e que vive largamente acima das nossas possibilidades!

É com esse regabofe que é preciso acabar!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides