A RTP, Sócrates e as petições


Não assino nem assinarei qualquer petição a favor ou contra a colaboração de Sócrates no canal público, tanto mais que a presença pro bono me retira o único argumento que teria se fosse exorbitante o pagamento.

Há por aí um ódio larvar contra o ex-PM, que foi eleito duas vezes e julgado à terceira com uma derrota eleitoral. Há de ter certamente coisas interessantes a dizer e só não aceito que alguém seja obrigado a ouvi-lo.

Costuma ser mimoseado com injúrias sem que alguma vez tivesse sequer sido arguido, quanto mais condenado por crimes que a opinião pública lhe atribui. Oiço dele coisas que nem do árbitro oiço ao domingo, no café do meu bairro, quando o Benfica perde.

Santana Lopes, que nunca foi eleito para PM, mal fez as férias de nojo da passagem infeliz pelo Governo, passou a ser comentador e presença habitual nas televisões e – diga-se – é melhor comentador do que governante. Marcelo é um intriguista simpático e mentiroso, experiente e empático, mas ninguém lhe nega o direito de ser comentador. Eu oiço-o com agrado. Marques Mendes, depois da passagem, como empregado do Sr. Coimbra, ex-vice-presidente do PSD, entrou-me na sala da televisão sem que eu me incomodasse.

Ministros fascistas de Salazar e Caetano, colaboradores da Pide e outros saprófitas da ditadura, passam pela televisão sem alarido. Se amanhã, depois de sair de PR, Cavaco quiser usar a telegenia no ecrã não perderei o primeiro programa, seja qual for o canal.

Por que raio Sócrates não há de poder comunicar com o país? Há de fazer pior a Seguro, o Passos Coelho do PS, do que ao PSD e a esse adereço extremista – o CDS – a quem o atual PM, na sua inépcia e radicalismo conferiu uma imagem de moderação.

Já é tempo de aprendermos a conviver com a diferença. Até com este PR.

Comentários

É inconcebível como se pretende negar um direito de uma opção profissionalizante a um cidadão, que foi primeiro-ministro!
O recurso ao modelo peticionário, agora facilitado pela internet,
na ligeireza dos processos e a na irresponsabilidade da escolha dos temas, começa a ser preocupante, porque nada acrescenta à discussão política nem ao aprofundamento do processo democrático. Há dias, alguém me perguntava, com uma leve insinuação crítica, por que razão eu não assinava a petição a mobilizar os cidadãos para promover o levantamento dos depósitos bancários. Limitei-me a perguntar ao meu interlocutor quem é que iria pagar-me as contas da luz, da
agua, do gás e do telefone? Julgo que o meu interlocutor acabou por perceber a irracionalidade da iniciativa, que previamente estava condenada ao fracasso.
Na petição, que anda por aí a correr, em que se pretende impedir o exercício de comentador televisivo a José Sócrates, levantam-se justificadas dúvidas sobre a sua paternidade. Para a direita, a presença televisiva do antigo primeiro ministro poderá representar uma ameaça. Sócrates poderá vir a dizer aquilo que, como primeiro ministro, não disse.
madrugadas disse…
Não irei perder o meu tempo nem a ouvi-lo nem a julgá-lo.
Foi ele que instigou toda a comunicação social contra os funcionários públicos. Nunca nenhum foi tão duro com todos os professores, médicos, ou simples administrativos...
Como fui lesado pela sua política assiste-me o direito de não gostar das suas politicas nem da sua verborreia.
lidacoelho: Eu também fui um feroz crítico de José Sócrates da sua política, enquanto primeiro-ministro, e tenho muitas e fundadas dúvidas sobre a sua honorabilidade. Mas isso é outra coisa.
Alexandre de Castro:

O curioso é verificar quem são os prejudicados e os beneficiados, para além da defesa da liberdade de expressão:

1 - Seguro fica inseguro;

2 - Passos Coelho conseguiu com esta relvice que deixasse de se falar na avaliação da troica;

3 - Fica dada cobertura para um pluralismo que elimina o PCP mas equilibra 2 antigos líderes do PSD - Marcelo e Santana;

4 - Não acredito em bruxas.
e-pá! disse…
Ninguém conhece com pormenor o que José Sócrates aprendeu em Paris. Alguma coisa terá sido.
Para já a sua entrada como comentador na RTP se nenhum proveito tiver pelo menos é um pedrada no charco onde se pavoneiam os 'comentadores orgânicos'...
E o incómodo será transversal nos chamados partidos do 'arco do poder'. Essa poderá ser uma ténue 'mudança'. De resto, o mais importante é respeitar a liberdade editorial da televisão pública.
Creio que ainda temos o direito de fazer o que quisermos com o nosso dinheiro! Visto que a RPT ainda é estatal, então posso omitir a opinião sobre o que acho correcto ou não passar na televisão publica!E como tal a minha opinião é que este senhor não receba nem mais um tostão dos nossos bolsos para dar a sua opinião sobre seja o que for! Já deu durante 6 anos e nunca gostei de o ouvir!Ele que vá (se conseguir e se o quiserem, que eu duvido) para a SIC ou TVI, que eu não me importo nada!
ana disse…
Parece que nada consegue deter o poder do dinheiro. Não fosse a net e teríamos de papar apenas a informação da direita, como nos idos de Salazar. Informação ou desinformação que perseguiu uma pessoa até aos limites do imaginável e a quem retirou todos os direitos, até o de se expressar. Todos os ladrões e vigaristas nos entram pela casa dentro, alguns em altos cargos e rodeados do luxo que pagamos. Outros, como oliveira e costa, são levados ao colo entre risinhos pelas comissões de inquérito da AR. Mas aquele que não se pode nomear, que nem arguido conseguiram fazer apesar dos esforços levados ao limite, nem pode abrir a boca na TV pública. Este povinho está do pior, cada vez pensa menos.
Manuel Galvão disse…
UM INSTIGOU CONTRA OS F.PÚBLICOS, OUTRO ROUBOU-OS E VAI DESPEDI-LOS... VENHA O DIABO E ESCOLHA!
UPS, O DIABO NÃO EXISTE!

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides