Karl Marx, esquecido quando se torna obrigatório lembrá-lo



Karl Marx foi o mais brilhante economista do século XIX e o mais influente do século XX. Menos de três meses depois da sua morte nasceu John Keynes. Sem eles, nem a história nem a prática da economia seriam as mesmas. São os dois grandes nomes do pensamento económico mundial.

Passaram, há 5 dias, 130 anos sobre a morte de Karl Marx. Não vi um só jornal ou revista que assinalasse a efeméride.

Marx nasceu em 5 de maio de 1818 e morreu em 14 de março de 1883.

Nesse dia, Passos Coelho disse uma qualquer inanidade e Cavaco não saiu do Palácio de Belém e a comunicação social não pode escrever sobre tudo.

Comentários

e-pá! disse…
Muitas vezes a actual crise leva-nos a recordar Karl Marx.

Ele considerava que as crises são sempre soluções momentâneas e forçosas das contradições existentes.
E acrescentava: Não existe crise económica tão profunda da qual o capitalismo não possa recuperar-se, uma vez garantido que a classe trabalhadora pague o preço do desemprego, deterioração dos padrões de vida e das condições de trabalho...

Estaremos, portanto, a trabalhar para a revivificação do capitalismo na sua versão neoliberal e a pagar o 'tal' preço. Sublinhe-se: um preço muito elevado, destruidor, o que está a protelar a predefinida recuperação.
Bmonteiro disse…
Calro que sem fé, perdida há muito.
De fugir para a Estrela.
Declaração de eleitor: 2013
Três décadas de governo: PSD=PS=CDS - bloco central.
Oposições instaladas no sistema: PCP=BE.
Alternativa pós Troika:
a) Mais do mesmo: PS=PSD=CDS.
b) Mudar de vida:
b.1) Novo Partido, ou aderindo a um dos pp sem lugar na AR.
b.2) Desvio maciço de votos para dois partidos da AR: PCP+BE.
“Obrigar” PCP a ser governo.
“Pior é difícil”
Novo ano, e anuncia que nada faz. Melhor dizendo. Faz: Desistem. Abandonam a venda (RTP). Fica tudo como dantes, com o acréscimo de decidirem torrar mais 42 milhões (Relvas)...e pagar a Taxa?
Pior era difícil.
PS: faltava el TribunalC, a blindar o sistema para novos partidos. Um ninho mafioso no palácio Ratton.
Carpe Diem.
Talvez o maior filósofo da idade contemporânea, que marca uma nova abordagem da filosofia. Segundo ele (cito de memória) "os filósofos têm-se limitado a interpretar o mundo; agora o que importa é transformá-lo".

Era alemão, mas de origem judaica; e por alguma razão deixou a asfixiante Alemanha e foi viver para Londres, onde morreu e está sepultado.
Devir disse…
Karl Marx talvez seja mais actual agora, se isso é possível, do que no seu tempo ! Ele próprio previu que as suas teoarias ( expressas principalmente em "O Capital" e no "Manifesto Comunista" ) não podiam ter uma aplicação mecânica, a "papel químico".
O CAPITALISMO FALHOU !!
PASSEMOS AO PLANO B !!
josé neves disse…
Caro AHPinto,
O tio Karl também se quis um grande filósofo do materialaismo e tardiamente, após constatar falhas na sua teoria social sistémica, introduziu o "materialismo dialéctico" e designou o seu sistema de científico porque descobira, dizia ele, as leis gerais que regiam a sociedade humana, o devir do processo histórico, o que lhe permitia conhecer o futuro até ao fim dos séculos.
Acertou muito sobre economia e sociologia, falhou rotundamente do que respeita à filosofia e ao seu sistema infalível para reger a sociedade.
Marx, tal como tantos outros antes dele, também não fez mais que interpretar o seu tempo (precisamente o que denunciava na 10ª tese sobre Feurnebach, que citas) e tal como Platão propôs o regresso aos tempos pré-arcaicos.
Ninguém jamais consegue saltar sobre o seu tempo: Marx como todos antes dele não fugiu à regra de apenas o explicar não obstante os grandes investigações e estudos e esforço intelectual para tentar descobrir leis sociais como se fossem leis científicas da física.
Falhou tal como Pitágoras em Crotona, Empédocles em Agrigento, Platão em Siracusa.
Foi grande mas pequeno perante a sua ambição desmedida.
Caro José Neves

Não sou especialista em filosofia, mas creio que os erros apontados se devem mais a Engels e aos discípulos de Marx do que ao próprio Marx. A ponto de este, perante tais exageros, ter dito: "eu não sou marxista!"

Posso estar errado, mas creio que a própria expressão "materialismo dialético" foi criada por Engels. Marx falava em "materialismo histórico".

De qualquer modo, como reconheces, "foi grande". Depois dele, a filosofia, a história, a sociologia, nunca mais foram as mesmas.

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides