Quando a lógica é uma batata… e as contradições gritantes.


O ministro das Finanças alemão, Wolfgang Schauble, face à indignação europeia (e não só cipriota) perante o assalto aos depositantes nos bancos de Chipre, tentou justificar o injustificável. … link

Em Dezembro de 2012 a UE, depois de muitos meses de negociações, criou o mecanismo único de supervisão bancária sob os auspícios do BCE. Este seria o primeiro passo para uma efectiva união bancária. Quando tomou estas decisões conhecia o ‘problema cipriota’. Aliás, por curiosa coincidência, o Chipre nessa mesma altura assumia [formalmente] a presidência rotativa da UE.

A UE fechou-se em copas. Aparece agora este grande timoneiro das finanças europeia a pretender denunciar ‘paraísos fiscais’ no seio da UE. Tarde e a más horas. Não se trata de um problema específico das oligarquias financeiras. O Chipre parece ser um local de refúgio para essas ‘máfias do dinheiro’ mas, antes disso, é habitado por europeus. O ‘assalto’ às contas bancárias não é cirúrgico, nem dirigido aos depósitos suspeitos. Pretendia abranger tudo e todos. Se existisse a tal responsabilidade que Schauble aparece pressuroso a invocar, como se fosse uma justificação, seria pertinente que este paladino do rigor e da austeridade, delineasse os planos para combater os paraísos fiscais (pelo menos no espaço europeu já que a nível global é uma utopia).

Na verdade, como foi noticiado na altura, o mecanismo de controlo bancário europeu foi especificamente desenhado para retirar os bancos regionais alemães da supervisão do BCE. link. Bancos regionais – públicos - onde os compatriotas de Schauble depositam as suas poupanças e que, por exemplo em 2008, se encontravam à beira do colapso, por 'irresponsável' envolvimento em manobras especulativas, aliás, nunca totalmente esclarecidas link.
Entretanto, os ‘ajustamentos’, os ‘regastes’ e a especulação sobre os 'perdulários' povos do Sul já os devem ter safo da aflição em que se meteram… Os cipriotas é que devem ser punidos exemplarmente. Esta a 'ética' do actual poder financeiro.
A crise das dívidas tem dado muito pano para muitas mangas…

Comentários

Com populismo e demagogia/
muita mentira,verdade parece/
mas em liberdade e «democracia»/
cada Povo tem o Governo que merece.
Nota:Democracia é Poder Popular,mas os Romanos dominaram os gregos e se bem que tivessem copiado muita da cultura grega,todavia deram ao DEMO que é POVO,o significado de Demónio.E o Povo é o Diabo.

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides