TEIMOSIA PATOLÓGICA



Como se não bastassem os gravíssimos problemas que afligem o País, agora o primeiro ministro Passos Coelho vem apresentando inquietantes sintomas de não estar no pleno gozo das suas – já de si diminutas – faculdades mentais.

Está à frente do governo há quase dois anos, e nesse período a crise económica e financeira não fez senão agravar-se, em todos os aspetos: a economia está completamente destruída; o desemprego aumenta de dia para dia; jovens e menos jovens, cada vez em maior número, veem-se obrigados a emigrar para tentar ganhar o pão que em Portugal lhes é negado; as insolvências, de pessoas e de empresas, aumentam exponencialmente; a classe média empobrece, e os pobres caem na miséria.

Apesar de todos estes sacrifícios – ou se calhar por causa deles – o governo não consegue atingir nenhuma das metas que se propôs: o défice não diminui significativamente; a despesa pública – ainda ontem isso foi noticiado – em vez de diminuir aumenta. A receita fiscal, apesar do “enorme aumento de impostos”, aumenta insignificantemente, se é que não baixa, devido à diminuição do consumo e à redução da base tributável resultante das falências, da quebra dos lucros das empresas e dos rendimentos das famílias. Enfim, o falhanço é total.

Mesmo nas hostes afetas ao governo toda a gente reconhece, de forma mais ou menos velada, e com justificações esfarrapadas, o indisfarçável fracasso. Desde o Presidente da República até ao próprio “mago das finanças” Vítor Gaspar. Até a troika retirou ao governo o diploma de “bom aluno”.

Toda a gente... menos o primeiro ministro. Este continua a repetir, como um papagaio, que “vamos tirar Portugal da crise”. Ainda há dois ou três dias o disse, em altos berros, no Parlamento. E o pior é que parece estar mesmo convencido disso. Ora, se assim é, trata-se de puro delírio; Passos Coelho vive num mundo só dele, completamente desligado da realidade. E isso releva do foro psiquiátrico.
Só nos faltava mais esta...

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides