terça-feira, janeiro 28, 2014

28 de janeiro – efemérides

1908 – Foram presos os republicanos Afonso Costa, Egas Moniz, João Chagas e António José de Almeida, e o chefe da Carbonária, Luz de Almeida. O regicídio veio quatro dias depois. Diz-se que a rainha D. Amélia, quando o ditador João Franco falava do que os regicidas fizeram, terá dito: «o que você fez». As ditaduras só terminam pela violência e a ditadura de João Franco teve a conivência de D. Carlos.

1924 – Morre Teófilo Braga, escritor, político, filólogo, professor, literato, militante republicano, primeiro presidente do Governo Provisório da I República e segundo Presidente da República Portuguesa.

1935 – A Islândia despenaliza o aborto. Foi o primeiro país do mundo a recusar a aplicação de penas sobre a IVG. Portugal demoraria ainda quase meio século para a primeira e tímida lei, com os votos contra do PSD e do CDS, salvo honrosas exceções.


2 Comments:

At terça jan 28, 03:59:00 da tarde, Blogger João Davim said...

Foi não foi dia 28 de Janeiro, mas foi dia 18, 18 de Janeiro de 1934 que começou uma das mais longas odisseias de resistencia contra o fascismo: a Marinha Grande.

Alguns dos integrantes desse movimento tiveram a "honra" de ser dos primeiros hóspedes do Tarrafal

 
At terça jan 28, 05:53:00 da tarde, Blogger Carlos Esperança said...

João Davim:

Só referi as efemérides de hoje.

 

Enviar um comentário

<< Home