Rosa Casaco ameaça com um dossiê


MEMÓRIAS do Meu Tempo, assim se chama o mais recente livro de António Rosa Casaco, o ex-inspector da Pide/DGS que chefiou a brigada que em 1965 assassinou o general Humberto Delgado.

(...)

Quanto ao Portugal de hoje, diz que «é um coio de ladrões, de corruptos e incompetentes». Já o Portugal da ditadura, «era um país rico, de gente honesta, bem governado, digno, grande e respeitado». José Pedro Castanheira – Expresso de 8-04-2006

Que os crimes tenham prescrito é a consequência do tempo e do Estado de direito em que vivemos. Que o assassino e frio torcionário insulte os que se bateram pela liberdade e serviram a democracia, é uma ousadia que os 90 anos não desculpam.

O respeito pelas famílias das vítimas assassinadas, pelos torturados, presos sem culpa formada, deportados e perseguidos, de que a PIDE foi instrumento, deveriam impedir o facínora de usar direitos que o regime de que foi serventuário negou ao povo português.

A presença tranquila do velho criminoso é prova da superioridade moral da democracia sobre a ditadura. As ameaças e bravatas de um Pide execrável tornam-se intoleráveis.

É preciso preservar a memória de 48 anos de horror e lembrar a menoridade cívica a que o País foi condenado.

O poder discricionário da polícia política (PIDE), a devassa da correspondência, a violação do domicílio, espancamentos, torturas do sono, queimaduras de cigarros, ameaças e outras selvajarias que os Rosas Casacos praticaram, são crimes que devem ser lembrados para que a memória curta não branqueie a ditadura.

Trinta e dois anos depois de Abril é preciso preservar a memória e não esquecer.

Comentários

Anónimo disse…
Este artigo é uma visao parcialista do que se passou. Porrtugal era um dos países mais ricos da época.Eramos respeitados e o país estava unido sob principios católicos embora um pouco obscurantista
Além disso, o que ninguém diz é que o 25 de Abril foi orquestrado por generais portugueses vermelhos que deram à URSS posiçoes estrategicas fantasticas, que ela nunca imaginara conseguir sem derramar sangue. Aliás, por pouco não nos tornámos num país comunista, que se transformaria depois noutra ditadura, a do proletariado.
Aliás, pergunte a algum africano da época ou a um português se se vivia num período "de Horror".
P.S.: O senhor por acaso viveu e trabalhou no período antes do 25 de Abril?Que idade tem?Que autoridade tem para afirmar o que nunca viveu?

PS 2:Tudo isto é um contributo para um país mais informado.

Cumprimentos
Anónimo disse…
meu caro jose castanheira!!!
Apenas queria que soubesse que ser jornalista e ser isento e nao defender nenhuma das partes mas relatar factos concretos e nao fazer filmes e telenovelas daquilo que nao sabe ou por ignorancia!!
Sabe, eu fui soldado no ultramar e defendi o meu pais,combati para defender este nosso portugal que era um pais organizado,respeitado, que tinha governantes serios mas que devido aos seus amigos ou essa escumalha dos comunistas entregou-se o ultramar e deram cabo de portugal.
Mas sei que deus vos espera a si e seus amigos e que a terra vos seja muito pesada e ja agora a pide em vez de torturar deveris enviar-vos para o alto sao joao ou para a russia.Tenham vergonha na cara pois vos nao passam de uns tristes,so sabem destruir,provocar e a vossa dita liberdade e de rir,olhe para a china!!!!!!!!!!!!!!!!
Me despeco e so tenho pena que quando estive no ultramar nao ter tido a sorte de encontrar alguns ditos srs do 25 de abril,caso esse verme de nome otelo saraiva de carvalho,acredite que lhe tinha posto um alvo na testa pois seria uma sorte para o mundo esse canalha ja ca nao estar!!!!!!!!!!!!!!!
viva Salazar!!Viva rosa casaco!!!
Acredite que se algum dia o encontrar e que apesar dos meus 63 anos de idade ainda lhe vou dar uma licao de historia ou algo mais!!!ca o espero!!!
Anónimo disse…
tretas, a pide, o salazar,um pais rico?1 milhao de pessoas a fujir da miseria nos anos 60 pais rico?tretas,soldados a combater em africa sem saberem ler nem escrever,eramos respeitados?so' se fosse no futebol por causa do benfica. O resto sao tretas, P S.vivi naquela epoca e sei o que sao tretas...

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides