Mensagens

A mostrar mensagens de Janeiro, 2008

Notas Soltas - Janeiro/2008

Imagem
USA – O próximo presidente não poderá ser pior do que Bush. A limpeza dos neo-conservadores evangélicos é um acto de higiene que facilita o retorno aos valores de Benjamin Franklin e Jefferson, de matriz liberal, fundadores do grande país.

Espanha – A interferência da Conferência Episcopal na campanha eleitoral é a aposta irritada de quem perdeu as novas gerações e convoca velhos devotos para avivar as cicatrizes do franquismo e a memória da cumplicidade eclesiástica.

Rally Lisboa-Dakar – A anulação da prova, cedendo ao terror da al-Qaeda e ao chauvinismo de Sarkozi, foi a prenda da Europa ao terrorismo islâmico.

Ferro Rodrigues – A entrevista à Visão revelou um homem sério cujo assassínio político e moral foi perpetrado por criminosos cuja impunidade envergonha a Justiça.

Paulo Portas – Um cidadão que fotocopia 60.000 documentos do ministério da Defesa, os detém e não é investigado, tem imenso poder ou inspira demasiado medo.

Tratado Europeu (1) – A ratificação parlamentar foi legítima ma…

Reflexão do dia antes

Imagem
Foi tão fácil colocar uma lápide comemorativa do regicídio na esquina da Praça do Comércio e é tão difícil colocar uma comemorativa da matança dos judeus no Largo de S. Domingos!!!

HUMOR NEGRO

Imagem
José Manuel Durão Barroso, antigo primeiro-ministro português e actual presidente da Comissão Europeia, deverá estar entre os candidatos ao Nobel da Paz de 2008, anuncia hoje a Agência France Presse (AFP), na data limite de apresentação de candidatos.

O 31 de Janeiro de 1891

Imagem
Em Portugal, nos finais do século XIX, na ausência de qualquer solução para a crise económica, social e política, a monarquia agonizava. Depois da conferência de Berlim, em 1885, o projecto português de ligar Angola a Moçambique colidiu com o plano inglês de ligar o Cairo ao Cabo (África do Sul).
A disputa do território africano que ficaria conhecido por mapa cor-de-rosa culminou com o Ultimatum, imposição do império inglês a Portugal, tão humilhante que inflamou o fervor republicano e o ódio ao trono e à Inglaterra.
Os ideais republicanos continuaram a seduzir os portugueses e a ganhar força à medida que a monarquia se esgotava, a pobreza aumentava e o sentimento colectivo, de vergonha e ressentimento, se acentuava.
«A Portuguesa» foi o hino que surgiu do ódio generalizado que cada vez mais se identificou com as aspirações republicanas que germinam nos quartéis, na maçonaria e nos meios académicos. O Partido Republicano, até aí pouco expressivo, ganhou adesões e consistência.
Entre os mi…

Espaço dos leitores

Imagem
Delacroix

Voos da CIA

É reconfortante a reafirmação de que o Governo não soube nem autorizou os voos de prisioneiros da CIA (também era o que faltava!). Mas sendo os voos indesmentíveis, torna-se necessário também saber três coisas:

(...)

Vital Moreira in Causa Nossa

A Turquia e o véu islâmico

Imagem
Todos conhecemos a obsessão divina pela roupa feminina e a preferência pelo homem, a ponto de ter feito este, primeiro, e dele, depois, uma espécie de subproduto, a mulher.

Claro que um santo doutor, Paulo de Tarso, certamente pela convivência com o criador, pôde desenvolver um fanatismo misógino que agradava a Deus e fazia as delícias dos homens a quem sempre o poder agradou. Não se pense que a mulher, cuja igualdade foi reclamada por homens corrompidos pelo Iluminismo e pela Revolução francesa e por mulheres que renegam os bíblicos ensinamentos da criação, não é também ambiciosa. Mas o que está em causa é o respeito pela vontade divina interpretada pela legião de profissionais que a estudam e promovem.

Foi a cópia grosseira e ampliada da misoginia judaico-cristã que levou os estudantes de teologia do Afeganistão à criação do ministério da Promoção da Virtude e da Prevenção do Vício.

À semelhança do que já se passa em terras cristãs, na Europa que julgávamos imune à tentação da convivê…

Era preferível o alcoolismo

Imagem

Quem conhece Jorge Carvalheira?

Imagem
É uma dessas aves feridas de Abril, uma das que voaram para o exílio a seguir ao 25 de Novembro e foram demitidas das Forças Armadas. No seu caso, da Força Aérea. E voou é uma forma de dizer, saiu como pôde para poupar a pele à vindicta que se anunciava, e que o Grupo dos Nove ajudou a impedir. No regresso lutou pela reintegração e suportou as sucessivas recusas da administração em respeitar e cumprir as determinações legais. Ele, e outros, viveram o calvário das arbitrariedades de quem ganhou estrelas, porque os capitães da revolução lhe abriram os caminhos do poder e do mando. Ainda hoje, passados trinta anos, há processos que aguardam, em gavetas, o despacho meritíssimo que um incerto futuro há-de trazer.

Entretanto licenciou-se em Letras, na Universidade Nova de Lisboa. E leccionou, por gosto e por ofício. Mas vinte anos depois havia de ser reintegrado, e ganhou o direito de voltar a voar, ao menos no papel. E assim levantou voo na literatura, com "O Mensário do Corvo". R…

Islão - condição feminina e igualdade possível

Imagem
Uma mulher suicida cometeu hoje o atentado contra uma esquadra da polícia e um centro de luta antiterrorista na província de Boumerdès, na Argélia, causando pelo menos 10 mortos, segundo a imprensa local argelina.

Momento de poesia

Imagem
Marchinha do Ponto

Cheguei à tabela
A ficha piquei.
Pescoço na trela
O ponto assinei.
Meti-me na cela
Na cela fiquei.

Depois…aguardei.

Doze horas ouvi
O ponto assinei.
A escada desci
A ficha piquei.
Contente saí
Contente fiquei.

Depois … regressei.

Às horas marcadas
A ficha piquei.
Galguei as escadas
O ponto assinei.
E de mãos lavadas
Sentado, fiquei.

Depois aguardei.

Ao entardecer
O ponto assinei.
Desci a correr
A ficha piquei.
Cumpri o meu dever
Como manda a lei.

E o dia findei.

Armando Moradas Ferreira

Penacova - Escola Secundária ou Sacristia?

Imagem
inbicicleta de recados * Comentário: Os membros do Conselho Directivo já foram jovens?

Ministério da Saúde - mudança de titular

Acaba de ser nomeada ANA JORGE, antiga presidente da ARS de Lisboa, médica pediatra, natural da Lourinhã.

Não é justo negar-lhe mérito próprio

Imagem

Crime internacional com a cumplicidade de Portugal

Imagem
Os governantes que não salvaguardam os direitos humanos não podem exigir respeito.

Momento de poesia

Imagem
Onde está o teu afecto?


Corro o tempo
a contar a distância
que nos separa.
Não a meço em metros
ou em milhas
mas em afectos
daqueles que não me dás
e eu mendigo.

Meço a distância
de um ao outro
entre o que avança
e o que recua
entre uns lábios
que se oferecem
e uma boca que se recusa.

¿ E o corpo,
quando está tenso,
aberto ao corisco do desejo,
e que não encontra no teu
o aconchego esperado,
porque tu o escondes
do meu olhar,
já magoado
por não o poder tocar
e por tu não te deixares por mim amar?

Alexandre de Castro

“Novos Programas de apoio à Solidariedade Social”

A Secção da Sé Nova do Partido Socialista (Coimbra) organiza, no próximo dia 30 de Janeiro de 2008, pelas 21h15, na Casa da Cultura, em Coimbra, uma

Palestra - Debate

com o Eng. Pedro Coimbra sobre

“Novos Programas de apoio à Solidariedade Social.”


Compareça!
A sua presença é importante!

COIMBRA - Teocracia provinciana

Imagem
Pastor e quatro ovelhas ou a falta de ética republicana.

28 de Janeiro. Recordando Afonso Costa

Imagem
(1871-1937) Um grande vulto da República a quem se devem as bases de um estado laico e democrático.

CONVITE (COIMBRA). Hoje

Imagem
Na passagem do 1 º centenário do movimento revolucionário de 28 de Janeiro de 1908, a Delegação do Centro da Associação 25 de Abril evoca aquela que foi a segunda e última tentativa para implantar a República, antes do 5 de Outubro de 1910.


A evocação do «28 de Janeiro de 1908» terá lugar hoje, dia 28 de Janeiro, pelas 18H00, na Casa Municipal de Cultura (salão de conferências),

Além de outras intervenções, será apresentada uma comunicação específica sobre o tema pela Dr. ª Noémia Malva Novais, historiadora, jornalista, escritora e investigadora.


Participe nesta iniciativa de memória democrática e cidadania.

Espaço dos leitores

Imagem
Picasso

Henry Kissinger - Um falcão esquecido

Imagem
«Em 1975, quando os americanos (ex-Presidente Gerald) Ford e (o ex-secretário de Estado, Henry Kissinger) estiveram com ele e tomaram uma atitude sobre Timor, ele era contra», salientou Lopes da Cruz à Lusa, num comentário sobre o antigo chefe de Estado indonésio, que morreu hoje em Jacarta, em consequência de complicações cardíacas.

Humor na NET 2007 anos depois...

Imagem
Autor desconhecido do PE. Enviado pelo leitor ALC.

Câmara Municipal de Lisboa

Imagem
Ao estado a que tinham chegado as Empresas Públicas

Quando não se condenam os criminosos...

Imagem
... acusam-se os inocentes.

Ténis feminino

Imagem
Foto: EFE / DENNIS M. SABANGAN A bela russa Maria Sharapova, 20 anos, venceu pela primeira vez o Aberto de ténis da Austrália, ao derrotar a sérvia Ana Ivanovic em dois sets, com parciais de 7-5 e 6-3, este sábado, na final em Melbourne.

Paulo Teixeira Pinto, Opus Dei e Causa Monárquica

Imagem
Paulo Teixeira Pinto, atormentado com o peso de dez milhões de euros de indemnização pela saída do BCP e com a vergonha de, aos 47 anos, ficar obrigado a receber até ao fim da vida 500 mil euros anuais, enquanto o Banco a que presidia ficou sob investigação policial, vai dirigir a Causa Real.

As dores do cilício com que se mortifica e os actos pios com que pretende contornar as dificuldades bíblicas de «um rico entrar no reino do Céu», não o impedem de presidir à Causa Monárquica, uma instituição que em tempos era simpática por contrariar as leis da física – a única causa que não produzia efeitos.

O pio presidente, além das missas que vai dinamizar pela família de Bragança, que bem precisa, para sufragar as almas de quem tanto pecou e tão mal fez ao País, vai iniciar as funções de presidente da Causa Real… encontrando-se com o presidente da Assembleia da República, para lhe entregar uma petição com quatro mil assinaturas (certamente em número superior ao dos monárquicos) para que o cen…

CONVITE (COIMBRA)

Imagem
EVOCAÇÃO DO MOVIMENTO REVOLUCIONÁRIO DE 28 DE JANEIRO DE 1908
Na passagem do 1 º centenário do movimento revolucionário de 28 de Janeiro de 1908, a Delegação do Centro da Associação 25 de Abril evoca aquela que foi a segunda e última tentativa para implantar a República, antes do 5 de Outubro de 1910.
Na sua preparação e execução tomaram parte muitos dos homens – civis e militares - que, dois anos depois, poriam termo à Monarquia – Cândido dos Reis, António José de Almeida, João Chagas, Afonso Costa, França Borges, Correia Barreto, Machado Santos, Luz Almeida, Ribeira Brava, entre os mais destacados. Apesar do fracasso, as consequências foram fatais para a monarquia.
O movimento culminou um período de intensa agitação revolucionária e crescente hostilidade ao regime monárquico. A subida de João Franco ao poder e a violenta repressão que se seguiu, tiveram um efeito contrário mais grave, tornando irreconciliáveis as posições em confronto. O primeiro episódio marcante da contestação ao re…

PGR abre inquérito

Procurador-Geral da República determinou a abertura de um inquérito às declarações do bastonário dos Advogados, que disse existirem pessoas com cargos públicos a cometerem crimes pelos quais não são punidos. PS e CDS querem Marinho Pinto no Parlamento.

Comentário: Finalmente alguém investiga os 60.000 documentos fotocopiados por Paulo Portas no ministério da Defesa?

Espaço dos leitores

Imagem
Degas «O Absinto» (1877)

Votos contra do PSD e de Carmona Rodrigues

Imagem
Lisboa: negócio «nulo» com Bragaparques

A Câmara de Lisboa aprovou esta sexta-feira a proposta do presidente, António Costa (PS), para a autarquia passar a defender em tribunal a nulidade da permuta dos terrenos da Feira Popular com o Parque Mayer, escreve a Lusa.

Nem sempre galinha...nem sempre a rainha

Imagem
Nota: A Constituição espanhola não obriga à fidelidade conjugal real.

Itália – Tão perto do Vaticano

Imagem
Ao anunciar o voto favorável em Romano Prodi, Nuccio Cusumano, foi brindado por um colega da mesma formação política com cuspidelas e epítetos de «vendido, cornudo, pedaço de merda» e a expulsão sumária. O pequeno partido UDEUR dispunha de três senadores, suficientes para ditarem o destino do Governo Prodi.

Depois de ler o «Times» talvez se compreendam melhor as cuspidelas e os insultos de que foi vítima o senador Cusumano. Segundo o jornal conservador inglês, o Governo italiano pode ter caído sob a influência do Vaticano.

O “Times” escreve que o Vaticano, desagradado com a posição demasiado liberal de Prodi nas questões dos direitos dos homossexuais e na questão do aborto, poderia ter convencido o ex-ministro da Justiça, Clemente Mastella, a retirar o apoio do seu pequeno partido “União dos Democratas pela Europa” à coligação de centro-esquerda, da qual resultou a queda do Governo italiano, colocado em minoria.

Anteriormente, já a imprensa italiana referira que o Vaticano tentava interv…

Más notícias para a União Europeia IV

Ainda a propósito das presidenciais sérvias e a ascensão dos ultranacionalistas: apenas 10% dos jovens votou na primeira volta. Esta é a geração dos jovens que dificilmente encontrarão emprego, e em que os que o conseguem encontrar dificilmente ganharão mais de 200 Euros por mês, e que se terão que resignar a seguir a sua vida adulta vivendo num anexo improvisado na casa dos pais. Sad, but true.

Itália - Demissão de Prodi

Imagem
Após vinte meses de Governo, o primeiro-ministro italiano, Romano Prodi, apresentou esta noite a sua demissão, pouco depois de o Senado ter chumbado uma moção de confiança.

Itália - Senado urbano

Imagem
Cusumano desmaia após ser agredido, no Senado italiano. (Foto: AP / A. TARANTINO )
Foi com cuspidelas e epítetos de «vendido, cornudo e pedaço de merda» que um dos três senadores do partido UDEUR, Nuccio Cusumano, foi brindado por um colega da mesma formação política, ao anunciar o voto favorável em Romano Prodi.

A Cooperativa Devir (Crónica)

Imagem
A Cooperativa Devir estava domiciliada ao fundo da Rua Duque de Loulé, do lado direito de quem desce, perto do Marquês de Pombal. A livraria era a razão visível da actividade do que foi uma escola de quadros políticos de esquerda, com predominância do PCP.

Tal como a Livrelco, em Entrecampos, para o MRPP, uma livraria numa das Avenidas Novas, para o PS, e a SEDES, para os desiludidos da primavera marcelista, a Devir era o instrumento de reflexão e aprendizagem política dos seus associados. Por isso, juntava ao comércio livreiro as conferências semanais a cargo de alguns dos mais respeitados intelectuais da época.

Mais de um ano depois do meu regresso da Guerra Colonial fez-me sócio o Jorge, da Damaia, que chegou primeiro. Havia companheiros do Cineclube Imagem, habituais nas manifestações contra a Guerra Colonial e vítimas das cargas policiais, e muitos outros que mantinham activa a Cooperativa e encorajavam quem não acreditava na eternidade da ditadura. A Devir era, aliás, um centro d…

O Novo Aeroporto de Lisboa

Fiquei chocado com a pirueta do Governo relativamente à localização do novo aeroporto de Lisboa em Alcochete em detrimento da Ota.

1) Nota-se uma atitude titubeante e indecisa quanto à localização desse aeroporto, e surgem suspeitas de cedência aos grupos de pressão que se escondem por trás do estudo da CIP. Dessa mácula nunca se livrará o Governo Sócrates.

2) A localização em Alcochete não irá servir os objectivos de uma correcta política de ordenamento do território, não servindo eficientemente a região centro do país, e acentuando a bipolarização do território nacional.

3) O impacte ambiental e urbanístico será terrível. A localização do aeroporto em Alcochete irá provocar inevitavelmente a expansão da zona metropolitana de Lisboa nessa direcção, região ainda esparsamente humanizada, e de crucial importância para o equilíbrio ambiental do vale do Tejo. Penso que só uma pessoa muito ingénua poderá pensar que, após a implantação do aeroporto, do TGV, da plataforma logígtica, etc., não s…

Más notícias para a União Europeia III

Ainda a propósito do post scriptum do meu post anterior. A Rússia vai controlar o gás e o petróleo e respectivas infraestruturas na Sérvia. A Gazprom está em negociações idênticas na Bulgaria, e a lançar as suas redes sobre a Albânia.

A UE que fique avisada: se hesitar muito na integração política e económica dos Balcãs Ocidentais, a Rússia não se fará rogada. O que acentuará a debilidade geostratégica da Europa face à Rússia.


Más notícias para a União Europeia II

Quanto à elevada votação dos ultranacionalistas na Sérvia, sem dúvida que a secessão do Kosovo como corolário da intervenção da NATO é um factor que a explica. No entanto, há outros factores que jogam a favor dos ultranacionalistas (cujo líder, Vojslav Seselj, se encontra detido preventivamente em Haia, acusado de genocídio e da liderança de paramilitares que estiveram em particular, envolvidos no massacre de Srbrenica).

1) A Sérvia e os Sérvios atravessam um momento de suprema humilhação nacional. A Sérvia perdeu todas as guerras que travou nos anos 90, directa ou indirectamente, contra os seus vizinhos com o objectivo de assegurar a sua posição de hegemonia nos Balcãs. Perdeu a guerra dos 10 dias contra a Eslovénia, a guerra da Bósnia, a guerra contra a Croácia, e finalmente a intervenção da NATO no Kosovo. O país viveu durante mais de dez anos em economia de guerra, isolado, embargado e sob o autoritarismo de Milosevic. Após a intervenção/agressão da NATO, parte significativa da inf…

Espaço dos leitores

Imagem
Paul Gauguin

Percurso de um pastor evangelista

Imagem
Fonte: DN, hoje.

Momento de poesia

Imagem
Vaidade

Quando eu me resolver
A morrer
Faço questão
De ir para a cova,
De jaquetão
E de gravata nova.

Lencinho branco ao peito,
Posto com jeito.
Camisa bem engomada,
Sapato preto, a luzir,
Barba feita, escanhoada…
Que elegante que eu hei-de ir!

A enfeitar a carreta,
Que predomine o cravo e a violeta,
Em raminhos pequenos.
E flores artificiais,
Que cheiram menos,
Mas duram muito mais… Armando Moradas Ferreira

Madeira - líder vitalício

Imagem
O Partido Nova Democracia mandou afixar cinquenta cartazes no Funchal, denunciando a postura de "padrinho" do presidente do governo madeirense, Alberto João Jardim, e para os elevados custos dos portos da região.

COIMBRA - INFORMAÇÃO

Nos próximos dias 1 e 2 de Fevereiro irá decorrer, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Coimbra, o Colóquio “ D. Carlos e o Regicídio”, promovida pela Associação Cultural ALTERNATIVA, recentemente criada na cidade de Coimbra. O programa desse evento cultural é o seguinte:

Dia 1 de Fevereiro
15h00: Intervenção do Exmº Senhor Presidente da Câmara de Coimbra;
15h30: Pignatelli Queirós, “O regicídio, auge de uma conspiração”;
16h15: Amadeu Carvalho Homem, “D. Carlos e o Grupo dos Vencidos da Vida”;
17h00: Período de debate.

Dia 2 de Fevereiro
10h15: Fernando Fava, “O regicídio visto pelos republicanos;
11h00: Miguel Santos, “Regicídio e violência no discurso anti-republicano”;
11h45: Período de debate.
15h00: Isabel Vargues, “A morte violenta de reis, estadistas e presidentes”;
15h45: Noémia Malva Novais, “O regicídio: um dia depois”;
16h30: António Reis, “O regicídio atrasou ou activou a revolução republicana?”

No dia 1 de Fevereiro de 2008 cumprem-se exactamente cem anos sobre o assassínio do rei D…

Cuba - Excesso de civismo

Momento de poesia

Imagem
Tortura

A todos aqueles que heroicamente
suportaram os horrores da PIDE

Não! Não me apontem ao peito
as lanças do medo!
Prefiro morrer no lodo de uma sarjeta
do que esfaquear a esperança
que me alimenta a fome de viver!

Se for preciso
para calar a dor
eu grito ...
Se for preciso
vazar-me de raiva
eu volto a gritar...
Mas em caso algum
sairei do meu espaço
para viver na cloaca
do vosso subterrâneo!

Não me façam esperar as noites de espanto
que eu não falo ...
Não ladrem raivosos os latidos do medo
que eu não digo ...
Não dancem à minha volta de punhos soltos,
nem fiquem parados a olhar
a sombra da minha estátua de carne viva
que eu não sinto os chocalhos do vosso riso!...

Estou de pé do lado de lá
(as grades da prisão não amarram o meu sonho
nem as vossas garras seguram o meu querer)
na companhia dorida de companheiros distantes
que esperam de mim a boca muda do silêncio
e a força tenaz que um dia vos vencerá ...

Já não tenho carne nem ossos para moer,
nem sangue para verter ...
Agora, sou o granito duro e firme do vo…

Más notícias para a União Europeia

Imagem
Sérvia: ultranacionalista vence eleições
Ainda que não tenha conseguido os 50% dos votos para vencer as eleições logo na primeira volta, Tomislav Nikolic ficou à frente de todos os outros candidatos nas presidenciais deste domingo, tendo obtido 39,5%.

Comentário: A tibieza da União Europeia e a vontade imperial dos EUA criaram condições para novas aventuras independentistas no seio da Europa, com ultranacionalistas a chegarem ao poder.

Terrorismo islâmico

Imagem
O desmantelamento de uma célula de presumíveis terroristas islâmicos em Barcelona é uma boa notícia mas aumenta a perplexidade perante a capacidade e determinação dos suicidas islâmicos. Sábado, o jornal El Pais noticiou que Portugal, França, Reino Unido e Espanha foram alertados pela secreta espanhola para riscos de atentados durante o périplo europeu do presidente Musharraf, do Paquistão, iniciado em Bruxelas.

O respeito pelos islamitas inocentes e por muitos outros que o terror religioso impede de abjurar, obriga ao comedimento de quem sabe que é fácil atear ódios, despertar emoções racistas e incitar à xenofobia. É, pois, inaceitável que ao terror islâmico se replique com a suspensão do Estado de direito ou o aligeiramento das normas democráticas.

A Europa está, neste caso do terrorismo religioso, a responder de forma irrepreensível e é bom recordar que o que os árabes (maioritariamente muçulmanos) mais apreciam na Europa é a liberdade religiosa. Mas não se pode desprezar o conteúd…

O Cavaleiro branco contra a ASAE...

Imagem
Ponte Europa/Pitecos - Zédalmeida

Companhia de Jesus

Imagem
O espanhol Adolfo Nicolás, 71 anos, foi eleito novo superior da Companhia de Jesus, sucedendo ao holandês Peter-Hans Kolvenbach, que renunciou ao cargo que ocupou durante 24 anos.

Crónica

Imagem
Nadir Afonso (bordel) A Libaninha do Poço do Gado
Novos cadernos da colecção “O Fio da Memória. Ed. CMG

Xiitas em Kerbala

Imagem
Se a existência de Deus dependesse do número de crentes e a sua bondade das tropelias de que estes são capazes, certamente que o dos xiitas era bem credível e bondoso.

Ontem, 2,5 milhões de peregrinos imbuídos de uma fé avassaladora rumaram a Kerbala. Vê-los através da televisão a flagelarem-se, ver o sangue a brotar dos corpos chicoteados pelos próprios, crianças que já rasgavam a pele para agradar a Deus, senti um imenso dó das vítimas da fé e uma raiva ainda maior dos clérigos que pregam, estimulam e aplaudem estes actos de demência.

Pobres xiitas, com a pele rasgada, a derramarem sangue para consolo do mito tenebroso que os padres inventaram. E acreditam que no Paraíso um Deus raivoso se rebola de gozo perante o sofrimento inútil e a humilhação gratuita.

Olha se quisesse!!!!

Imagem
Presidente já disse que não quer agarrar-se ao poder
Fidel Castro será um dos 614 deputados eleitos nas legislativas de amanhã em Cuba.

A insustentável leveza do cheque

Imagem
A Bragaparques financiou a campanha do PSD em Lisboa, em 2005, embora a quantia apurada (20 mil euros) esteja longe do que seria expectável tendo em conta os volumes em jogo nas permutas de terrenos (parque Mayer-Feira Popular), refere o semanário Sol este sábado referindo tratar-se um financiamento «suspeito».

O Papa e a Universidade La Sapienza. Opinião de um leitor

Imagem
Se algum dia a Igreja - vamos falar deste torrão pátrio - tivesse tido a humildade ou a ousadia de convidar, p. exº, o escritor Luiz Pacheco, para uma prédica dominical, nos dos seus múltiplos templos, então teríamos retirado grandes pedregulhos do muro da intolerância...

Laicidade não significa recusar ouvir quem quer que seja. Significa ouvir todos, sem privilégios (de qualquer natureza). Laicidade é sinónimo de equidade e universalidade.Bento XVI teria estado na Universidade La Sapienza, porque o reitor resolveu conceder-lhe esse especial privilégio (sem ouvir o corpo docente). Mas nada de especial habilitava o académico Ratzinger para falar sobre a Ciência, tema escolhido para a abertura do ano escolar nessa Universidade romana. Pelo contrário, as suas concepções sobre Ciência, á luz dos actuais conhecimentos, são pouco recomendáveis.

A frase invocada pelos académicos, para o declarar "personna non grata", pode ser inserida em milhares de contextos (como já vi escrito), ma…

Citação

Imagem
«A mulher não tem o direito de escolher. Ela foi criada por Deus para acolher a vida»
[Nicolas de Jesus Lopez Rodriguez, cardeal.arcebispo de Santo Domingo (República dominicana), a respeito do aborto].

Alterações à lei eleitoral das autarquias

No final da votação, Manuel Alegre explicou aos jornalistas que considera que «esta lei, ao exigir, para uma moção de rejeição, três quintos da assembleia municipal, põe em causa o princípio da proporcionalidade».

Comentário: Qual é a lógica de se manterem Câmaras com o apoio de 40% dos deputados municipais quando o Governo precisa de maioria absoluta?

Neste ponto concordo com Manuel Alegre. Quanto à participação dos presidentes da Junta no orçamento estou em desacordo, acompanhando aí o sentido do voto do PS e do PSD.

Ordem dos Médicos - Bastonário reeleito

Imagem
O projecto de revisão do código deontológico dos clínicos está pronto e será debatido no primeiro trimestre deste ano, adiantou Pedro Nunes, que ontem foi reeleito bastonário da Ordem do Médicos (OM) com uma vantagem de cerca de 1700 votos relativamente ao adversário, o neurologista portuense Miguel Leão. (Público).

O bastonário acrescentou que o código deontológico revisto provavelmente não "agradará" ao ministro da Saúde.

Comentário: O código não tem que agradar ao ministro, tem apenas que respeitar as leis.

Açores - Outro Alberto João? - NÃO

O líder do PS/Açores afirmou hoje que a reunião com José Sócrates permitiu uma aproximação do PS à proposta de Estatuto Político-Administrativo dos Açores, mas adiou até final da semana uma decisão sobre a sua recandidatura.

Comentário:O aumento de poderes autonómicos, que ultrapassaram já o razoável, só com referendo. Pela minha parte estou disposto a punir pelo voto os partidos que aumentarem os poderes dos sátrapas regionais dos Açores e Madeira.

BCP - A reforma do Millennium

Imagem
Ganhou indemnização à cabeça de 10 milhões de euros para deixar grupo
O ex-presidente da Comissão Executiva (CEO) do Banco Comercial Português (BCP), Paulo Teixeira Pinto, saiu há cinco meses do grupo com uma indemnização de 10 milhões de euros e com o compromisso de receber até final de vida uma pensão anual equivalente a 500 mil euros, diz o jornal «Público».