Mensagens

A mostrar mensagens de Outubro, 2009

O regresso do lince ibérico...

Imagem
Há alguns anos atrás existiam cartazes por todo o País no sentido de salvar o lince ibérico que julgávamos, ainda, sobreviver na Serra da Malcata.

Hoje, a tentativa será mediada pelo Instituto da Conservação da Natureza e Biodiversidade, através da “importação” de exemplares provenientes da Andaluzia onde, também se tem lutado para “salvar o lince”.
O grande pólo de recuperação em Espanha, neste momento, também em regime de cativeiro, mas perspectivado para, em segurança, regressar ao habitat natural tem sido o Parque de Doñana, entre Huelva e Matalascañas, junto ao histórico pueblo de Rocio.

As reproduções (em cativeiro) obtidas constituem um êxito biológico para uma espécie em vias de extinção, que mereceu fortes resistências das autoridades ambientais espanholas. Só o êxito da medida fez "esquecer" os embargos...
Todavia, devemos estar conscientes de que é uma etapa transitória. A grande aposta, a vitória sobre a ameaça de extinção do lince, continua e continuará a ser a li…

Notas Soltas - Outubro/2009

Relações institucionais – O mês começou com uma audiência do PR a Sócrates após o violento e insólito ataque do primeiro ao partido de que o segundo é o secretário-geral.

PR – O DN noticiou que tinha substituído, há quatro meses, o responsável pela informática, nomeado por Jorge Sampaio, por um destacado perito, José Luís Seruya, licenciado em Teologia pelo Instituto de Estudos Eclesiásticos, que servira o Governo de Durão Barroso.

Irlanda – A expressiva vitória do sim dá novo fôlego à União Europeia, motivo de regozijo para todos os que se revêem no desafio colectivo de que depende o nosso futuro comum.

República – Os ataques da ditadura salazarista ao 5 de Outubro e a um dos mais destacados republicanos, Afonso Costa, permitem que os nostálgicos ainda sonhem com um regime em que o poder é vitalício e se transmite por herança.

Islamismo – Se a União Europeia deixa erigir mesquitas no seu espaço – como deve –, tem a obrigação de exigir reciprocidade aos países islâmicos para a construção …

Dia das bruxas

Imagem
Vaticano diz que Dia das Bruxas é 'perigoso' e faz duras críticas à data

Comentário: Está garantido o sucesso desta comemoração sem tradições nacionais.

CORRUPÇÃO: a gestão do risco, a prevenção, a repressão ou a impunidade...?

Imagem
Quando ouvimos falar de mais um caso de corrupção somos impelidos a defender e a pugnar que o Estado tem de tomar as rédeas da prevenção e gestão do risco desta calamidade.
Que cada vez é mais se evidencia como um insanável e endémico crime público.
Em termos de contágio mais virulento do que a "gripe A"...

O País que tem sido regularmente surpreendido pela divulgação de investigações policiais sobre o tema CORRUPÇÃO. Ontem foi confrontado como mais um caso
com o nome de código “Face Oculta”, que colocam sob investigação altas figuras financeiras e empresariais do País.

Sobre este novo caso, o PGR, Pinto Monteiro, disse, esta semana,:
“A procuradoria-geral da República foi informada da operação e estas são diligências necessárias num processo que está em investigação há um ano. As empresas não são necessariamente arguidas e este é um caso complexo, cuja base é a corrupção”.

O MP e a PJ parecem ter aprendido a resguardar o teor das investigações, mas mesmo assim o "festival&…

Negócios da fé

O Papa Bento 16 encontrar-se-á com o chefe da Igreja Anglicana, o arcebispo de Canterbury, Rowan Williams, no dia 21 de Novembro, no Vaticano.

Canonização de Nun'Álvares

Imagem
In «O Santo Condestável» Tomás da Fonseca - Ed. Antígona

Contra a lei da blasfémia

A Agência AsiaNews lançou uma campanha de sensibilização para que a lei sobre a blasfémia no Paquistão seja abolida. A agência, que pertence ao Pontifício Instituto das Missões Exteriores (PIME), recorda que, desde 2001, pelo menos 50 cristãos morreram em conseqüência dessa lei.A lei sobre a blasfémia pune com a prisão perpétua ou com a pena de morte quem profana o Corão ou ofende o Profeta Maomé. Basta a acusação de uma única pessoa para ser detido ou assassinado. “Trata-se de uma norma aberrante, que propicia a discriminação, que ‘legaliza’ violências contra as minorias religiosas e cujos responsáveis permanecem na maioria das vezes impunes, graças à conivência da polícia e dos funcionários do governo” – explica a Agência.Comentário: Ninguém nega a inquidade da lei. Estranha-se apenas que a Igreja católica não lute contra a mesma lei em Portugal, embora sem a severidade islâmica e de difícil aplicação devido à liberdade de expressão.

CRISES (2): viver bem para viver melhor ?

Imagem
Na realidade "Viver Bem" será, também, controlar o consumismo desenfreado que levou grande parte da população a integrar na sua vivência muito do que era (ou é) supérfluo.

Não é uma "medalha de honra" contabilizar índices de desenvolvimento pelo número de telemóveis por habitante...

A actual crise económico e financeira terá diversas saídas -uma delas serão as restrições ao crédito para o consumo - o que podendo retirar-nos "alguns confortos" poderá ter a contrapartida de nos fazer viver bem. Isto é, ser capaz de separar o essencial do acessório, nunca prescindindo de uma justa redistribuição da riqueza.

A crise mostrou a "ganância" e a falta de escrúpulos dos círculos financeiros mas, por outro lado, um infindável apetite pelo consumismo. Viver bem será, portanto, viver com a capacidade de satisfazer as necessidades essenciais, primárias e fundamentais tais como a saúde, a educação e, porque não, o progresso tecnológico.
Será também aspirar ao con…

CRISES: sobreviver, viver melhor ou bem…?

Imagem
O mundo vive, hoje, sitiado por “crises”…

Temos à perna a crise financeira, económica, social, política, climática, alimentar, etc.
Mas no fim deste longo ciclo podemos acrescentar as crises dos modelos civilizacionais da vida de que o fanatismo e o terror são partes integrantes…
E, se calhar, uma crise epistemológica!
Todavia, os políticos, mais por questões filológicas do que por rigor, preferem-lhe chamar uma crise de segurança…

Hoje falamos e defendemos os Direitos Humanos, mas já não é tão exótico falar, p. exº., dos Direitos da Natureza…

Hoje depois da correria desenfreada do neoliberalismo surge de novo o paradigma do Bem-estar. Assumindo conceitos como complementaridade, reciprocidade, solidariedade e uma cultura de vida comunitária, frente ao capitalismo individualista, predador de virtudes e alfobre de defeitos.

O socialismo, que devia existir como contraponto a estas “crises”, embora incontestavelmente mais empenhado em modificar as condições de vida económico e sociais, na área …

Par Toutatis. Merci

Imagem
Astérix e Obelix: 50 anos, por Toutatis!

Saramago, a fé e a liberdade

Imagem
A sacralização das crenças é uma forma de totalitarismo que serve de pretexto para amordaçar convicções diferentes e impor a lei do mais forte. Nos países onde funciona a democracia há quem tente os constrangimentos sociais para limitar a liberdade.

A recente polémica em torno do último livro de José Saramago deve fazer-nos reflectir sobre a fé e a liberdade. Que a um crente seja proibido interrogar-se sobre a crença que abraçou é um direito da sua Igreja, mas cabe ao Estado laico garantir-lhe a liberdade de mudar ou, simplesmente, de a abandonar. É aqui que reside a diferença entre teocracias e democracias. A apostasia, crime gravíssimo nos estados confessionais, é um direito inalienável nos estados laicos.

Qualquer livro sagrado é considerado como tal por alguns e, seguramente, desprezado por outros, assistindo a todos o mesmo direito. Se não se contestassem as crenças ainda hoje o Sol continuaria a girar à volta da Terra. Se não pudéssemos discutir a Tora, a Bíblia ou o Corão com que…

Sócrates apresenta lista de secretários de Estado

Apesar de saber que é uma fraude

Citação

«Como "autoridade moral" o dr. Cavaco acabou. Desapareceu no funil por ele próprio construído» - Baptista-Bastos, hoje, no DN.

Coimbra tem memória

Imagens do fascismo (5)

Imagem

Imagens do fascismo (4)

Imagem

Imagens do fascismo (3)

Imagem

Imagens do fascismo (2)

Imagem

Imagens do fascismo (1)

Imagem

Igreja da Cientologia condenada

Imagem
O Tribunal de Paris condenou hoje a Igreja da Cientologia em França pelo crime organizado de fraude, mas a decisão não impede a Igreja de exercer a sua actividade no país, desde que tal não implique a prática de ilegalidades.
(...)
A justiça acusava as estruturas francesas da Cientologia e seis dos seus membros de ter retirado dezenas de milhar de euros a quatro idosos, seus fiéis, aproveitando-se da sua idade avançada pra lhes extorquir avultadas quantias.

Pergunta: Este crime é exclusivo desta Igreja?

Cavaco, Sócrates e o XVIII Governo Constitucional

Imagem

Abel, Caim, Deus, Saramago e a Justiça

Saramago nunca entendeu a história de Abel e Caim.
Relembremos que Caim, movido pela inveja e pela maldade, assassinou o seu irmão, Abel. Perante isso, Deus não deu um "castigo radical" ao criminoso, como Saramago entenderia correcto (Diário de Notícias, 25.10.09).
Antes lhe impôs uma pena de "degredo", deixando ao malvado o caminho do remorso e da memória cruel, longa e fria.

Saramago tem um problema com esta história, com esta parábola, com este texto. Certamente que se Deus fosse José Staline ou Talião, o sentido de justiça seria mais cru, mais prático e menos magnânimo.

Pessoalmente acho que a parábola de Abel e Caim é um texto belo na sua mensagem. Mesmo perante o mais cruel assassinato, devemos manter a temperança, a prudência e ser suaves no castigo.
Ou, por outra, o maior castigo que se pode dar a um fratricida é uma vida longa.

Como português e jurista, orgulhoso de termos abolido a pena de morte em 1867 - um dos primeiros países do mundo! - só posso rever-me …

Um Presidente refém

Do discurso de Cavaco Silva na tomada de posse do Governo:
«...tenho mantido, ao longo do meu mandato, uma rigorosa imparcialidade perante as diversas forças políticas... sou e serei o Presidente de Portugal inteiro...» «...não me movo por cálculos políticos.... não são os cargos que definem a nossa personalidade, mas aquilo que somos em tudo aquilo que fazemos».
É triste. É triste vermos um Presidente da República refém de trapalhadas completamente absurdas (e que num país com costumes menos brandos lhe teriam valido um impeachment), ter de se humilhar para se justificar repetidamente perante os cidadãos, a lembrar-lhes que é imparcial e a explicar-lhes que não se move por jogadas políticas e que, enfim, lá no fundo é um homem honesto.
É, de facto, muito triste.

Momento de poesia

Imagem
Dissertação sobre as dissonâncias…


Deitas-te a meu lado

e eu não sei por que lado

devo começar

trazes nos cabelos

todos os caprichos

que aprendeste com o vento

e com a lua

no tempo em que eu

aprendi a percorrer

todos os teus caminhos

e agora pedes-me

para tudo recomeçar

como se a vida

nunca tivesse sido

o tempo de lentamente envelhecer.

Alexandre de Castro

Estranha forma de evangelização

Imagem

Finalmente o bom senso

O Presidente da República, que deu posse esta segunda-feira ao XVIII Governo Constitucional, prometeu que irá sempre ser «um referencial de estabilidade», uma vez que conhece «as dificuldades que tem de enfrentar um Governo minoritário e as dificuldades que um Presidente da República pode colocar a um Governo dessa natureza».

A ortodoxia já não é o que era

O padre católico Alessandro Santoro, que comanda a igreja de Piagge, um bairro de Florença, tomou uma decisão polêmica no domingo (25) e que está tendo grande repercussão na Itália, país onde 90% dos habitantes são católicos.

Ele celebrou o casamento de Fortunato Talotta, de 56 anos, com Sandra Alvino, um transexual de 64 anos.

Reflexão pia...

Reflexão in Que Treta!:«1 - Jesus morreu crucificado para nos salvar
2 - Os romanos crucificaram Jesus
3 - Os Romanos salvaram-nos».

Ferreira Leite tenta convencer Rangel

Imagem
A líder do PSD encontrou-se com Paulo Rangel antes do Conselho Nacional onde anunciou a antecipação das eleições internas. O eurodeputado foi informado sobre termos da intervenção da líder e preservou a sua posição faltando à reunião.

Lisboa - 1 Padres - 0

Imagem
Nota: Recupero esta notícia para mostrar o que valeram os padres a Santana Lopes.

O princípio de uma nova tragédia?

Imagem
A "Esplanada das Mesquitas", ou o "Monte do Templo", são locais sagrados dos muçulmanos e dos judeus, em Jerusalém.
Esta área de 14 hectares no centro da Cidade Velha de Jerusalém, no sector árabe, faz parte de uma zona anexada por Israel em 1967.
Tem sido o fermento de constantes conflitos israelo-palestinos.

O rabino Yosef Shalom Elyashiv, um dos mais respeitados peritos na Tora em Israel, declarou que o perigo de criar tensões e derramamento de sangue são mais uma razão para que os judeus não visitem a Esplanada das Mesquitas.
Esta declaração é feita a 8 Out 2009.
A 25 Out 2009 (hoje) forças militares e policiais israelitas intervêm neste local por supostos incidentes entre palestinos muçulmanos...

Depois dos "novos" colonatos na Cisjordânia, mais uma outra provocação para o Mundo e a desautorização de Obama...que, neste preciso momento, se confronta com o problema nuclear iraniano.