Antes das 11 horas da manhã, uma numerosa comitiva de polícias, militares da GNR, e alguns outros do Exército, tomaram posições em frente à Igreja de Santa Cruz. Bem ataviados esperavam a hora de deixarem a posição de pé e mergulharem de joelhos no interior do templo do mosteiro beneditino cuja reconstrução e redecoração por D. Manuel lhe deu uma incomparável beleza. Não era a beleza arquitetónica que os movia, era a organização preparada de um golpe de fé definido pelo calendário litúrgico da Igreja católica e decidido pelas hierarquias policiais e castrenses. Não foi uma homenagem a Marte que já foi o deus da guerra, foi um ato pio ao deus católico que também aprecia a exibição de uniformes e a devoção policial. No salazarismo, durante a guerra colonial, quando as pátrias dos outros eram também nossas, não havia batalhão que não levasse padre. Podia lá morrer-se sem um último sacramento!? Éramos o país onde os alimentos podiam chegar estragados, mas a alma teria de seguir lim...
Comentários
É um resultado que, em minha opinião, deriva, de uma exploração oportunista do medo, promovido pelos ultraconservadores (Partido Democrático do Centro e União Democrática Federal).
Sendo a Suiça um País com forte influencia francófona é previsível supor que um proximo referendo se aproxima: o da proibição das burkas...
Entretanto, suponho eu, que os cruxifixos continuam (e continuarão) "plantados" em lugares públicos (escolas, etc)...
Equidade e Liberdade, precisa-se!
Agora, a Suiça está a tremer que nem um simples queijinho fresco e não estamos no Ramadão..
É mesmo para esquecer…
Eu por mim também não gostaria de ver Coimbra eriçada de minaretes - bem bastam a torre do Forum e a da igreja de Montes Claros para desfear a cidade - e duvido que o PDM permita a sua construção.
Serei um perigoso extremista de direita?
Serei um estúpido que fácilmente se deixa convencer por discursos islamofóbicos?
Ou serei alguém atento ao que se passa pelo mundo e que começa a ter medo do que esses seguidores de Mafona têm reservado para os que não pensam como eles?
Sou intolerante? Pois então que seja, estou no meu direito.