Antes das 11 horas da manhã, uma numerosa comitiva de polícias, militares da GNR, e alguns outros do Exército, tomaram posições em frente à Igreja de Santa Cruz. Bem ataviados esperavam a hora de deixarem a posição de pé e mergulharem de joelhos no interior do templo do mosteiro beneditino cuja reconstrução e redecoração por D. Manuel lhe deu uma incomparável beleza. Não era a beleza arquitetónica que os movia, era a organização preparada de um golpe de fé definido pelo calendário litúrgico da Igreja católica e decidido pelas hierarquias policiais e castrenses. Não foi uma homenagem a Marte que já foi o deus da guerra, foi um ato pio ao deus católico que também aprecia a exibição de uniformes e a devoção policial. No salazarismo, durante a guerra colonial, quando as pátrias dos outros eram também nossas, não havia batalhão que não levasse padre. Podia lá morrer-se sem um último sacramento!? Éramos o país onde os alimentos podiam chegar estragados, mas a alma teria de seguir lim...
Comentários
A explicação quanto a mim em relação as três finais eurpeias (talvez esteja a falar do FCP era Mourinho?,não?) é devido a uma exelente gestão por parte de Pinto de Costa (gere como ninguém e é exigênte com os sua equipa de futebol, porque lhes dá condições para serem os melhores), uma personalidade ganhora... a de Mourinho, atletas altamente motivados e uma região aguerrida e bairrista! A Selecção? para além de termos um seleccionador campeão, também pago a peso de ouro, tivemos atletas competentes, com prémios de jogo altissimos, motivados e "pressionados" por jogarem em casa e sem falar num país que por patriotísmo vestiu sem dúvida a 12ª camisola! (pena que não sejamos sempre assim!, mas isso são outras contas)
Um aplauso para a carreira do Benfica... rumo á vitória final e da nossa Briosa que fez um verdeiro print final para a manutenção na 1ª Liga... agora só falta capital ecónomico... para chegarmos novamente a Campeões!