COMBATER O NAZISMO É MISSÃO DOS DEMOCRATAS.

Por Onofre Varela

Leio no jornal Público de hoje (dia 30 de Junho / 2025) um artigo de Paulo Pisco, ex-deputado do PS, que me parece merecer a atenção de todos os amantes da Liberdade e da Democracia (está na pág. 9).
No seu texto, com o título "Os neonazis e a ameaça à democracia", o autor alerta para a violência da extrema-direita-nazi, aludindo às acções de crime e ódio protagonizadas por nazis no dia 10 de Junho na baixa lisboeta.
Ignorância, maldade e falta de vergonha, estarão na base de tais atitudes criminosas desenvolvidas por jovens neonazis que não fazem ideia do que é a história da ideologia que defendem.
Banalizar estes movimentos extremistas é tão criminoso como promovê-los. Tais movimentos não podem ser banalizados... como actores de acções criminosas, que são, devem ser reprimidos, destruídos e os seus autores levados a juízo.
O partido de extrema-direita com assento parlamentar, terá responsabilidades ideológicas em tais movimentos antidemocráticos, bárbaros e desumanos. O seu discurso ultranacionalista e anti-imigração é um rastilho sempre aceso, a alimentar distúrbios sociais e agressões.
Para Portugal ser um país decente... tais movimentos não deviam ter direito a existir (mas isto já sou eu quem o diz... não são palavras do autor de tão excelente artigo, cuja leitura recomendo).

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Coimbra - Igreja de Santa Cruz, 11-04-2017

HUMOR – Frases de AMÉRICO TOMÁS, um troglodita que julgávamos não ter rival