Espoliados dos «Certificados de Aforro» uni-vos…

Anda aí uma grande gritaria por causa da taxa remuneratória dos certificados de Aforro. Os adversários de António Costa no PS, o PR e o alter ego Marques Mendes, os partidos da direita e os de esquerda não se conformam com o facto de o Governo ter substituído a série E (0/3,5% ilíquidos) pela série F (0/2,5% ilíquidos).

Qualquer demagogo pode pedir ‘esforçozinho’ aos Bancos para remunerarem melhor os depósitos, não lhe faltará a pungência de um Marques Mendes a dizer contristado que as pessoas ficam com impressão de que a redução transmite «imagem de subserviência aos bancos», o que o demagogo lamenta, como se gostasse do Governo.

Os «Certificados de Aforro» funcionam como depósitos à ordem depois de imobilizados durante um trimestre. São financiamento do Estado que qualquer pessoa maior de idade pode subscrever até ao limite máximo fixado, com reembolso garantido.

A Dr.ª Ana Gomes, oriunda da madraça do MRPP, há muito estacionada no PS, entende que o Governo do seu partido «arrasa a classe média» ao baixar os juros que paga pelos empréstimos que contrai. Deixemos o uso do verbo arrasar para sinónimo obrigatório da luta política contra o Governo de António Costa, diariamente ‘arrasado’ por M. – O PR.  

O que está em causa é a descida da remuneração máxima líquida de 2,52% da série que terminou para 1,95% da que ora está à venda, mantendo-se a taxa mínima de 0%, e a referência à taxa Euribor, alheia ao Estado português, a que estão indexadas as séries referidas.

Podendo o Governo financiar-se a juros menores, é o caso, que legitimidade lhe assiste para remunerar com os impostos de todos os depósitos de alguns?

Peça-se o aumento do imposto sobre lucros dos Bancos, não obriguem o Estado a pagar mais do que precisa. Não é racional nem ético.

Apostila – A remuneração líquida dos CF calcula-se deduzindo 28% de imposto ao juro ilíquido de qualquer depósito.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides