Perigosos são os cavaquistas

Um membro da Comissão de Honra de Cavaco Silva


Divirto-me com a linguagem desbragada de Vasco Graça Moura (VGM). Por isso, aturo-lhe os desmandos, as contradições e as diatribes. Suporto-lhe a catilinária.

VGM é um homem culto e inteligente, um poeta interessante e um prosador dotado. Não se lhe pode exigir bom senso, discernimento político e continência verbal, qualidades que seriam excessivas para o fogoso plumitivo. Quem não compreendeu as razões da derrota do PSD nas eleições legislativas de 1995 e 2005 pouco pode compreender de política.

Regozija-se com os conflitos sociais quando o PS é poder e amofina-se nos turnos do PSD. O sentido de Estado de quem foi ajudante de ministro e é eurodeputado devia preservá-lo da incoerência. Quanto à linguagem é uma questão de estilo e uma imagem de marca.

V.G.M. era o último almocreve do cavaquismo. Antigo ajudante de ministro foi a única luminária ao serviço do precário presidente do PSD, Durão Barroso, e seu solitário panegirista na ânsia de chegar a ministro. Mas com o mesmo desvelo com que cuidou do fugitivo de Bruxelas, já encomiava Santana para logo descobrir as virtudes de Marques Mendes.

Graças à experiência, veremos o plumitivo a incensar as qualidades que hão-de exornar todos os líderes vindouros do PSD e a execrar todos os do PS. Por ora regressou à vassalagem a Cavaco. Está na Comissão de honra e, nos artigos do Diário de Notícias, faz o panegírico entusiasta e patético de Cavaco Silva.

Os encómios não se estranham. O exagero é que leva ao ridículo.

Defensor da pena de morte, é uma referência exótica entre a população alfabetizada. Senhor do verbo, substituiu as obscenidades do arrieiro pelo léxico prolixo do erudito.

Seguramente não eurodeputa muito quem tanto tempo gasta a denegrir a Esquerda e a incensar o PSD.

Mas é uma voz divertida. E necessária. Oxalá não ensandeça mais. Para pior já basta assim.

Nota: Compare-se o que escreveu hoje, no Diário de Notícias, com o que aí escreveu em 27 de Julho p.p.:

«Cavaco Silva é o PR ideal para convocar novas eleições e correr com os socialistas do Governo, na primeira oportunidade». (Vasco Graça Moura)

Comentários

Anónimo disse…
Já expliquei uma vez, mas relembro : VGM tem uma dívida para com Cavaco a propósito de algo estranho que se passou na Expo-Sevilha, no início dos anos 90. Será sempre um eterno apoiante ... Que lhe faça bom proveito ( o que é óbvio que faz) ...
Anónimo disse…
vamos correr com o Sócrates e meter lá o MM. Viva CS!
el s (pc) disse…
Não se esqueçam de ler a "Divina Comédia" de VGM.
Anónimo disse…
Os tempos do Soares é que eram bons!
Comprava-se um carro por 500 contos, andava-se com ele 5 anos, faziam-se 70.000 km e, depois, vendia-se o carro por 900 contos!!!
Bons tempos, bons tempos, com a inflação a 32% e os juros bancários acima dos 40%.
Volta, Soares, a malta não te esquece. Nunca houve primeiro-ministro como tu!
(eheheheheheh)
Anónimo disse…
Blog Pulo do lobo tenta enganar leitores com contas erradas.
Veja aqui:
http://pulo-do-lobo.blogspot.com/2005/12/mitos-de-uma-infncia-anti-cavaco.html

e aqui

http://blogdelsniper.blogspot.com/2005/12/pulo-do-lobo-faz-as-suas-contas.html
Anónimo disse…
vamos ficar mesmo "encavacados"!
livrem-nos desse filme.

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides