CENTENÁRIO DA REPÚBLICA

Não podemos pensar na 1.ª República sem recordarmos a magnífica conferência proferida por Antero de Quental, em 27 de Maio de 1871, no Casino Lisbonense, em que sintetizou de forma lapidar as causas da decadência de Portugal (e também de Espanha):

1) A Contra-Reforma, herdeira do Concílio de Trento, dirigida pelos jesuítas;
2) A centralização política da monarquia absoluta, com a consequente perda das liberdades;
3) O sistema económico criado pelos descobrimentos, de pilhagens de guerra, que impedira o aparecimento de uma pequena burguesia.

Retomando e sistematizando teses de Alexandre Herculano, Antero abriu os horizontes para a interpretação do nosso crónico atraso e para o apuramento das responsabilidades históricas. O folheto publicado teve larga divulgação e enorme influência nas raras pessoas cultas da época e exerceu uma influência decisiva no historiador Oliveira Martins que, por sua vez, marcaria o início do último quartel do século XIX com a publicação da História da Civilização Ibérica e a História de Portugal, em 1879, e o Portugal Contemporâneo, em 1881.

Curiosamente, em Espanha e Portugal, onde jamais se fez sentir a Reforma, a Contra-reforma foi exuberante e atingiu níveis de violência e de perseguição política que só o efeito conjugado da Inquisição, da monarquia absoluta e do analfabetismo puderam lograr. Foi um pesadelo urdido pelo trono e o altar num país que o Vaticano tinha como protectorado e a família de Bragança como coutada.

Em Portugal, o triunfo da República, em 5 de Outubro de 1910, foi um furúnculo que rebentou. Das escassas tropas republicanas, cercadas na Rotunda, alguém disse: não podendo aguentar-se os sitiados, renderam-se os sitiantes. A alegria do povo de Lisboa sufragou a Revolução, tal como aconteceria no 25 de Abril, que iniciou a 2.ª República, depois de quarenta e oito anos de ditadura,

Não esqueçamos as velhacarias da ditadura de João Franco e a cumplicidade de D. Carlos que apoiou prisões arbitrárias, o fecho do Parlamento, o encerramento dos jornais, julgamentos sumários e deportações em massa de adversários políticos, monárquicos e republicanos, que o regicídio travou. A assinatura real na suspensão da Carta Constitucional instalou o terror e foi a causa da execução com que o autor expiaria o apoio à ditadura de João Franco.

Pode dizer-se da monarquia, parafraseando o Eça: «Não caiu porque não era um edifício, saiu com benzina porque era uma nódoa». E, caído o trono, estatelou-se o altar que o amparava.

A monarquia, que colocou Portugal no caos e na bancarrota, legou 75% de analfabetos, 80% de camponeses sem qualquer instrução ou assistência, uma crise financeira arrastada desde 1890, uma Igreja que cultivava a superstição e criaria Fátima e a desordem e o caos que iam da rua ao Paço.

A República suportou as conspirações monárquicas, as incursões de Paiva Couceiro e as cisões republicanas, numa réplica invertida das duas últimas décadas da monarquia. Sobreviveu à guerra de 1914/18, ao caos económico, à bancarrota, a Pimenta de Castro e a Sidónio Pais. Teve grandezas e misérias mas falta fazer justiça ao que Portugal lhe deve no centenário que se aproxima.
Ponte Europa/SORUMBÁTICO

Comentários

Anónimo disse…
Por que se elogia tanto a Reforma??
Os protestantes são outro mafiosos.
FPtrad disse…
Pois...

Mas há ainda tanto por fazer, tanta injustiça, tanta corrupção...
Pessoalmente, não me sinto com vontade de festejar o que quer que seja...
Stefano:

Eu não aprecio o Calvino e outros sinistros reformadores mas a Reforma permitiu destruir a verdade única.
Anónimo disse…
destruiu a "verdade única", mas entupiu de outras "verdades"...
No fundo,no fundo , católicos e protestantes são farinha do mesmo saco.
o aroma muda, mas a essência é a mesma.
Anónimo disse…
antes da Reforma, a Europa era divida entre católicos e ortodoxos. Ou seja, haviam 2 "verdades".
e antes de Lutero, surgiu Jan Huss.
Ele foi morto, mas suas idéias se espalharam pela Boêmia.

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides